Estádio Dr. Magalhães Pessoa
8.ª Jornada II Liga
Árbitro: Fábio Melo (AF Porto)
União de Leiria 1-3 Leixões
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Salvador Agra (20); Bica (60); Werton (63) e Pablo (71)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Genaro (11'), Werton (15'), Zag (35'), Dokou (43'), Lourenço (52'), Simão (59') e Naldo (73')
União de Leiria: João Bravim, Habib Sylla (Miguel Pires, 64'), Victor Rofino, Zé Pedro, Marc Baró (João Silva, 86'), Lottin, Genaro (Jair Matheus, 46'), Jordan van der Gaag, Bernardo Gomes (Dieu Michel, 64'), Juan Muñoz (Daniel Borges, 64') e Pablo Fernández
Treinador: Fábio Pereira
Leixões: Morro, Paulinho Mota, Naldo, Lourenço, Simão, Salvador Agra, Dokou (Ângelo Neto, 46'), Zag (Kanuric, 72'), Werton (Serif Nhaga, 82'), Ricardo Valente (Bryan Róchez, 82') e Bica (Cláudio Araújo, 68')
Treinador: João Fonseca
O Leixões venceu com o União de Leiria por 3-1 em jogo da 8.ª jornada da II Liga.
No regresso aos triunfos no campeonato, na segunda vitória consecutiva da equipa leixonense, o jogo entrou dividido nos instantes iniciais, com o Leixões a ter um 4-4-2 com Werton e Salvador Agra nas alas e Bica e Ricardo Valente na frente como a dupla.
A primeira grande oportunidade da partida foi aos 16 minutos, quando Bica com o pé esquerdo a rematar à malha da baliza defendida por Bravim, aquando da recuperação de bola em zona alta por parte da formação matosinhense.
Lottin aos 18 com um remate rasteiro colocado junto ao poste a ter uma bela oportunidade, mas Morro a esticar-se todo e a defender para canto.
O Leixões chegaria ao primeiro aos 20 minutos, aquando de um erro de Sylla que deu um presente para Salvador Agra para o experiente extremo na cara de Bravim rematar para golo.
Bica esteve perto de fazer o segundo aos 23, quando Paulinho do lado direito, a cruzar bombeado para o segundo poste, onde o avançado a cabecear, mas a bola a sair ao lado.
A turma do Lis não teve capacidade de ligar jogadas entre setores e por conseguinte chegar ao último terço, mérito da formação leixonense, que cria assim as jogadas mais perigosas do encontro.
Aos 33 Genaro viu Morro a negar o golo, com uma defesa vistosa, aquando do médio espanhol a receber a bola e a rematar sem preparação, para Morro esticar-se todo e a afastar a bola para canto.
Werton aos 41 a aproveitar a desatenção leiriense para tentar o golo, mas o guardião a desviar o remate, que por pouco teve perto de passar a linha de golo.
O Leixões colocaria a bola dentro da baliza aos 45, mas José Bica no momento do remate tava em posição irregular.
Aos 49 o Leiria teve uma bela oportunidade para empatar, mas o lance foi interrompido por fora de jogo de Jordan Van der Gaag.
Ricardo Valente aos 57 com um trabalho individual a acabar por atirar por cima da baliza de Bravim, daria o mote para o Leixões terminar com as dúvidas sobre quem venceria o encontro.
Aos 60 Bica aumentou para 2-0, com Werton a recuperar o esférico a lançar Bica na profundidade, com o avançado a fazer o resto, a ultrapassar o opositor direto, a puxar o pé direito, a rematar forte para o segundo.
3 minutos depois, o terceiro do Leixões, com mais uma perda de bola do Leiria, com Salvador Agra a recuperar o esférico, com Werton a passar por Sylla, que depois de ultrapassar o defesa, Bravim não pode fazer nada.
O UD Leiria reduziria aos 71 após um lance de insistência a resultar no golo, quando Jordan Van der Gaag a ver o seu remate a ser bloqueado e Jair a dar a bola a Pablo que com o pé esquerdo a disparar forte para o fundo das redes.
Cláudio Araújo rematou à barra aos 83 e no lance a seguir Naldo a aproveitar a bola mas Bravim a reagir rápido e a evitar mais um golo da turma leixonense.
O Leixões jogou em casa na próxima quinta às 20h15 em jogo com o Académico de Viseu e no domingo às 15h30 vai ao terreno do Paços de Ferreira para o campeonato.
Foto: Leixões SC SAD