RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

sábado, 21 de março de 2020

TRADIÇÃO, RAÇA, AMOR E PAIXÃO: LEÇA FC FAZ HOJE 108 ANOS

O Leça FC faz hoje 108 anos de história recheado de conquistas, títulos e presenças no escalão máximo do futebol português.

Constantino, José da Rocha, Diogo Pedras, Cao, Serifo, Alfaia, Vladan Stojkovic, Fran, Paulo Lopes entre outros jogadores fazem parte da história do clube leceiro.

De acordo com relatos da imprensa, o Leça realizou o primeiro jogo oficial a 03 de setembro de 1913 frente ao 1.º Portugal de Matosinhos.

O Leça esteve quatro temporadas na Primeira Divisão, sendo que três nos anos 90 entre as épocas 95/96 a 97/98.

O Leça venceu o campeonato nacional da II Liga em 94/95 liderado por Joaquim Teixeira e um plantel recheado de talento para dar e vender.
Com um orçamento limitado, a formação do Leça teve muitas dificuldades para na época 95/96 se manter na primeira divisão, mas a perseverança e o espírito guerreiro dos leceiros ao longo do campeonato e no encontro em casa com o Sporting de Octávio Machado num estádio cheio que nem um ovo, na última jornada o Leça conseguiu ser uma das sensações do campeonato e manter-se por mais duas temporadas no top do futebol português.

Em 1998/99 devido a um caso bem conhecido, o clube teve de descer à segunda divisão, mas mesmo assim com muito sacrifício e luta apesar dos problemas conseguiu mostrar o excelente futebol que é praticado em Leça da Palmeira.

De recordar que outrora o relvado do Leça foi considerado o melhor do país, num estádio que perdurou durante anos e anos, cheio de histórias para se contar.

No início dos anos 40, a formação do Leça que subiu à primeira divisão, era formada maioritariamente por homens da terra, todos eles amadores.

Numa participação que teve um motivo de enorme orgulho para as gentes leceiras, a formação de Leça da Palmeira honrou a camisola como é costume em jogadores que fazem a formação no clube e fazem parte do plantel sénior como Paulo Lopes, capitão e Domingos Barros, treinador.

A equipa inscreveu-se na Associação de Futebol do Porto em 06 de maio de 1922, ao qual o extinto Primeiro de Janeiro descrevia a festa realizada no antigo campo Hintze Ribeiro.

«Leça F.C. - Programa de festas realizado no campo Hintze Ribeiro, para comemorar a inauguração da sua bandeira associativa: 8 h - hasteamento da bandeira, tocando nessa altura a banda da Carris, em que se seguirá a marcha pelas ruas de Leça; 10 h - jogo entre o 3.º team do Leça F.C. e um misto do Porto; 12 h - Jogo entre o 2.º team do Leça F.C. e o 2.º team do Ramaldense F.C.; 15,40 h - corridas de velocidade e de 3 pernas (inter-sócios); 16 h - desafio de futebol entre o 1.º team do Leça F.C. e o 1.º team do Ramaldense F.C.; 17,40 h - corridas de velocidade entre crianças e corridas de sacos. No dia seguinte foram entregues os prémios aos vencedores», descreveu o jornal.

Atualmente o Leça faz parte do Campeonato de Portugal mas para voltar ao topo dos campeonatos nacionais, teve de suar muitos anos e foi na época 2017/18 com um plantel bem constituído de jogadores da casa em conjunto com a experiência de Ramalho, Pedras, Vítor Fonseca conseguiram surpreender os concorrentes diretos à luta pelo título. 

A subida ao Campeonato de Portugal demorou a ser efetiva, pois o Leça perdia em Paredes por 2-0 um jogo importantíssimo depois de ter ganho o título da série 1, era num jogo que ia decidir toda uma época mas foi a desistência do Sporting B que levou o Leça a subir de divisão e a regressar anos depois aos campeonatos nacionais.

O Leça em 2018/19 teve muitas dificuldades para se manter na divisão, mas conseguiu manter-se à última e nesta época está a surpreender todos os envolventes e está a quarto pontos do sonho de poder regressar à II Liga.

Tem sido muito duro a vida do histórico clube, que ainda tem de resolver os problemas financeiros dos erros do passado, mas em dia de festa, os dias em Leça da Palmeira são de enorme felicidade, pela capacidade do clube reerguer-se dos problemas e apresentar um excelente plantel misto de juventude e de experiência.   

https://www.youtube.com/watch?v=LvgUqf1qTBg - Vitória do Leça sobre o Sporting por 1-0 em 97/98.

https://www.youtube.com/watch?v=Eo5mwO3R_Ys&t=36s - Último jogo da época 95/96 frente ao Sporting no estádio do Leça (1-1).

https://www.youtube.com/watch?v=SQkmv-knnZk - Vitória em Felgueiras na época 95/96 por 2-1.


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC