RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quarta-feira, 1 de abril de 2020

"NESTA ALTURA TÃO ESTRANHA E DIFÍCIL FAÇO QUESTÃO DE AGRADECER A DISTINÇÃO

Mensagem do Dr. Vasco Pinho que apesar do momento difícil que o país atravessa, não deixa de agradecer a distinção de personalidade do ano nos prémios Futebol de Matosinhos 2019/2020.

Nesta altura tão estranha e difícil para todos nós, quaisquer prémios, por muito respeito que nos mereçam, passam naturalmente para segundo plano.

Porém, faço questão de uma forma singela e humilde de publicamente agradecer a distinção hoje divulgada, nos prémios MITCHFOOT FUTEBOL MATOSINHOS, cujo mentor é o caríssimo Mario Barbosa, e parabenizá-lo, por manter há já vários anos a entrega destes prémios no concelho de Matosinhos.

Sinceramente não sei se serei merecedor da honra de ser destacado novamente, num curto espaço de tempo, como personalidade do ano área do desporto, mas na verdade são já cerca de trinta anos em que tenho estado com boa parte da minha vida dedicada ao fenómeno desportivo em geral e ao concelho de Matosinhos em particular.

Dito isto, continuemos totalmente focados no que agora nos une a todos, a luta perante o flagelo do COVID 19!


Fonte da Foto: CMM


Diogo Bernardino

"OBRIGADO PELO PRÉMIO, MAS ACIMA DE TUDO PELAS PALAVRAS DE ELOGIO"

Mensagem do grupo Bebés do Mar Supporters que venceram o troféu Fair Play do ano para os prémios Futebol de Matosinhos 2019/2020.

Obrigado mais uma vez Mário Mitch. Obrigado pelo prémio, mas acima de tudo pelas palavras de elogio. Só um reparo, não foram só esses 4, mas sim uns 20 Pais. 

Angelo Vieira, Carla Fernandes, Marco Leandro, Sandra Silva, Manuel Oliveira, Carla Pires, Carlos Monteiro, Joana Silva, Silviabruno Martins, Nuno Ricardo Silva Fontes, Cátia Fontes, Sandra Cruz, Diana Cruz, Marina, Bruno Firmino, José Manuel Costa e Eduarda Peixe, estes foram os “fundadores” deste magnífico grupo. 

Ao qual este ano se juntarem quase outros tantos. Esperemos que este grupo continue, é que se possível aumente. Obrigado Mário.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

"O TROFÉU NÃO É O RECONHECIMENTO DO DOMINGOS TREINADOR, MAS SIM DE UMA EQUIPA TÉCNICA"

Mensagem de Domingos Barros treinador do Leça e vencedor do prémio Treinador do ano na época 2019/2020 para os prémios do Futebol de Matosinhos.

O meu Obrigado ao Sr. Mário Mitch, Diogo Bernardino, e à página Futebol de Matosinhos, pelo reconhecimento, um prémio atribuído, por uma página, de referência no nosso concelho! Perante dias difíceis para todos, sinto uma mistura de emoções, num momento de combate a um adversário terrível sem cara sem táctica e sem avançado, mas que domina e fere.

O troféu não é o reconhecimento do Domingos treinador, mas sim de uma equipa técnica (Milic Jovanovic, José Soares, Pedro Cerqueira e Pedro Daniel), homens cheios de paixão, ambição e competência, capazes de motivar e de fazer sonhar os magníficos atletas que orientamos, atletas esses que são os grandes causadores deste prémio, o grande mérito desta conquista é deles com uma caminhada épica e fantástica, para já só travada pelo monstro que nos apareceu à frente. Obrigado Craques.

A todos os jogadores que passaram por nós nestes quarto anos, sinto que todos cumprimos os objetivos propostos sempre por excesso. Sem a vossa disponibilidade, sacrifício e acima de tudo competência nada disto era possível, vocês são uns heróis. Junto a estes, os craques do posto médico, Fernando Costinha e Gonçalo Ferreira.

Agradecer a aposta do presidente Pinho, por há 4 anos ter apostado em alguém que apesar de estar ligado ao futebol há muitos anos, não tinha qualquer experiência como treinador.

Agradecer o apoio incansável da estrutura do futebol, Sr. Fernando Monteiro, ao meu amigo, conselheiro e por vezes “Psicólogo” Zé Pedro Paixão, ao apaixonante Leceiro o incansável José Nora e à nossa “Mamã” Marlene, não podemos esquecer os nossos parceiros que muito contribuíram para este prémio, são eles Miguel Fradinho, Dr. Serrano e Miguel Salvador por todo o apoio dado.

Obrigado. Um abraço de agradecimento para todos os atletas e treinadores da formação, a todos os funcionários e restante direção do clube. Uma palavra para o amigo David Ferreira, que esteve comigo desde o início, este ano por motivos pessoais/profissionais não está connosco, mas está na génese de tudo “isto”.

Agradecer aos que me rodeiam pais, irmão, avó e restante família, são o meu verdadeiro suporte. A ti, meu Anjo Leceiro que me vigias daí de cima há 1 ano e 3 meses, guiaste-me pela mão toda a tua vida, sei que estás feliz por mim e orgulhoso dos teus três netos.

Aos meus amigos de sempre, que torcem por fora, mas vibram como se lá dentro estivessem, são eles que sentem o meu mau feitio nas derrotas, mas é onde vou buscar as forças nos piores momentos e inspiração nos seus sucessos, em cada uma das suas áreas, que orgulho em todos vós Em breve, vamos voltar a rir, chorar, discutir e brindar.

Um beijinho e xi à minha afilhada linda, Kika. E no final um agradecimento a todos os Leceiros e a Leça da Palmeira, à Brigada Verde aos adeptos anónimos, pois com o vosso excecional apoio o sucesso do Leça fica sempre mais perto. Obrigado. Não se esqueçam a distância, também une.

"Para muitos a felicidade passou a ser algo muito mais simples do que alguma vez foi no passado: o desejo infinito de voltar a abraçar os nossos amores", José Alberto Carvalho.


Fonte da Foto: Leça FC


Diogo Bernardino

CLAQUE BEBÉS DO MAR SUPPORTERS É A VENCEDORA DO PRÉMIO FAIRPLAY DO ANO

A claque Bebés do Mar Supporters criada por um grupo de pais cujos filhos jogam nos sub-9 do Leixões, o que os distingue é entoarem cânticos para os jogadores adversários, são os vencedores do prémio Fair Play do ano do Futebol de Matosinhos época 2019/2020. 

É a primeira vez que este prémio é criado e a claque Bebés do Mar Supporters já faz parte da história.

Este grupo é reconhecido por vários treinadores, jogadores e elementos do desporto como uma das claques modelo a seguir, um dos bons exemplos do futebol de formação em Portugal. 

O sucesso do grupo levou também à criação de uma gala no passado dia 29 de Fevereiro, no auditório da Escola EB 2/3 de Matosinhos que contou com várias personalidades do Desporto em Portugal como Vítor Oliveira treinador do Gil Vicente e Sónia Cerneiro (Diretora executiva da Liga profissional de futebol).

Manuel, Ângelo, Marco e José criaram este grupo que permite todos os fins de semana conciliar o amor pelo clube em prol da felicidade dos seus miúdos e também no final a entoação de cânticos para o adversário.

É conhecido o estigma do pai treinador, ao qual o filho só ouve o pai e não o seu treinador, mas esqueça isso neste grupo.

Aqui é completamente o oposto, a sinergia entre os pais e os filhos é evidente, ao qual qualquer que seja o resultado, o importante é abafar tudo o que é negativo no futebol de formação. Aqui o objetivo principal é que os miúdos se possam divertir em campo e gostar de praticar futebol, sem estar fixado no resultado final.

É juntar o útil ao agradável, aliando assim as boas causas pelo qual o futebol é um desporto que milhões e milhões de pessoas adoram. 

Os cânticos dão um colorido a todos os estádios, criando uma motivação extra para os miúdos que sentem a vibração das vozes dos pais como se estivessem a jogar na equipa sénior. Tudo está presente neste grupo, desde bombos, casacos com a identidade do grupo, pirotecnia, tudo o que uma claque possui, sempre virado para o lado positivo.

Para este grupo o futebol é um bom agente de criação de laços sociais, como produtivas, em prol da felicidade dos filhos, tudo pelo prazer e diversão.


Diogo Bernardino

VASCO PINHO É O VENCEDOR DO PRÉMIO PERSONALIDADE DO ANO

O administrador da Matosinhos Sport e detentor do grau de gestor da UEFA Vasco Pinho é o vencedor do prémio de personalidade do ano.

Vasco Pinho dá voz a todos os intervientes, desde associações, clubes, agentes desportivos, entre outros elementos que fazem parte do desporto e do dirigismo desportivo.

Graças ao dinamismo e a criatividade inspiradas nas várias ações levadas a cabo por parte da Matosinhos Sport, a população matosinhense tem se manifestado ao longo do último ano a favor das iniciativas criadas pela administração liderada por Vasco Pinho.

Um administrador que dá a cara a todos os projetos, eventos que são organizados pela câmara, coloca sempre as pessoas em primeiro lugar.

Isto vai desde as conferências na presidência aberta, em que recebe várias propostas para engrandecer o dirigismo desportivo em Matosinhos e não só do futebol.

Vasco Pinho tem levado a bom porto as suas ações, palco da prática desportiva de mais de 40 entidades desportivas de mais de 20 modalidades, de mais de 7000 atletas federados e um número anual total de mais de 575 mil visitas.

A recuperação da vitalidade de alguns espaços municipais de desporto transformando-os em locais perfeitos para a prática desportiva, a implementação de vários programas que foram base para outros concelhos vizinhos, como o Mar de Desporto.

Um verdadeiro case study que coloca Matosinhos no mapa das grandes competições nacionais e internacionais.

Esta é uma oportunidade de conciliar três das suas paixões num único projeto, o desporto, a gestão e claro o concelho de Matosinhos.

Vasco Pinho tem uma forte ligação ao desporto e ao dirigismo desportivo, tendo sido Presidente Adjunto do Padroense FC durante 10 anos, vice-presidente da Associação de Futebol do Porto de 2015 a 2019), vereador na Câmara de Matosinhos 2009 a 2017 e deputado Municipal (2017 a 2019)

Vasco Pinho é licenciado em Gestão, Pós-graduado em Administração Pública e Doutorando em Ciência Politica e autor de várias publicações e participações conjuntas da especialidade, esteve ainda ligado ao ensino e formação, em várias instituições, entre elas a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, o Instituto de Emprego e Formação Profissional a Escola de Negócios e Administração de Gaia.


Diogo Bernardino

LEÇA É O VENCEDOR DO PRÉMIO DE EQUIPA DO ANO

O Leça FC, quarto classificado da Série B do Campeonato de Portugal é o vencedor do prémio de equipa do ano dos prémios do Futebol de Matosinhos 2019/2020.

A equipa de Leça da Palmeira volta a vencer este prémio, depois de o ter conquistado na última edição dos prémios.

Aliado ao treinador do ano, Domingos Barros, o presidente do clube José António Pinho deu aos adeptos e sócios contratações surpreendentes e um plantel robusto de ideias de bom futebol, com jogadores experientes e alguns mais jovens.

No início da competição, a manutenção era o objetivo principal do Leça mas os resultados muito positivos deram um sinal de esperança de que talvez o velhinho Leça dos anos 90 estava de volta.

O Leça começou com cinco vitórias consecutivas no campeonato, com o melhor ataque e defesa do campeonato acima de clubes com um orçamento muito superior como o Arouca, o Lusitânia de Lourosa, o Trofense, a Sanjoanense, entre outros.

Se o Leça da época passada tinha dificuldades em apontar a mira à baliza e sofria muitos golos, agora é completamente o contrário. Até ao início da suspensão do campeonato, o Leça tem o quarto melhor ataque do campeonato e a sétima melhor defesa.

O espírito leceiro está presente em cada jogador que joga no onze base do Leça, que passa por:

  • Cristiano, um guarda-redes elástico, 
  • do lado esquerdo da defesa o capitão da casa, do qual correm nas veias os lemas do clube, Paulo Lopes, 
  • do lado direito depois da saída de Zé Carlos a presença do experiente Cláudio Borges, um dos melhores jogadores dos últimos anos da liga angolana, 
  • no centro da defesa o irreverente Né Lopes e o patrão da defesa que dispensa qualquer apresentação Pecks que liderava o Gil Vicente na primeira Liga com apenas 20 anos de idade.
  • No meio-campo uma trilogia com diferentes características, primeiro o '6' Samuel Teles o construtor de jogo, encaixando como uma luva na equipa, o maestro Nelsinho, com muito futebol para dar ainda aos 40 anos e João Paulo que é uma das promessas vindas de Cabo Verde.
  • No ataque a extremo direito o génio da lâmpada Isaac Boakye que dribla e finta como nenhum outro jogador na sua divisão, no lado esquerdo o monstro costa-marfinense Isaac Cissé, que faz jus à frase "cada tiro cada melro" ou seja cada chuto golo e a ponta de lança Adilson dotado de uma envergadura física extraordinária.
A equipa distribui-se num 4x3x3 clássico com um pivô defensivo, dois laterais que sobem muito no terreno, que dão muita profundidade e dois extremos que procuram o jogo interior.

Na primeira fase de construção, o Leça procura sempre a sair para jogar de forma organizada e bem rápida. A equipa explora muito bem os flancos provocando desequilíbrios à linha defensiva adversária devido aos ataques rápidos.

Uma equipa bastante forte e frontal à baliza procurando várias situações de desequilíbrio, explorando a profundidade dos avançados, para procurar o 1x1. Se estiverem pressionados e sem espaço para criar situações utilizam Adilson como fonte para promover o desequilíbrio como um ponta de lança polivalente, com combinações e triangulações.

Em termos defensivos, o Leça joga em 4x1x4x1, com um bloco muito alto, raramente permitem que o adversário jogue pelo corredor central.

O Leça no campeonato de Portugal tem 13 vitórias, sete empates e cinco derrotas, 41 golos marcados e 27 sofridos.


Diogo Bernardino    

DOMINGOS BARROS É O VENCEDOR DO PRÉMIO MELHOR TREINADOR DO ANO

O mister do Leça Domingos Barros é o vencedor do prémio de melhor treinador do ano nos prémios do Futebol de Matosinhos na temporada 2019/2020.

Domingos Barros tem um cordão umbilical com o clube, desde cedo ensinado com os lemas que retratam o Leça, devido ao facto dos seus familiares terem ligações de amor pelo clube.

Domingos Barros volta a ganhar o prémio de treinador do ano depois de a ter conquistado na época 2017/2018.

Esta época o treinador de 38 anos está a realizar uma das melhores temporadas da sua carreira e do Leça dos últimos 20 anos, neste momento no quarto lugar a três pontos do play-off que dá acesso à II Liga.

Depois de ter levado o clube ao Campeonato de Portugal e ter conseguido manter o clube na terceira divisão nacional na última jornada, nesta temporada com mais recursos de peso conseguiu alcançar um lugar além das pretensões iniciais da direção do clube.

As contratações foram cirúrgicas com o objetivo de transportar o que de melhor se fez na segunda metade da temporada passada com jogadores que estiveram em destaque no Campeonato de Portugal.

Chegou a Leça da Palmeira um misto de experiência e juventude que deram resultados. Em termos de experiência na defesa chegou Cláudio Borges, internacional angolano ex-Limianos, Pecks, internacional cabo-verdiano ex-Pedras Rubras que já esteve na I Liga, no meio-campo o médio Nelsinho que era uma das peças chave e um dos melhores médios do Varzim na II Liga e a avançado João Van Zeller ex-Espinho que já esteve na II Liga.

A chegada de jogadores jovens com muita qualidade proveniente de outras Séries do Campeonato de Portugal como Né Lopes do Gil Vicente. João Paulo, João Paulino do Maria da Fonte, Adilson do Vasco da Gama Vidigueira e o ganês Isaac Boakye ao Olímpico Montijo, o melhor driblista da Série D do Campeonato de Portugal da época passada.

Com um dos orçamentos mais modestos do Campeonato de Portugal, o Leça conseguiu pegar no talento individual de cada um e unir-os como um fio coeso com a chegada em Janeiro de Isaac Cissé e Joel Mateus que regressaram ao clube.

Esta época realizou um excelente início de temporada, com cinco vitórias consecutivas, tendo apenas sido derrotado e só no último minuto frente ao Lourosa. Na Taça de Portugal eliminou nas grandes penalidades a Oliveirense da II Liga e deu muita luta ao Sporting de Braga na terceira eliminatória da prova-rainha do futebol português.

"Sou completamente apaixonado pelo jogo e pelo fenómeno futebol, cheio de ambição...ambição essa moderada, pois quem é demasiado ambicioso perde o discernimento do que é a realidade envolvente, com a noção que neste momento acabo por ser um treinador amador que tem um emprego exigente mas que gosta de controlar aquilo que pode, tentar controlar todos os fatores intrínsecos da minha equipa, e tentar antecipar, condicionar todos os fatores extrínsecos que possam existir, pois esses nós treinadores não somos capazes de controlar. A partir daí tenho as minhas ideias e a minha filosofia", descreveu em entrevista ao Mitchfoot.

Considerando como uma aposta de risco no início do percurso como treinador, é uma aposta consolidada e firmada com excelentes créditos. Este é o homem chave da formação do Leça, apostando também nos melhores produtos formados na academia do clube, além de algumas peças chave.

Domingos Barros antes de ser treinador do Leça a partir da época 2016/17, esteve 11 anos como jogador na posição de médio, nove delas ligado ao clube do seu coração e foi diretor da equipa sénior durante duas temporadas.


Diogo Bernardino  

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC