RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Leixões na Taça das Taças. Dois jogos na RDA , depois de vencer a Taça de Portugal em 60/61.


Meias-finais da Taça de Portugal 1960-61: a 2 de Julho, o FC Porto elimina o Sporting (1-2, 4-1) enquanto o Leixões afasta o Belenenses (3-2, 2-1).
Com dois representantes do Norte, e da mesma associação distrital, a federação portuguesa concede aos dois clubes o direito a se entenderem quanto ao local da final. Esta será nas Antas, casa do FC Porto. E presenciada por Américo Tomás, chefe de Estado. E não é que, uma semana depois, a 9 de Julho, o oitavo classificado do campeonato surpreende o país com uma vitória inequívoca por 2-0, golos de Silva (68'') e Osvaldo Silva (70''), este último dispensado do FC Porto em 1959 e futuro vencedor da Taça das Taças-64 pelo Sporting?!
Começa aqui a fantástica odisseia europeia do Leixões, primeiro representante nacional na recém-criada Taça das Taças.
Em 1961-62, época em que o Benfica levanta a segunda Taça dos Campeões, os leixonenses também brilham por sua conta.
Na primeira eliminatória até causam sensação, porque todos julgavam o Leixões eliminado após o resultado desfavorável de 6-2 na Suíça. A 5 de Outubro, o pelado do Campo de Santana vive uma das melhores tardes desportivas com um rotundo 5-0. Venha daí o Progresul, da Roménia.
Nessa segunda ronda, a UEFA já não permite o pelado do Santana, em Matosinhos, e o jogo é em Lisboa, no relvado do José Alvalade: 1-1 com golo de Osvaldo Silva, o mesmo que garante o 1-0 em Bucareste.
Segue-se o Motor Jena, da RDA, para os quartos-de-final. Chega-se ao acordo das datas e dos locais (Lisboa e Jena), mas os alemães recuam e propõem os dois jogos em casa (Jena), com estada paga ao Leixões na RDA. Os leixonenses não aceitam e obrigam à intervenção da NATO, que nega os vistos de entrada em Portugal aos jogadores alemães - há quem diga que Salazar também dá o seu parecer negativo...
A UEFA fecha os olhos, fecha a boca e tapa os ouvidos. Pura e simplesmente, não é tida nem achada no assunto. A NATO é que sabe. E o Leixões vai mesmo jogar a eliminatória na RDA, um país que erguera o Muro de Berlim no ano anterior. Na aventura (nada democrática), o Leixões empata 1-1 em Jena e perde 3-1 em Gera (campo "neutro"). É eliminado. Se fosse hoje... Se fosse hoje, Carl Zeiss Jena (3.a divisão alemã) e Leixões (Liga orangina) disputavam a Taça dos oitavos classificados
Nas meias-finais, a NATO (há quem diga que Franco também dá parecer negativo) recusa o visto aos alemães e o Atlético Madrid tem de jogar em Gera e em Malmö (campo neutro, sem aspas).

Rui Tovar ( jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC