RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

sábado, 24 de março de 2012

HORÁCIO GONÇALVES "Vamos lutar pelos três pontos, como em todos os jogos"

Horácio Gonçalves vai à luta

A equipa de Matosinhos vai a Penafiel com o objetivo de tentar recuperar os pontos perdidos na última jornada em casa, frente ao Freamunde. Leixões e Penafiel estão empatados na classificação e, por isso, Horácio Gonçalves prevê um jogo "interessante". "Vamos lutar pelos três pontos, como em todos os jogos", garante o técnico.

OJOGO

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO LEÇA FC ( tiveram inicio hoje)

A primeira fase das comemorações do centenário do Leça FC, teve início hoje dia 24 de Março de 2012, como estava previsto no programa.

Às 10:00h, no estádio do Leça, foi hasteada a bandeira do clube Leceiro, na presença de um número considerável de sócios e simpatizantes do clube de Leça da Palmeira

Para de seguida, na sala de conferência de imprensa, ser apresentada a Caderneta de Cromos ANO DE CENTENÁRIO. A usar da palavra aquando da apresentação da caderneta de cromos esteve Carla Rodrigues, relações públicas do Leça FC, seguindo-se intervenções dos ilustres, Presidente da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira Pedro Sousa e do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos Dr. Guilherme Pinto.

No pavilhão Custódio Antunes, foi inaugurado o MUSEU CUSTÓDIO ANTUNES, sendo os autores do mesmo, os associados, Aníbal Araújo, José Oliveira e Joaquim Oliveira.

Às 12:00h, A Comissão Administrativa, fazendo-se acompanhar pelos ilustres convidados e demais associados leceiros, rumaram à igreja Matriz para aí celebrarem uma missa em memória dos associados já falecidos.

Terminando a primeira fase das comemorações do Centenário com um jantar no restaurante Rochedo-Perafita, que teve inicio marcado para às 20:30h

De referir que marcaram presença nas comemorações do Centenário, para além dos já citados, os ilustres, Dr. Nuno Oliveira vice presidente da Camara Municipal de Matosinhos, Dr. Domingos Alves e os Srs. Padres, Francisco e João Santos, Comissão Administrativa foi representada pelos, Sr. António Pinho, Sr. Fernando Monteiro, Sr. António Marinho, Sr. Aníbal Araújo, entre outros…

JOVANOVIC MILIC É DA CASA!


Campeão europeu é da casa

São já 16 os anos que Jovanovic leva de ligação ao Leça e, como se percebe pela longevidade, não quer outra coisa. Atualmente treinador dos guarda-redes do clube - onde garante fazer "um pouco de tudo" -, o sérvio deixou há muitos anos o país que o viu nascer por causa da guerra e fixou-se em Portugal. O destino até podia ter sido outro. "Podia ter ido para a Suécia ou Bélgica", recorda, explicando a chegada a Portugal. "Foi trabalho de empresário e, olhe, tive muita sorte", sorri. Jovanovic volta a sorrir ao recordar outro episódio, o mais épico da carreira enquanto jogador: foi campeão europeu ao serviço do Estrela Vermelha, na época 1990/91, numa final ganha ao Marselha. Era o guardião suplente de uma equipa com vedetas como Boban ou Prosinecki. Passaria, depois, por Torreense e Nacional, antes de assinar pelo Leça e viver, dentro do clube, uma linha descendente, com ponto de partida bem definido. "Foi mau. Estar na pré-época, chegar de estágio e sabermos que descemos da primeira divisão. Foi um período muito complicado", recorda, mostrando esperança em dias melhores do clube. De uma coisa Jovanovic tem a certeza: Leça é a sua casa. "Tenho mais amigos cá do que na terra onde nasci", realça. "O Leça é uma paixão muito grande. É um clube pequeno, mas muito grande", reforça.

OJOGO

NO PASSADO DIA 21 DE MARÇO O LEÇA FC COMPLETOU 100 ANOS DE VIDA


100 anos e uma enorme mágoa

Há uma certa excitação por estes dias no estádio e pavilhão do Leça e o motivo não é para menos: o clube realiza hoje a primeira fase das comemorações do centenário, marca que atingiu no passado dia 21. O JOGO visitou um emblema que passou três temporadas no principal escalão do futebol português e que iniciou uma queda depois do "caso Guímaro" - árbitro que aceitou um cheque de 500 contos para beneficiar o Leça - que o fez voltar, na secretaria, ao segundo escalão. "Viemos de estágio e recebemos um fax a dizer que tínhamos descido. Um plantel feito para a primeira divisão e que acaba na segunda... Foi um desastre", recorda Aníbal Araújo, um dirigente que leva 40 anos com funções no Leça. 1998 marcou uma viragem, pelo lado negativo, e as dificuldades não são poucas. O passivo é elevado, as receitas estão penhoradas e ninguém tem dúvidas de que a solução passa pela municipalização do estádio. "Trará condições para seguir em frente e festejar mais 100 anos", comenta Fernando Monteiro, atual presidente adjunto e candidato às eleições marcadas para o final da época. Aliás, ele próprio já assumiu o clube e quando chegou, em 2007, teve de lidar com alguns excessos. "Cheguei num ano de transição, já com o plantel feito. O orçamento era 24 mil euros por mês. Descemos e chamei o treinador a explicar que era preciso reduzir para metade, se queriam receber." Hoje, 5000 euros mensais dão vida ao futebol sénior do Leça, mas a municipalização do recinto, um dossiê que o clube espera ver avançar, trará condições para uma meta já traçada: "Chegar à II Divisão em dois ou três anos". Isto tendo sempre presente que "o Leça não poderá entrar em loucuras", conforme insiste Fernando Monteiro, e isto sem esquecer outras necessidades, como obras no pavilhão, que já recebeu a visita da Matosinhos Sport.
Ausente devido a motivos profissionais, o presidente da Comissão Administrativa, José António Pinho, falou a O JOGO numa curta conversa telefónica. Também aborda um projeto que surge como salvação quase única. "Poderemos preparar o Leça para o futuro", afirma. "Não somos só nós mas as dificuldades são tremendas", lamenta. Seja como for, o dia de hoje será para festejar. A luta continua depois.

OJOGO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC