RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

terça-feira, 5 de agosto de 2014

CUSTÓIAS TEM BEM DELINEADO O PROJETO DE FORMAÇÃO


 Custóias Futebol Clube apresenta projecto de formação

 Agosto, por norma é o mês do início da pré época para a maioria dos clubes de Matosinhos, um mês de captações, decisões e definições das equipas, não fugindo á regra, o Custóias FC, já trabalha a nível do planeamento da sua formação. 
Mister Pedro Teques, coordenador e responsável pelo departamento dos juniores e juvenis do Custóias FC teve a bondade de partilhar alguns pormenores do seu programa relativa à época que se avizinha; “O recentemente criado Departamento de Formação do Custóias Futebol Clube constitui uma alternativa credível para a formação educativa, desportiva e social de crianças e jovens da comunidade envolvente, através do desenvolvimento de um modelo pedagógico proporcionado por pessoas qualificadas e altamente capazes. 
A visão da Formação do Clube baseia-se numa abordagem do “jogador como um todo”, reconhecendo que o desenvolvimento técnico e táctico devem estar de mãos dadas com as competências emocionais, psicológicas e sociais. 
A formação desportiva do Custóias Futebol Clube prevê o ensino do futebol baseado nas características fundamentais do jogo, promovendo momentaneamente as competências físicas e psicológicas. 

Em resumo, o seu Processo de Formação foca quatro áreas principais: (1) Ensino do Jogo – relacionado com as habilidades técnicas e tácticas em função do jogo de futebol. (2) Competências Cognitivas – relativo às competências de tomada de decisão e concentração, desenvolvendo estratégias especificas ao treino. (3) Competências Emocionais – relacionado com o controlo emocional, não somente no contexto desportivo, baseado na promoção da motivação e do comportamento autónomo. (4) Competências Sociais – relativo à cooperação e ao trabalho em equipa, respeito pelas regras, e respeito pelo outro. 
 O Projecto Formativo tem a sua sustentação nas competências dos recursos humanos. Para isso, inclui a presença de técnicos com curso superior, desde todos os seus treinadores (Vasco Pitrez e Pedro Maia – Sub-19; Sérgio Pinto, André Teixeira, e Daniel Fernandes – Sub-17; Filipe Baptista – Treino dos GR) até ao departamento clínico na área da saúde física (Luís Silva – enfermagem, Maria Costa – fisioterapia, e Sérgio Lima – nutrição) e saúde mental (Andreia Pereira – psicologia). 

A Formação num clube como o Custóias Futebol Clube deve ser muito mais do que o resultado ao domingo de manhã. É a sua convicção que um clube como o Custóias F.C. deve oferecer condições ideais para os jovens atletas se desenvolverem enquanto jogadores de futebol, mas fundamentalmente como indivíduos. 
A abordagem profissional num clube amador permitirá o ambiente ideal para apoiar os jovens a enfrentarem os desafios futuros que terão que inevitavelmente confrontar na sua vida adulta com confiança.” 

Manuel Sá

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC