RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

LUÍS SILVA - ENTREVISTA AO NOTÍCIAS DE MATOSINHOS

Aqui fica uma entrevista na íntegra do jornal Notícias Matosinhos deste mês de Fevereiro.
Começou cedo no futebol sendo hoje considerado um caso sério neste mundo. Fez toda a sua formação no clube matosinhense e hoje veste a camisola do Leixões pela equipa sénior.

O ano passado foi um ano marcado por alegrias - foi chamado à Selecção Nacional de Sub-20 - mas também foi um ano de tristeza, pois Luís perdeu aquele que é o seu grande ídolo, o pai. “Isto começou quando eu tinha para aí seis, sete anos e jogava à bola no ringue ali perto da igreja do Senhor do Padrão” relembra Luís. A simplicidade com que fala faz com que a entrevista se desenrole em tons de conversa, “um dia o sr. João Faneco viu-me a dar uns pontapés na bola e falou com o meu pai”. Começava assim a carreira desta jovem promessa. Daí a ingressar no Leixões SC não foi preciso muito, “quando tinha oito, nove anos, fui para o Leixões, o único clube em termos oficiais que tive”.
O orgulho leixonense é patente durante a conversa, “tenho 19 anos e 13 deles passei-os a jogar no Leixões, por isso é como se fosse a minha segunda casa”. O carinho com que fala desta casa, fá-lo de uma forma especial, “sinto- me membro da família leixonense, porque cresci lá e sinto-me acarinhado pelas pessoas de lá”. O ano que passou foi um ano de muitas emoções para este jovem médio do Leixões. O ano em que é chamado pela primeira vez à selecção foi o ano em que Luís Silva perdeu o seu mentor, o pai. “O meu pai era a pessoa com quem eu desabafava tudo sobre o futebol, as coisas boas, as coisas más, apoiava-me sempre em tudo” recorda. O facto de o pai também ter sido jogador, embora não como profissional, fez com que acompanhasse sempre de perto o filho, “há muita gente que diz que somos muito parecidos a jogar futebol e isso para mim é um motivo de muito orgulho, porque tudo o que sou hoje, em grande parte em termos desportivos, devo-o ao meu pai”.

A acabar o 12º ano de um curso em parceria com o externato Santa Clara e o Leixões SC, Luís Silva tem os “pés bem assentes na terra”. “Numa carreira de jogador de futebol profissional, o difícil não é chegar lá, o difícil é manter e para isso temos que trabalhar arduamente, diariamente”, assume. Sobre o futuro, Luís Silva é peremptório, “estar no Leixões para mim é um grande orgulho, sou matosinhense e sou leixonense desde miúdo” destaca, “claro que um dia gostava de jogar noutro grande clube como qualquer jogador de futebol, mas o Leixões é uma boa montra para os jovens, é um clube com muita história e com muitos pergaminhos, por isso para mim é benéfico ter começado no Leixões e espero continuar por alguns anos”.
Sobre a actual situação do seu clube do coração, Luís destaca o trabalho do plantel, “o Leixões neste momento deve-se sentir muito orgulhoso do plantel que tem” destacando, “somos uma equipa, não valemos pelo individual mas sim pelo colectivo”. Orgulhoso é a palavra que usa para descrever a chamada à selecção, “era um sonho, qualquer miúdo da minha idade, qualquer português sonha representar a selecção e eu não fujo à regra”. Para Luís Silva, a sensação é “única, senti que estava a realizar não só um sonho meu como também do meu pai”.
Sonhos à parte, Luís agora só pede apoio à massa associativa, “neste momento os matosinhenses estão um pouco afastados do Leixões, mas acho que a equipa já deu provas de que esta equipa merece o apoio e que esta equipa merece que todos se unam em volta do Leixões”.

LITOS COMPLETA NO PRÓXIMA SEMANA 1 ANO À FRENTE DA TURMA DO MAR (Litos caiu no goto dos leixonenses)


LITOS
O treinador do Leixões, que na próxima semana completa um ano ao serviço do clube, já leva um campeonato inteiro no comando da equipa, ou seja, se se somar os 13 jogos da Liga de Honra de 2010/11, com os 17 da atual competição, dá 30 encontros. 12 vitórias, 9 empates, 9 derrotas, 35 golos marcados e 28 golos sofridos é o saldo no campeonato, que é sempre o que mais importa. Que balanço é possível fazer do sucessor de Augusto Inácio?

Por JOÃO PEDRO FARIA

Comparações entre, Augusto Inácio e Litos, não é possível fazer, só mesmo o facto de ambos terem passado pelo Sporting CP os classifica como parecidos. Ao serviço do clube do mar, Augusto Inácio, e a julgar pelo trabalho desenvolvido, a sua passagem pelo Leixões SC, não foi feliz. Litos, é um bom treinador, um líder incontestado, como prova o julgamento dos leixonenses nas redes sociais…muitos dizem mesmo, que deveria ficar por muitos mais anos ao leme da turma do mar.

Mário Barbosa “mitch”

LEIXÕES AINDA EM BRANCO NO NOVO ANO


O novo ano não está a deixar boas recordações ao Leixões. Para além das assumidas dificuldades financeiras, a nível desportivo os resultados também não têm sido satisfatórios: dois empates e duas derrotas é o pecúlio de 2012, levando ao tombo, na tabela, dos leixonenses.
O jogo da próxima jornada, frente ao Arouca será, por isso, clarificador do actual momento da equipa. Por um lado, caso os homens do Mar vençam, poderão manter-se na luta pelos lugares de subida e ganhar confiança; por outro, em caso de empate ou derrota, o Leixões agudizará, ainda mais, a crise de resultados, e, devido à distância pontual, ficar numa situação periclitante e desmoralizadora. No entanto, a tarefa não será fácil, pois o adversário está em alta e também venceu no Estádio do Mar, por 2-0, na época passada. Aliado a estas adversidades, está o défice ofensivo: o Leixões não marca há três jogos consecutivos.

O JOGO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC