RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

LEIXÕES COMEÇA CAMPEONATO COM O PÉ DIREITO

Estádio do Mar, em Matosinhos.

1.ª Jornada da II Liga

Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa).

Leixões 3-1 Farense


Ao intervalo: 2-1

Marcadores: Morim, (4); Elves Baldé, (15); Sapara, (27) e Diogo Leitão, (90+1)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Morim (29), Alex Pinto (37), Sapara (45), Léo Bolgado (48) Mancha (53), Amine (55) e Paollo (89).


Leixões: Beunardeau, João Amorim, Gustavo França, Léo Bolgado, Seck, Nduwarugira, Thalis (Jeferson Encada, 59), Fabinho (Diogo Leitão, 77), Morim (Ben Hassan, 64), Sapara (Kiki, 64) e Wendel (Yuri, 77).

Treinador: José Mota


Farense: Rafael Defendi, Alex Pinto (Loide Augusto, 82), Gut, Mancha, Abner (Henrique, 46), Amine, Fabrício Isidoro (Mica, 70), Lucca, Elves Baldé (Mayambela, 70), Vasco Lopes (Paollo, 46) e Pedro Henrique.

Treinador: Jorge Costa


O Leixões começa o campeonato com o pé direito vencendo o Farense que na época passada estava na I Liga, com uma exibição convincente e com golos de enorme qualidade. 

Os 'bebés do mar' receberam novamente o calor dos adeptos e sócios no seu estádio um ano e meio depois, com a presença de 582 adeptos e sócios, que preencheram o estádio nos limites permitidos pela DGS e pelo Governo.

No primeiro encontro em que os reforços puderam ser utilizados José Mota apostou em seis novos jogadores no onze: Beunardeau ex-Gil Vicente; João Amorim ex-Cova da Piedade, Léo Bolgado ex-Alverca, Gustavo França ex-Nacional SP, Fabinho ex-Académica e Thalis ex-Oliveirense. 

Numa partida muito bem disputada e com um excelente ritmo para início de campeonato, a formação matosinhense esteve na maioria do encontro no comando das operações do jogo, com jogadas de belo recorte técnico.

A formação de Jorge Costa começou a ter bola no encontro, mas foi sol de pouca dura e sofreu muito cedo o primeiro golo.

Os leixonenses entraram a todo o gás após um contra-ataque rápido bem realizado logo aos quarto minutos pelo reforço Thalis que demonstrou bons toques com bola, a dar a João Amorim que com um cruzamento açucarado deu a bola ao 'menino' da casa Hélder Morim para de primeira de rompante bater Rafael Defendi que não teve hipóteses de defender.

Os contra-ataques continuam a ser uma das armas mais fortes ao dispor de José Mota, mas isso aliou-se à entrega e determinação dos atletas durante o encontro, demonstrando que o trabalho de casa era bem-feito.

O Farense tentava reagir ao golo sofrido e a acalmar a partida, pois não conseguia travar o ímpeto leixonense embalado pelos cânticos e apoios dos adeptos, os condimentos da salada que faltou na última temporada como diziam muitos treinadores e jogadores. 

No primeiro lance de grande perigo do Farense, a formação algarvia chegou ao empate. 

Aos 15 uma grande arrancada de Elves Baldé pelo corredor esquerdo com o extremo a ultrapassar com a sua velocidade supersónica João Amorim que chegou atrasado e atirar a contar, sendo que a bola ainda desviou num defesa antes de entrar.

A partir do golo, o Leixões esteve intranquilo em campo, perdendo várias bolas com facilidade, com o Farense a ter mais bola, mas sem causar muitos problemas à linha defensiva leixonense. 

Foi num lance extraordinário, digno de ver e rever, que os 'bebés do mar' voltaram à vantagem no marcador.

Aos 27 num contra-ataque rápido, Morim que não acusou a pressão do seu primeiro jogo a titular a sénior ser com a presença do efusivo público leixonense, a dar a bola a Sapara que sem qualquer pressão no corredor central, do meio da rua com um chapéu extraordinário aproveita o aditamento de Defendi e volta a colocar o Leixões na frente. Este é o segundo golo do nigeriano na temporada.

Aos 45 Wendel quase marca em duas ocasiões, onde só foi um grande corte que travou a possibilidade de o Leixões ir para as cabines a vencer por 3-1 e depois a pontaria do avançado a falhar.

Na raça o Leixões conseguia colocar em campo os seus atributos, o Farense tinha dificuldades em impor o seu futebol.

Na segunda parte, Jorge Costa operou duas alterações para mexer com a equipa e dar mais elementos ofensivos, mas não trouxe nada de novo e foi o Leixões que teve a primeira grande oportunidade.

Aos 50, Wendel com uma oportunidade de ouro, isolado frente a frente com Defendi, em vez de rematar de primeira, tentou ultrapassar o guardião, mas acaba por permitir a antecipação de Gut.

Aos 53 após uma jogada em tabela dos algarvios, Pedro Henrique em esforço quase bateu Beunardeau. 

O Leixões parecia ter o jogo controlado e ao longo do jogo os treinadores das duas equipas refrescaram os seus onzes, com peças novas.

Ben Traoré ex-Tirsense e Yuri ex-Ferroviária estrearam com a camisola leixonense neste encontro.

O Farense criava momentos de grande pressão, colocando toda a carne no assador, sendo que o lance de maior perigo foi aos 83 Beunardeau foi obrigado a uma defesa de alto nível com Gut a ganhar nas alturas após a marcação de um canto.

O Leixões terminou com as dúvidas que ainda haviam no resultado aos 90 minutos, com uma grande arrancada de Encada que acreditou mais do que o defesa, e frente ao guarda-redes, assiste para Diogo Leitão apontar o golo.

A última vez que o Leixões venceu na 1.ª jornada da Liga Portugal 2 foi em 2013/14, quando venceu o Feirense por 3-0 e volta a abrir com o pé direito o campeonato, oito temporadas depois.

O Leixões vai defrontar o Chaves na segunda-feira às 18:00 para a 2.ª jornada da II Liga fora de casa. 


Fonte das Fotos: Leixões SAD


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC