RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quarta-feira, 8 de abril de 2020

"OS JOGADORES TEM DE CONTRIBUIR PARA A RECUPERAÇÃO ECONÓMICA"

O presidente da SAD do Leixões Paulo Lopo revelou que apresentou ao plantel proposta para receber os salários por inteiro mas de forma faseada, que "os jogadores tem de contribuir para a recuperação económica", em declarações à Renascença.

"O futebol é um negócio, contribui para a economia, é gerido, nos clubes, por SAD's em moldes empresariais e, por isso, os jogadores são funcionários como outros quaisquer. Ou seja, terão de estar sujeitos a estes mecanismos, mas, acima de tudo, dispostos a sacrifícios", mencionou Paulo Lopo.

"Os jogadores quiseram esperar pelas negociações entre o Sindicato e a Liga, que não chegaram a bom porto. O Sindicato achou que os jogadores não tinham de abdicar de nada, mas toda a gente tem de abdicar de alguma coisa para não colocar em causa o futuro. Temos um mecanismo legal, que é recorrer ao 'lay-off'. O Leixões é uma empresa e, se os trabalhadores de fábricas, comércio e restauração também terão de o fazer, os jogadores, que têm um ordenado muito maior, não são mais do que os outros e também o podem fazer", descreveu.

O presidente da SAD do Leixões afirmou que a decisão dos jogadores em não aceitar a proposta não surpreendeu.

"Deixa-me triste, mas é a realidade do futebol. Os jogadores não têm amor ao clube nem à camisola. São profissionais, pensam na sua vida e não estão dispostos a fazer sacrifícios pelos clubes. Mesmo aqueles nascidos e criados no clube que, na minha opinião, às vezes até são os piores. Mas não me surpreende porque acho que é um procedimento normal nos jogadores", apontou.

Paulo Lopo revelou que está disposto a ouvir os jogadores que queiram rescindir os contratos "terão garantias para o fazer sem custos acrescidos para ambas as partes".

"Há uma grande consciência dos clubes em tentar resolver as coisas a bem. A Liga e a Federação desenvolveram um trabalho extraordinário para aglutinar todas as posições. Não foi possível porque só nós é que estávamos dispostos a ceder e o Sindicato dos Jogadores não estava disposto a ceder. Os jogadores têm de contribuir para a recuperação da economia do país como todos os outros", insiste.

Caso o lay-off seja aceite, pela suspensão dos contratos de trabalhadores, o estado vai ajudar o Leixões em 70% do pagamento durante um mês desde o início do processo legal. 

O máximo que os jogadores podem ganhar são 1905 euros brutos por mês e o mínimo de 635 euros (o salário mínimo nacional).

O lay-off pode ser prorrogado por mais três meses, ou seja, caso ele seja aceite em abril, em maio a SAD do Leixões pode pedir a continuação da ajuda vinda do Estado até julho. 

Em setembro que está previsto a pré temporada 2020/2021 segundo indicações da UEFA e segundo os meios de comunicação como a SIC há um pré acordo para que o campeonato começa em outubro, o que leva à suspensão da Taça da Liga, que a meia final da Taça seja a uma mão e à paragem de Natal, o que dá a indicar um 'boxing day' à portuguesa.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC