RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quarta-feira, 22 de abril de 2015

45 ANOS DEDICADOS AO GRUPO DESPORTIVO BAIRRO PESCADORES DE MATOSINHOS

GALARDÃO DE HONRA AO MÉRITO DESPORTIVO 2015 
Joaquim Augusto figura impar do desporto em Matosinhos, natural da cidade do Porto, nasceu junto ao Rio Douro (Miragaia) já lá vão 70 anos “Galardão de Honra ao Mérito Desportivo” titulo atribuído pelo Blog Mitchfoot Futebol de Matosinhos. Tem uma vida inteira dedicada ao desporto, particularmente ao futebol Amador, onde inclusive, foi jogador, treinador e dirigente, é actualmente Presidente do Grupo Desportivo Bairro dos Pescadores de Matosinhos, clube que está ligado há 45 anos, sendo um dos fundadores do popular clube de Matosinhos. 
Como não poderia deixar de ser, entendemos dar a conhecer um pouco da vida desportiva deste grande homem do desporto que dedicou toda uma vida a formar crianças de tenra idade, em jovens atletas com valor seguro, em homens prontos para a abraçar uma sociedade que por si só bastante complicada e adversa a quem não teve educação adequada. 

JOAQUIM AUGUSTO “ O FANECO DO BAIRRO DOS PESCADORES”

Nascido e criado na zona da arrábida desde cedo demonstrou o gosto pelo desporto tendo ainda em tenra idade representado clubes como Mocidade da Arrábida, F. Clube da Arrábida e Estrelas da Arrábida, mais tarde passou pela formação do Boavista F. C., no entanto regressou posteriormente aos clubes da Arrábida onde jogou durante alguns anos.Já com idade de Sénior representou o Atlético Clube de Gervide, mas como todos os jovens naquela altura teve de prestar serviço militar, sendo que em 1966 e já a cumprir serviço militar representou a equipa do regimento de transmissões. Posteriormente e já em Angola Jogou Futsal na equipa da “Companhia de caçadores 1640” onde fez parte de uma seleção de Batalhão juntamente com alguns jogadores profissionais, daquela época, do nosso campeonato Nacional. 

 
Em 1970 veio morar para o Bairro dos Pescadores de Matosinhos onde fez parte da equipa “Os Bairristas”. Era uma equipa constituída essencialmente por amigos. Amigos esses que mais tarde resolveram fundar um Clube Desportivo e assim nasceu o “Grupo Desportivo do Bairro dos Pescadores de Matosinhos”. O Grupo Desportivo do Bairro dos Pescadores de Matosinhos foi fundado em 17 de Outubro de 1976, sendo legalizado em 1978 altura em que o Sr. Joaquim Augusto assumiu a Presidência da Direção. O lema deste Clube foi sempre a formação de jovens para que se tornassem bons atletas mas também homens com princípios. Desde esta altura o Sr. Joaquim Augusto, sempre a representar (como treinador) as cores do Grupo Desportivo do Bairro dos Pescadores de Matosinhos, alcançou resultados extraordinários, sendo que ganharam praticamente todos os Torneios onde participaram. De notar que já no escalão de Seniores formou e orientou uma equipa de futebol onze, participando em vários torneios Populares onde mais tarde e já com a equipa inscrita na Associação de Futebol do Porto levou a mesma ate a 2ª divisão de Amadores onde foram finalistas derrotados.

Apesar de nunca ter deixado de representar, como Dirigente, o Grupo Desportivo do Bairro dos Pescadores de Matosinhos, anos houve em que foi treinador de outros emblemas em que se destacam o Sporting Clube de Matosinhos onde esteve durante um ano e o F. C. Senhor do Padrão onde esteve por 4 anos levando o Clube da 3ª Divisão de futebol onze de amadores ate a 1ª Divisão futebol onze de Amadores. Apos alcançar bons resultados nestes Clubes regressou a formação do Grupo Desportivo do Bairro dos Pescadores de Matosinhos.

Nos últimos anos e como Dirigente do Grupo Desportivo do Bairro dos Pescadores de Matosinhos alcançou uma vitória na Taça da Liga Empresarial de Futsal Sénior, por duas vezes consecutivas o 2º lugar no campeonato da Liga Empresarial de Futsal Sénior a nível Nacional e ganhou o Torneio de Elite Futsal 24 horas também da Liga Empresarial. Foi também vencedor de serie de iniciados 2ª Divisão Futsal Serie 1 Época 2012/2013 da Associação de Futebol do Porto. Neste momento e como Presidente da Direção do Grupo Desportivo do Bairro dos Pescadores de Matosinhos esta empenhado no projeto que consiste em formar duas equipas desde os escalões de Benjamins e Infantis ate ao escalão de seniores, voltando assim aos objetivos da fundação deste grande Clube.

Um bem haja ao Sr. Joaquim Augusto por toda a dedicação demonstrada ao Associativismo e principalmente por ser o Extraordinário Ser-Humano que é.

A SEIS JORNADAS DO FIM MÁRIO RUI DEIXA COMANDO CUSTOIENSE

Manuel Silva é o novo timoneiro

Custóias F. C. confirma na página facebook oficial a saída do treinador Mário Rui, vitima de maus resultados, recorde-se que a equipa se encontra num momento de grande aflição no que diz respeito a manutenção na divisão de honra, a derrota caseira frente ao Vilarinho ditou este desfecho.

Quando faltam 6 jornadas para concluir a prova o Custóias queda-se na 16ª posição, ocupando uma das vagas da descida de divisão (4 equipas descem) com 28 pontos, fruto de 8 vitórias 4 empates e 16 derrotas.

Em Dezembro último a direcção liderada Filipe Gomes restruturou quase em 70% o plante sénior, com vista a obter melhor classificação e mais tranquilidade.

A equipa passará a ser orientada interinamente pelo adjunto Manuel Silva



LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC