RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Leixões na Taça das Taças. Dois jogos na RDA , depois de vencer a Taça de Portugal em 60/61.


Meias-finais da Taça de Portugal 1960-61: a 2 de Julho, o FC Porto elimina o Sporting (1-2, 4-1) enquanto o Leixões afasta o Belenenses (3-2, 2-1).
Com dois representantes do Norte, e da mesma associação distrital, a federação portuguesa concede aos dois clubes o direito a se entenderem quanto ao local da final. Esta será nas Antas, casa do FC Porto. E presenciada por Américo Tomás, chefe de Estado. E não é que, uma semana depois, a 9 de Julho, o oitavo classificado do campeonato surpreende o país com uma vitória inequívoca por 2-0, golos de Silva (68'') e Osvaldo Silva (70''), este último dispensado do FC Porto em 1959 e futuro vencedor da Taça das Taças-64 pelo Sporting?!
Começa aqui a fantástica odisseia europeia do Leixões, primeiro representante nacional na recém-criada Taça das Taças.
Em 1961-62, época em que o Benfica levanta a segunda Taça dos Campeões, os leixonenses também brilham por sua conta.
Na primeira eliminatória até causam sensação, porque todos julgavam o Leixões eliminado após o resultado desfavorável de 6-2 na Suíça. A 5 de Outubro, o pelado do Campo de Santana vive uma das melhores tardes desportivas com um rotundo 5-0. Venha daí o Progresul, da Roménia.
Nessa segunda ronda, a UEFA já não permite o pelado do Santana, em Matosinhos, e o jogo é em Lisboa, no relvado do José Alvalade: 1-1 com golo de Osvaldo Silva, o mesmo que garante o 1-0 em Bucareste.
Segue-se o Motor Jena, da RDA, para os quartos-de-final. Chega-se ao acordo das datas e dos locais (Lisboa e Jena), mas os alemães recuam e propõem os dois jogos em casa (Jena), com estada paga ao Leixões na RDA. Os leixonenses não aceitam e obrigam à intervenção da NATO, que nega os vistos de entrada em Portugal aos jogadores alemães - há quem diga que Salazar também dá o seu parecer negativo...
A UEFA fecha os olhos, fecha a boca e tapa os ouvidos. Pura e simplesmente, não é tida nem achada no assunto. A NATO é que sabe. E o Leixões vai mesmo jogar a eliminatória na RDA, um país que erguera o Muro de Berlim no ano anterior. Na aventura (nada democrática), o Leixões empata 1-1 em Jena e perde 3-1 em Gera (campo "neutro"). É eliminado. Se fosse hoje... Se fosse hoje, Carl Zeiss Jena (3.a divisão alemã) e Leixões (Liga orangina) disputavam a Taça dos oitavos classificados
Nas meias-finais, a NATO (há quem diga que Franco também dá parecer negativo) recusa o visto aos alemães e o Atlético Madrid tem de jogar em Gera e em Malmö (campo neutro, sem aspas).

Rui Tovar ( jornalista)

ANTEVISÃO DO S.FÉLIX-PERAFITA, COMENTADA POR PAULO GENTIL E NÉLSON OLIVEIRA.

PERSPECTIVAS DE UM BOM JOGO DE FUTEBOL, APESAR DAS CONDIÇÕES...

A equipa do F.C. Perafita, têm na jornada do próximo Domingo, um teste difícil às suas capacidades, no que concerne à subida de divisão. O adversário é o C.F. São Félix da Marinha, que normalmente joga em casa emprestada, e desta vez via receber os matosinhenses, no Complexo de Pedroso, um campo pelado que dificulta em muito a manobra das equipas, e se torna num espectáculo degradante para quem gosta de futebol bem jogado.
Os gaienses, por norma, costumam dificultar os jogos aos matosinhenses, no último confronto (1ª volta) o S. Félix foi buscar três pontos a Perafita, vencendo por 1-0, mas nos últimos dois jogos disputados em solo gaiense, a equipa de Perafita, venceu respectivamente por 1-0, 2008/09, e 2-0 a época passada.

O S. Félix é 9º classificado com 39 pontos, com 31 golos marcados e 23 golos sofridos, vem de uma vitória em “casa” frente ao Perosinho por 2-0, é uma equipa que apresenta um futebol de qualidade muito regular, que condiz com a posição na tabela, está a fazer um campeonato sem sobressaltos e com o objectivo inicial praticamente conseguido, quando ainda faltam 9 jornadas para o fim do campeonato.

A equipa perafitense, vêm de uma vitória frente ao Maia-Lidador por 2-0, em que em todo o encontro, vincou a sua superioridade frente aos maiatos, apresentando um futebol de ataque rápido e muito vistoso, embora desperdiçasse muitas e soberanas oportunidades de golo, que lhe poderia causar alguns dissabores. A equipa de Matosinhos, é 4º classificado com 47 pontos, 39 golos marcados e 22 sofridos, a quatro pontos do 2º lugar, que dá acesso directo à subida de divisão, quando ainda faltam disputar 9 jogos.

PAULO GENTIL, treinador do Perafita

“A equipa está bem, muito forte e consciente das dificuldades, e o objectivo de Domingo próximo, é trazer de volta os três pontos em disputa para não perder de vista o lugar de acesso à subida de divisão. Pena é que o jogo se realize num campo pelado, que vai dificultar, em muito a manobra ofensiva da equipa, mas acredito que a forte motivação dos jogadores do Perafita, consigam ultrapassar mais este difícil obstáculo.”

NELSON OLIVEIRA, atleta do S.Félix, que na época passada representou o Perafita, depois de ter passado por clubes de Matosinhos, Senhora da Hora e UD Lavrense

“Um jogo particularmente especial para mim, no entanto mais uma vez não poderei jogar. Mas estou certo que será um jogo muito disputado, apesar dos objectivos das equipas serem muitos diferentes, ambos querem a vitória.”

LEÇA, INICIADOS PODEM SUBIR À 1ª DISTRITAL

É PRECISO ACREDITAR
A NOSSA EQUIPA DE INICIADOS PODE, NESTE FIM-DE-SEMANA, GARANTIR A SUBIDA DE DIVISÃO À 1ª DISTRITAL. CONTUDO, O LEÇA FC ESTÁ DEPENDENTE DE UMA DERROTA DO ACTUAL 1º CLASSIFICADO, O NOGUEIRENSE, NA ÚLTIMA JORNADA DO CAMPEONATO. MAS PRIMEIRO TEREMOS DE VENCER O RIO AVE E ESPERAR QUE O MAIA LIDADOR CONSIGA VENCER O SEU RIVAL MAIATO. DOMINGO VAMOS APOIAR DE MANHÃ PELAS 11 HORAS NO CAMPO DE TREINO DO RIO AVE A EQUIPA DE INICIADOS!
http://lecafccamadasjovens.blogspot.com/

PADROENSE FUTEBOL DA FORMAÇÃO

Fim-de-semana decisivo para duas equipas do Padroense F.C.

Este próximo fim-de-semana, duas equipas do Futebol de Formação do Padroense F.C., Infantis e Juniores (Equipa B), poderão sagrar-se Campeãs das suas séries dos campeonatos onde actuam.

Venha apoiá-las ao vivo. Sábado (Infantis) pelas 15H no Campo da União Nogueirense F.C.; Domingo (Juniores (Equipa B)) pelas 9H no Campo do Padroense F.C.

Compareça
http://www.padroensefc.pt/

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC