RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

terça-feira, 30 de setembro de 2014

LILIANA DINIS FALA SOBRE FUTEBOL FORMAÇÃO DO LEIXÕES


Futebol 7 do Leixões SC Para falar de formação, ninguém melhor do que a Liliana Dinis, coordenadora da Escola de Futebol João Faneco – Leixões SC, que teve a amabilidade de colaborar e esclarecer alguns pontos principais do futebol de formação. 

LILIANA DINIS; 

"O Leixões SC é um clube que aposta bastante na Formação de Jovens em várias modalidades, é um Clube que dá bastante importância à Formação de Jovens em várias vertentes, Social, Pessoal e Desportiva. Relativamente ao Futebol de Formação é uma modalidade em constante desenvolvimento. Inicialmente com a Escola de Futebol João Faneco – Leixões SC que se apresenta com cinco escalões: Petizes B – Jogadores nascidos em 2010/2009; Petizes A – 2008; Traquinas B – 2007; Traquinas A – 2006; Benjamins – 2005/2004; Infantis B – 2003. Todo o trabalho desenvolvido na Escola de Futebol, de acordo com os diferentes escalões é dada toda a importância ao jogador e consoante as capacidades individuais desenvolvem-se treinos apropriados, para que todos possam atingir os objectivos individuais e futuramente objectivos colectivos". 
"Participamos em vários jogos, encontros com outras Escolas/Academias de Futebol e torneios. Deve-se salientar que a Escola de Futebol é acima de tudo uma Escola Educativa que transmite bons valores, regras, princípios e atitudes fundamentais para que todos os jogadores possam evoluir não só a nível desportivo mas também a nível social e pessoal. A Escola de Futebol tem uma ligação constante com o futebol de formação onde integram equipas de competição, isto é, equipas que participam em campeonatos organizados pela Associação de Futebol do Porto". 
"A partir do escalão Traquinas B, o principal objectivo da Escola de Futebol é tentar preparar os jogadores para que futuramente possam integrar as equipas de competição. As equipas de Competição de Futebol 7 são nove, três equipas Sub 10, três equipas sub 11 e três equipas sub 12. Uma vez que temos bastantes jogadores, inscrevemos três equipas por escalão para que todos os jogadores possam estar em constante competição sábado após sábado".
"Ao longo do ano, normalmente em períodos de paragem dos diferentes campeonatos participamos com todas as equipas em diferentes torneios." 

Em poucas palavras foi apresentado um pouco da forma de trabalhar do Futebol de Formação até ao Escalão de Infantis B (Sub 12), como se pode ver foram traços bem gerais, pois existem bastante pormenores presentes no Futebol de Formação do Leixões SC que nos distinguem de muitas outras formações. 

Importante referir que “NÃO SOMOS MELHORES, NEM PIORES… APENAS DIFERENTES”. Para mim trabalhar na Formação do Leixões SC é algo bastante gratificante, uma vez que adoro estar e trabalhar com crianças e na formação tenho essa possibilidade dia após dia. Passaram precisamente 10 anos que comecei a integrar a formação deste enorme clube, iniciei por convite do Professor Pedro Correia que me convidou para treinar uma equipa de petizes da Escola de Futebol João Faneco, o tempo foi passando e aos poucos o gosto pela Formação foi aumentando. Hoje estou a coordenar a Escola de Futebol João Faneco – Leixões SC, o Futebol 7 da Formação e a treinar uma equipa sub 10. Ao longo destes anos a aprendizagem tem sido constante, a evolução pessoal enorme, por tudo isto só tenho agradecer a todos que acreditaram e continuam acreditar e confiar em mim, pois o meu objectivo é sempre ajudar da forma que posso e gosto para que o Futebol de Formação possa evoluir e aos poucos atingir os objectivos traçados época após época. 

Manuel Sá

DÊEM A BOLA AO MENINO (PEDRAS) QUE ELE RESOLVE

5ª Jornada Divisão d´Elite Pro-nacional
Estádio do Calvário - Valongo 

U.D.Valonguense 1 Leça F.C.2 
Árbitro Carlos Silva 

VALONGUENSE: Ricardo, Roberto (Rui 70), Moreira, Pedro Gomes, Fifas, Vítor (Martins 63), André (Igor 63), Sérgio (Pedro 46), Miguel, Nogueira e Paiva. Treinador Ricardo Ventura. 

 LEÇA F.C : Sergio, Hugo Fernandes, Meneses, Turé, Bruno Vaz, Marco Fafiães, Hugo Pinto, Caldas(Pedras 75mnt), Lico(Tiago Moura 90mnt), Pablo(Wendell 75mnt) e Miguel Nogueira (Fabrice 75mnt).Treinador Pedro Soares 
Ao intervalo 0-1. Marcadores: Miguel Nogueira(33),Igor() e Pedras(90) 

Num jogo em que o Valonguense tentou assumir as despesas do jogo desde a sua fase inicial através de um meio campo composto por jogadores experientes e maduros, esbarrou na juventude, irreverência e bem montada equipa leceira que depois de chegar com algumas jogadas de relativo perigo junto da baliza adversária abriu o activo por Miguel Nogueira aos 33 Durante a 1 parte o Leça manteve sempre o jogo controlado não permitindo veleidades à turma de Valongo. 

Na 2ªparte os da casa entram com a intenção de virar o resultado e conseguiram encostar a turma leceira à sua zona defensiva. O golo do empate surgiu sem surpresa aos 84 num livre apontado por Igor. Quando todos já se resignavam com o empate, em cima do minuto 90 ,Pedras ganha a bola à entrada do meio campo local e após percorrer mais de 30 metros com a bola controlada desferiu um remate de pé esquerdo já dentro da área fazendo balançar as redes e colocando os adeptos do Leça que uma vez mais se deslocaram em grande número e deram um colorido diferente ao espectáculo em euforia total. A partir daqui os homens do Leça seguraram o resultado e deixaram o Estádio do Calvário com os 3 pontos na algibeira.

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC