Estádio do Mar
15.ª Jornada II Liga
Árbitro: Sérgio Guelho (AF Guarda)
Leixões 2-1 Mafra
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Etim (17); Jean Felipe (65) e Werton (90+5)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Iheanacho (24); Djé Beni (35); Fabinho (53); Pedro Pereira (90+1) e Werton (90+5)
Leixões: Stefanovic; Jean Felipe; Rafael Vieira; Chicão; Simãozinho; Zag (Rafa, 81); Fabinho (André Simões, 81); André André (Werton, 54); Kibe; Rodrigo Martins (Paulité, 54) e Rafael Martins (Mozino, 75)
Treinador: Carlos Fangueiro.
Mafra: Fraisl; Texel (Pedro Pereira, 15); Rodrigo Freitas; Diogo Capitão; Djé Beni; Kouakou; Kolawole; Falé (Rodrigo Matos, 81); Nibe (Vítor Gonçalves, 87); Iheanacho (José Marques, 81) e Etim
Treinador: Tiago Ferreira
O Leixões venceu com o Mafra por 2-1 em jogo da 15.ª jornada do campeonato regressando às vitórias.
Logo no primeiro lance Kibe a um canto da esquerda, ficou a centímetros do golo e dois minutos depois Rafael Martins com tudo para marcar, após um passe errado de um jogador do Mafra, mas um corte na bola, não conseguiu chegar ao golo.
Aos 6 Friday Etim no corredor central a rematar rasteiro perto do poste. Iheanacho servido no coração da área após um cruzamento rasteiro com tudo para marcar a atirar ao lado. O jogo começou com um ritmo frenético, com lances de um lado e do outro.
Aos 15 Texel lesionado, teve de sair mais cedo após um lance tendo sido substituído por Pedro Pereira.
O Mafra chegaria ao golo aos 17 minutos após Etim lançado na frente a tirar um adversário do caminho e de fora da área a picar a bola sobre Stefanovic, para inaugurar o marcador.
A equipa mafrense teve duas oportunidades de seguida aos 33 com Etim desmarcado na direita em velocidade, entrou na área a atirar por cima e aos 34 Ineanacho desmarcado na esquerda a rematar ao lado.
Aos 39 Iheanacho servido por Falé numa transição à entrada da área a rematar à figura e logo a seguir Rafael Martins a rematar cruzado na meia esquerda com a bola a rasar o poste.
Simãozinho aos 43 quase a marcar de canto direto, mas na Hora H um central do Mafra a tirar para novo canto.
Numa primeira parte com um ritmo frenético constante, num jogo com várias oportunidades de um lado e do outro.
Fangueiro aos 54 minutos fez refrescar o ataque com as entradas de Werton e Paulité, tirando Rodrigo e André André, mudando assim o seu sistema.
Aos 55 Beni rematou à barra após um livre largo na esquerda. Aos 60 Iheanacho desmarcado nas costas da defesa, na esquerda, a atirar por cima da baliza de Stefanovic. Werton aos 63 cabeceou para o lado.
Os bebés do mar chegariam ao golo do empate e que golo, de livre direto o defesa Jean Felipe a assumir o lance e a bola a ir direitinha para o fundo das redes. É o primeiro golo de Jean Felipe no campeonato.
O jogo ficou mais partido de parte a parte, sendo que aos 72 Etim a aproveitar uma saída de Stefanovic e este a tentar o golo de forma acrobática, mas ao lado.
Aos 80 Etim a falhar um lance para golo, quando Beni a cruzar da esquerda, este isolado a atirar ao lado.
Kolawole aos 89 a rematar de primeira à entrada da área e a rasar a barra. O Leixões apostava num jogo mais direto e deu frutos com o golo do triunfo ao cair do pano.
Simãozinho a cruzar largo na esquerda, Mozino a receber, um defesa corta para a entrada da área e Werton a rematar para o fundo das redes, com a bola ainda a sofrer um desvio. Werton chegou assim ao seu 4.º golo na prova em 15 jogos.
O Leixões termina assim 2024 e só volta a jogar em 2025 a 4 de Janeiro em casa do Feirense para o campeonato, sábado às 15h30.
Foto: Leixões SC SAD