RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quarta-feira, 6 de maio de 2020

OFICIAL: FPF ANUNCIA REFORMULAÇÃO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou em comunicado a reformulação do Campeonato de Portugal, bem como a criação da terceira liga para 2021/2022.

"Na época 2020/21 competirão no Campeonato de Portugal as seguintes 96 equipas: duas vindas da Liga Pro, 70 que permanecem, 20 que ascendem das competições regionais e 4 novas equipas B. Nas três épocas seguintes, a «III Liga» e o Campeonato de Portugal verão o número de clubes reduzir-se até 76", referiu o comunicado.

Dos 22 campeões das associações distritais apenas 20 podem ir ao Campeonato de Portugal, dependendo de variantes que já são do conhecimento do público em geral.

"O plano tem os seguintes principais objetivos: Assegurar o maior número possível de projetos equilibrados; Aumentar a competitividade; Melhorar a qualidade de jogo; Aproximar os adeptos do futebol local; Criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos sub-19 para os seniores e garantir um formato adequado ao que se prevê venha a ser a próxima época, no quadro da pandemia COVID-19", menciona o comunicado

O Campeonato de Portugal passa a ser realizado da seguinte forma: Na primeira fase são oito séries de 12 equipas cada, sendo que o primeiro de cada série apura-se para o acesso à Segunda Liga e os 2.º ao 5.º lugar apuram-se para o acesso à terceira Liga. As últimas quatro equipas de cada série descem aos campeonatos distritais.

Na segunda fase as oito equipas vão ser divididas por duas séries, sendo que o primeiro de cada série sobe à Segunda Liga e competem na final para decidir o vencedor da prova. Com esta grande novidade estão eliminados os play-off's que muitas equipas se queixavam.  

A Federação não referiu no comunicado se as equipas começam a segunda fase com zero pontos ou com metade dos pontos como é comum noutras modalidades como o andebol.

Em relação à qualificação para a nova Terceira Liga, vão haver oito séries com quatro equipas cada, sendo que o primeiro e o segundo classificado sobem à Terceira Liga que vai ser constituída por 24 equipas no total.

As 24 equipas no total são as seguintes: dois clubes que descem da II Liga, os dois primeiros classificados de cada série de acesso à Terceira Liga e as seis equipas que estiveram na fase de acesso à segunda liga e não o conseguiram.

Nas próximas três épocas a Terceira Liga vai ter 24 equipas no seu total, sendo que na época 2023/24 desce para 20. No Campeonato de Portugal tem 60 equipas, sendo que na época 2022/23 passa a ser 56 como na época 2023/24.

“O CP cria mais oportunidades aos jovens jogadores, seja através do incentivo à entrada de quatro novas equipas B, mas também por via das alterações no estatuto dos atletas formados localmente, que passam a ir até aos 19 anos, e da obrigatoriedade de estarem inscritos na ficha de cada jogo 13 jogadores que respeitem aquela condição", revelou o diretor técnico nacional José Couceiro à Lusa.

Só serão admitidos estrangeiros com visto ou contrato profissional, a limitação a um número máximo de 27 jogadores inscritos por equipa.

No Campeonato de Portugal como na Terceira Liga a FPF acertou com o Sindicato a condição de que os jogadores tem como valor base de remuneração o salário mínimo nacional (635 euros)

A partir de 2020/2021 a taxa de jogo sofre uma redução significativa e há ajustes no valor de inscrição de jogadores.


Fonte da Foto: FPF


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC