RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quarta-feira, 1 de abril de 2020

LEÇA É O VENCEDOR DO PRÉMIO DE EQUIPA DO ANO

O Leça FC, quarto classificado da Série B do Campeonato de Portugal é o vencedor do prémio de equipa do ano dos prémios do Futebol de Matosinhos 2019/2020.

A equipa de Leça da Palmeira volta a vencer este prémio, depois de o ter conquistado na última edição dos prémios.

Aliado ao treinador do ano, Domingos Barros, o presidente do clube José António Pinho deu aos adeptos e sócios contratações surpreendentes e um plantel robusto de ideias de bom futebol, com jogadores experientes e alguns mais jovens.

No início da competição, a manutenção era o objetivo principal do Leça mas os resultados muito positivos deram um sinal de esperança de que talvez o velhinho Leça dos anos 90 estava de volta.

O Leça começou com cinco vitórias consecutivas no campeonato, com o melhor ataque e defesa do campeonato acima de clubes com um orçamento muito superior como o Arouca, o Lusitânia de Lourosa, o Trofense, a Sanjoanense, entre outros.

Se o Leça da época passada tinha dificuldades em apontar a mira à baliza e sofria muitos golos, agora é completamente o contrário. Até ao início da suspensão do campeonato, o Leça tem o quarto melhor ataque do campeonato e a sétima melhor defesa.

O espírito leceiro está presente em cada jogador que joga no onze base do Leça, que passa por:

  • Cristiano, um guarda-redes elástico, 
  • do lado esquerdo da defesa o capitão da casa, do qual correm nas veias os lemas do clube, Paulo Lopes, 
  • do lado direito depois da saída de Zé Carlos a presença do experiente Cláudio Borges, um dos melhores jogadores dos últimos anos da liga angolana, 
  • no centro da defesa o irreverente Né Lopes e o patrão da defesa que dispensa qualquer apresentação Pecks que liderava o Gil Vicente na primeira Liga com apenas 20 anos de idade.
  • No meio-campo uma trilogia com diferentes características, primeiro o '6' Samuel Teles o construtor de jogo, encaixando como uma luva na equipa, o maestro Nelsinho, com muito futebol para dar ainda aos 40 anos e João Paulo que é uma das promessas vindas de Cabo Verde.
  • No ataque a extremo direito o génio da lâmpada Isaac Boakye que dribla e finta como nenhum outro jogador na sua divisão, no lado esquerdo o monstro costa-marfinense Isaac Cissé, que faz jus à frase "cada tiro cada melro" ou seja cada chuto golo e a ponta de lança Adilson dotado de uma envergadura física extraordinária.
A equipa distribui-se num 4x3x3 clássico com um pivô defensivo, dois laterais que sobem muito no terreno, que dão muita profundidade e dois extremos que procuram o jogo interior.

Na primeira fase de construção, o Leça procura sempre a sair para jogar de forma organizada e bem rápida. A equipa explora muito bem os flancos provocando desequilíbrios à linha defensiva adversária devido aos ataques rápidos.

Uma equipa bastante forte e frontal à baliza procurando várias situações de desequilíbrio, explorando a profundidade dos avançados, para procurar o 1x1. Se estiverem pressionados e sem espaço para criar situações utilizam Adilson como fonte para promover o desequilíbrio como um ponta de lança polivalente, com combinações e triangulações.

Em termos defensivos, o Leça joga em 4x1x4x1, com um bloco muito alto, raramente permitem que o adversário jogue pelo corredor central.

O Leça no campeonato de Portugal tem 13 vitórias, sete empates e cinco derrotas, 41 golos marcados e 27 sofridos.


Diogo Bernardino    

Sem comentários:

Enviar um comentário


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC