RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

LEIXÕES REGRESSA AOS TRIUNFOS

Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia

II Liga Jornada 15

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

FC Porto B 1-2 Leixões


Ao intervalo: 1-1

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Furlan (36), Carlos Gabriel (45+1), Brendon (58), Christophe (73), Justiniano (75). Treinador José Mota (88)

Marcadores: Jefferson Encada (17), Danny Loader (23 g.p.) e Kiki (90).


FC Porto B: Ricardo Silva, Diogo Bessa (Carlos Gabriel, 39), João Marcelo, Pedro Justiniano, Rodrigo Pinheiro, Tiago Matos, Rodrigo Valente, Johan Gómez (Mor n' Diaye, 71), Francisco Conceição, Gonçalo Borges (Igor Cássio, 72) e Danny Loader

Treinador: Rui Barros


Leixões: Beto, Edu Machado, Brendon, Pedro Pinto, Rafael Furlan, Christophe, Bruno Monteiro (Rucker, 90+4), Jefferson Encada (Kiki, 79), Avto (Paulo Machado, 79), Wendel (Sapara, 67) e Nenê (Rui Pedro, 90+4).

Treinador: José Mota


O Leixões regressou aos triunfos no campeonato dois meses depois, com um golo ao cair do pano de Kiki e grandes intervenções de Beto a serem cruciais para os 'bebés do mar' saírem da zona vermelha da classificação.

O Leixões obteve hoje a sua primeira vitória fora de casa na II Liga.

Os 'bebés do mar' conseguiram um triunfo muito importante e que dá mais motivação para os próximos encontros aproveitando a sina da formação B dos Dragões que pela segunda jornada consecutiva deixou fugir pontos nos derradeiros momentos da partida. 

No regresso de José Mota ao comando do Leixões 11 anos depois este fez três alterações em relação ao último encontro com as entradas de Bruno Monteiro, Jefferson Encada e Wendel nos lugares de Rodrigo Ferreira, Lucas Lopes e Rui Pedro.

Os matosinhenses sabiam que iam defrontar uma equipa com muitos talentos jovens, que com a sua irreverência e ousadia iam dar muito trabalho. 

José Mota fez muito bem o trabalho de casa, colocando a equipa leixonense como uma equipa mais compacta, organizada, travando nos corredores laterais a velocidade dos extremos portistas.

O FC Porto B com mais posse de bola durante o encontro, mas não conseguia criar grande perigo durante a primeira parte, sendo que apesar de ter mais bola no setor do meio-campo do terreno, só por duas vezes é que colocou à prova Beto por Francisco Conceição aos 14 minutos e por Johan Gómez aos 21.

O Leixões jogava mais no contra-ataque, com o bloco intermédio a explorar sempre a profundidade dos avançados e foi a equipa que criou mais lances de perigo durante a primeira parte.

Após uma boa tentativa de Furlan aos nove minutos, depois de Nenê no lance seguinte ter colocado a bola no fundo das redes, mas estava em fora de jogo, os 'bebés do mar' iam chegar ao primeiro golo.

Depois da ameaça do brasileiro, o Leixões concretizou quando aos 17 minutos num cruzamento de Avto, Christophe tenta o remate que embate num homem da casa e Jefferson Encada beneficiou quando após ter rodado sobre um elemento da defesa portista, remata cruzado e seco para o fundo das redes. Primeiro golo do guineense na época.

Avto aos 19 com um remate cruzado esteve perto de aumentar a vantagem para o Leixões, mas foi a formação portista que não se desmoralizou que chegaria ao empate.

Aos 22 minutos, Francisco Conceição que tem um pé esquerdo de grande qualidade, como gritava Beto por várias vezes, consegue ganhar no um contra um com Furlan que fez falta no coração da área.

Beto ainda defendeu o penálti de Danny Loader, porém, na recarga, aos 23 o dianteiro inglês teve frieza para colocar a bola longe do alcance do internacional pela seleção nacional.

Até final da primeira parte, seria o Leixões a ter as melhores situações para chegar ao golo, com destaque para Jefferson Encada aos 27 quase a marcar quando isolado no corredor direito arrancou e Ricardo Silva defendeu a dois tempos.

O início da segunda parte começou com muitos erros, passes errados e jogo sem ligação por parte de ambas as equipas, com a equipa B portista a ter duas ocasiões durante os primeiros 15 minutos para dar a reviravolta ao marcador.

Primeiro aos 48 por Johan Gómez com o remate a sair ligeiramente por cima do travessão e aos 59 por Francisco Conceição com um forte disparo que saiu ao lado do poste direito de Beto. 

A partir daqui o jogo passou a ser diferente, com o Leixões a ter um pouco mais de posse de bola e a organizar melhor as suas jogadas.

O guardião Beto foi a grande figura da partida, a partir daqui, sempre com intervenções de nível elevado. 

Primeiro aos 64 Gonçalo Borges com um remate seco, fez Beto aplicar-se com uma defesa com as pernas, aos 82 por Francisco Conceição que não foi capaz de aproveitar a oportunidade de ouro concedida.

Aos 68 Sapara entrou para o lugar de Wendel e percebeu-se que José Mota mudou para o 4x3x3, com Avto como jogador mais ofensivo do meio-campo leixonense, quase como um segundo avançado.

Com o Leixões mais fechado e à procura do erro dos 'dragões', Rafael Furlan aos 84 quase apontou um golo olímpico com um remate de muito longe bem perto do poste esquerdo da baliza de Ricardo.

Aos 89, ia chegar o momento decisivo da partida, a explosão de alegria que os leixonenses ambicionavam há muito tempo. 

Após uma má opção atacante dos azuis e brancos, Paulo Machado que deu mais consistência e dimensão ofensiva aos matosinhenses, recebe um excelente passe, após um excelente contra-ataque, dá a bola a Kiki que de primeira colocou no ângulo superior da baliza como se diz na gíria do futebol onde 'mora a coruja'.  

No último lance da partida, o veterano guarda-redes Beto protagonizou uma defesa espetacular após um cabeceamento de Mor Ndiaye e selou o triunfo para o conjunto de José Mota.

O Leixões com esta vitória moralizada, na raça, com um espírito de sacrifício e determinação, ainda tem de melhorar em vários aspetos, mas este triunfo permite moralizar ainda mais os jogadores para os próximos encontros que serão decisivos.

O Leixões, 15.º classificado com 14 pontos e com um jogo em atraso, vai defrontar o Chaves, este sábado às 11:00 na próxima jornada.


Fonte das Fotos: Duarte Rodrigues


Diogo Bernardino
 

Sem comentários:

Enviar um comentário


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC