RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ENTRE LEIXÕES E LEÇA, HÁ LAÇOS FAMILIARES QUE OS UNE


Curiosidades do futebol de Matosinhos.

Os clubes centenários da cidade de Matosinhos, LEIXÕES FC e LEÇA FC, ao longo do passado e apesar da rivalidade que continua existente, tem tido laços que os une bastante, quer se queira quer não, são clubes com um história entre ambos bastante rica.
Com vitórias e derrotas, pelo meio alguns empates, com a alegria de uns e a tristeza de outros, quem não joga no Leixões joga no Leça, e vice-versa.
Em semana que antecede o Derbi matosinhense na Taça de Portugal, apraz-me registar com muito agrado, ligações familiares entre leixonenses e leceiros.

SABIA QUE?

SÉRGIO PEDRAS, que esta época regressou ao Leixões SC, depois de uma passagem pelo futebol cipriota, tem um sobrinho que joga futebol no Leça FC (sub-19) de seu nome DIOGO PEDRAS, que ainda muito recentemente (ontem frente ao SC Canidelo), alinhou pelos seniores leceiros.

VITOR GANDARELA, avançado que fez toda a sua formação no clube leceiro, jogador do plantel sénior do Leça FC 2012/2013, tem um primo JOSÉ SILVA (GANDARELA), que veste a camisola leixonense no escalão de sub-15 e que ainda ontem faturou na Trofa ao serviço do Leixões.

E já agora, o PEDRAS, Leixões SC, é padrinho de baptismo de outro Gandarela, o TIAGO, que tentou a sua sorte como jogador de futebol na formação leceira, mas que enveredou pela prática de desportos de combate (Boxe), com melhores resultados.

Quem vai torcer por quem?
SÓ! CURIOSIDADES…

LEIXÕES PERDE PELA MARGEM MINIMA PARA A TAÇA DA LIGA (Resultado que permite continuar a sonhar com o apuramento para a terceira fase da Taça da Liga)


Taça da Liga - 2.ª Fase - 1.ª Mão

Estádio do Mar

Árbitro: Manuel Mota (Braga)

LEIXÕES SC 0 V. SETUBAL 1, marcador, Meyong (49')

LEIXÕES: Rui Sacramento, Nuno Silva, Zé Pedro, Nelson Sampaio (Mailo), Gonçalo Graça (Fábio Santos), Luís Silva, Tsoumagkas (Junior Pereira), Sequeira, Pedras, Tiago Borges, Patrão. Treinador Horácio Goncalves.

Num jogo que proporcionou o regresso ao Mar dos bebés Fonseca e Paulo Tavares, de Pedro Santos, Bruno Gallo e dos técnicos José Mota e Jorge Mendonça) ao longo da partida os leixonenses mereciam, pelo menos, ter conseguido o empate. Mas Meyong no início do segundo tempo, fez um grande golo e selou o resultado final. Agora há que pensar noutra Taça, a de Portugal, e no dérbi com o Leça, da 2.ª eliminatória da prova, agendado para domingo à tarde (15h).

Os treinadores na conferência de imprensa.

Horácio Gonçalves
"Depois de uma primeira parte equilibrada, na segunda parte entrámos praticamente a sofrer o golo. A partir daí fomos muito fortes e tentámos tudo para fazer um golo. No cômputo geral, o Leixões foi a melhor equipa em campo. Vamos tentar passar a eliminatória na segunda mão, apesar de sabermos das dificuldades que vamos encontrar em Setúbal. Temos uns campeões com uma grande atitude. Estivemos por cima do Setúbal nos últimos vinte minutos, mas, infelizmente, não conseguimos o golo do empate. Os Leixonenses devem sentir-se orgulhosos por tudo aquilo que estamos a fazer nesta época. Hoje ficou provado que as equipas de escalões inferiores podem ser melhores, o que prova que temos de trabalhar muito para vencer o jogo com o Leça."

José Mota
"Passei dias muito felizes aqui no Leixões, um clube que me marcou muito. Gosto muito deste clube, passei aqui anos muito bons, tenho aqui muitos amigos e esta massa associativa ficará sempre no meu coração. Hoje, como adversário, tinha de fazer o meu trabalho e a minha equipa fê-lo bem, contra um adversário muito aguerrido e que está a fazer um bom campeonato de segunda Liga. Foi um bom espetáculo, com muita entrega e determinação, que ficou decidido por um golo fantástico do Meyong. Foi uma boa vitória numa competição em que temos ambições, embora reconheça que o caminho seja difícil. Até porque nada está resolvido, pois ainda faltam noventa minutos para concluir esta eliminatória."

ANTEVISÃO - 18 ANOS DEPOIS LEIXÕES E LEÇA VOLTAM A ENCONTRAR-SE


Derbi concelhio na Taça de Portugal.

Há 18 anos que as equipas mais representativas do concelho de Matosinhos (pelo seu passado histórico, clubes centenários), não se defrontam ao nível oficial. Os últimos encontros oficiais realizaram-se na época de 1993/1994 (II Divisão Nacional), hoje denominada, Segunda Liga. Nessa temporada os leixonenses venceram no Mar, na primeira volta, por 3-1. Na segunda volta coube a vez ao Leça vencer a partida no seu estádio por 1-0. No final dessa época, o Leça classificou-se no 8º posto e a equipa do Leixões desceria à II B.
Na segunda eliminatória da Taça de Portugal, quis o capricho do sorteio, juntar as duas equipas. O Leixões SC está duas divisões acima dos leceiros e competem nas competições profissionais (II Liga).Os leceiros com um plantel 100% amador, vão disputar o campeonato da III Divisão Serie. Jogo entre vizinhos da mesma cidade, que por certo movimenta e entusiasma os adeptos das duas equipas e com certeza desperta muitas paixões. O jogo vai-se disputar no 16 de Setembro, próximo domingo, no estádio do Mar.

Há imagem de outros dérbis, nacionais e internacionais, este já começou a ser jogado fora das quatro linhas. A direção leixonense tentou diante a sua congénere leceira, o adiamento do encontro da 2.ª eliminatória diante do Leça Futebol Clube, mas a direção leceira não cedeu às pretensões leixonenses, alegando de que a sua equipa é 100% amadora e de que corria o risco de não ter todos os jogadores do plantel à disposição do técnico Slagalo.

Horácio Gonçalves, treinador leixonense, respondeu de imediato a recusa leceira, mostrando-se muito desagradado em declarações feitas ao site oficial do Leixões "Lamento a atitude do Leça FC por não permitir a alteração da data do jogo da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, já que, sendo um clube da terra, poderia ter ajudado o Clube mais representativo da cidade de Matosinhos. Iremos cumprir com as datas estabelecidas, mesmo sabendo que, entre 29 de Julho e o próximo sábado (ou seja, em menos de mês e meio), teremos realizado 9 jogos oficiais. Até final do corrente mês, poderemos disputar mais quatro jogos e, no mês de Outubro, poderemos ter de realizar mais 6 jogos. Perante tudo isto, não posso deixar de exprimir o meu desagrado pela atitude do Leça FC.”

A resposta não se fez esperar, o Treinador do Leça , Srdjan Slagalo considera que apesar de todo o respeito e consideração que tem para como o seu homólogo, este, ao afirmar que "o Leça FC não foi correto ao não aceitar o adiamento do jogo de dia 16", não foi muito ponderado nas suas declarações. O Mister relembra que o plantel do Leça FC, apesar de jovem e com qualidade, é uma equipa amadora, "tendo os nossos atletas trabalho durante o dia e percursos académicos para além do futebol", o que por si impossibilita a calendarização dos jogos durante a semana. Só podendo inclusive treinar ao final da tarde e num regime de treino específico relembra.

No que ao jogo propriamente dito, diz respeito, os técnicos disseram;
Horácio Gonçalves, no rescaldo da derrota sofrida em casa frente ao Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga disse: “Os Leixonenses devem sentir-se orgulhosos por tudo aquilo que estamos a fazer nesta época. Hoje ficou provado que as equipas de escalões inferiores podem ser melhores, o que prova que temos de trabalhar muito para vencer o jogo com o Leça."



Do outro lado, Slagalo, reconhece “as assimetrias entre as duas equipas, separadas por duas divisões, mas garante uma equipa do Leça FC, “moralizada e empenhada, pronta para jogar de igual para igual, sem medos e pronta para se possível trazer a vitória do Estádio do Mar e seguir em frente na competição”.

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC