RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quinta-feira, 27 de junho de 2013

ASSUNTO PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO (que futebol vamos ter na próxima época?)


Paulo Francisco enviou-me este email que passo a transcrever na integra e, faço-o com o propósito de abrir uma discussão sobre que futebol teremos ao nível dos quadros competitivos na época de 2013/2014
 
Email de PAULO FRANCISCO
 
....a mais que possível subida do Perafita, a desistência das equipas B, do Ermesinde, do aldeia nova, do Atl.Vilar...e as que ainda não se sabem...
leva-nos a uma pergunta:
QUE 2ª DISTRITAL TEREMOS?
É importante nao se dar só importancia à Elite e Honra da AF Porto. Haver alguém que se importe com os mais pequenos, porque o futebol sem os mais pequenos também nao faz sentido.
A Elite da AF Porto vai ter 22 equipas, mas desistiram as equipas B e o Perafita está quase confirmado na 2ª Nacional.
Isto vai afazer com que subam à Elite para fazer 22 equipas, o S.Martinho, o Barrosas, o Canidelo, o D.Sandinenses e ainda...incrivelmente...o Maia Lidador, que passa da 1ª distrital à Elite, subindo 2 divisões...
Havendo uma Honra com 16 clubes, além dos previstos melhores 6 de cada série da 1ª distrital, sobem ainda Leverense, Gens, Senhora da Hora, Marco 09 e o melhor entre Pedroso/Alfenense.
Já com as desistências acima referidas, isto faz com que sobrem 52 equipas, porque se a 1ª distrital são 2 séries de 16 (32 equipas), restam 20 (!!!) equipas para a 2ª distrital.
Com 20 equipas, como será organizada a 2ª distrital?
Uma série de 20 equipas? Com os clubes a fazerem 38 jogos? Clubes com dificuldades financeiras a ter de fazer deslocações de Soalhães e Vila Boa Quires, a Gaia? Ou 2 séries de 10 e as equipas quase nem jogam? A fazerem 18 jogos? Que cenários poderia haver?
 
- Final da 2ª distrital?
- Redução da Elite para 20 ou 18?
- Alargamento da Honra a 20 ou 22?
 
Fica lançada a discussão, mas acima de tudo que chegue este cenário à maior parte dos clubes que não pensa nestas coisas e depois é surpreendido.
 E que possa chegar à AF Porto também... Há que defender os interesses dos mais pequenos, daqueles que estão no topo, que quase só jogam por desporto, mas que têm despesas muito grandes também. E depois acontecem mais desistências como as que já estão confirmadas e aquelas que ainda não se sabem...
É assim anda por estes dias o futebol distrital pelo Porto!
Um Adepto fervoroso de um clube Gaiense!

4 comentários:

  1. isto e assim.a 3 divisao foi extinta mas deviam aranjar outra divisao no nacional.para por o caso os da antiga 2 b os da 3 divisao.numca partir de meter os clubes da 2 e 3 divisao meter nos destritais...faziam um liga de elite nacional da federaçao com 16 equipas.e continuar na mesma honra.1 destrital e 2 destrital.as cotas sao facies de se fazer.a federaçao era obrigatoria a aranjar um escalao nacional para padroense.infesta.lousada.pedras rubras .paredes.aliados de lordelo.vila mea.isto sim era justiça desportiva.gostava que o sr mitch.fizese um topico sobre este comentario ao futebol tambem de matosinhos.obrigada

    ResponderEliminar
  2. Era importante que quando se decide alterar, como foi o caso da Assembleia da AFP, se tivesse a certeza quais os clubes que de facto estavam inscritos. Ter trabalhado numa proposta sem a certeza de que os clubes se inscreviam, da neste cenário de incerteza que em nada benificia o futebol e cria graves problemas aos clubes, num momento em que os recursos são tão debeis.
    Neste momento, cabe à AFP obrigar os clubes a darem uma resposta objectiva, se se inscrevem ou não e aí ou se mantem o que foi decidido, se se inscreverem ou então têm que reorganizar tudo de novo, e estudar a reorganização dos campeonatos distritais. A decisão de acabar com os nacionais, impede que cerca de 2000 jogadores e cerca de 200 tecnicos (inseridos nas equipas tecnicas)...etc, possam competir a nível nacional.

    ResponderEliminar
  3. Caro anonimo que fala que a FPF deveria criar uma divisão... meu caro, entao a FPF quis acabar com a IIIN e ía criar uma divisão?

    As Associações é que devem ser organizadas e pelos vistos todas estao a ser menos a AF PORTO.

    Faz todo o sentido localizar mais o futebol numa altura em que não existe grande apoio financeiro aos clubes mais pequenos, agora cabe á AFP organizar-se de forma a ajustar as coisas. Uma elite com 22clubes este ano, para o ano 20 (parece um numero elevado), uma Honra com uma série de 16 equipas, é ajustado, mas depois é preciso criar uma 1ª Distrital com as equipas sobrantes e dividilas em séries de 12/14 clubes para que haja menores deslocações, um numero razoavel de jogos (22/26) e assim reduzir os encargos com policiamento e taxas de jogos que se tem de pagar á AFP, havendo mais "bairrismo" nas séries acaba por haver mais uns trocados de receitas.

    Não é assim tão dificil de organizar a AFPorto...o que há são jogos de interesse

    ResponderEliminar
  4. A A. F. Porto toma decisões sem consultar os clubes, e sabe-se lá de onde vem estas ideias. Uma divisão de elite faz todo o sentido, mas não desta forma...18 clubes eram mais do que suficientes!
    A ideia das equipas B até faz sentido para rodar jovens jogadores mas nunca obrigando estas equipas a serem profissionais!!! (dai a possivel desistencia das equipas B)... e agora lembraram-se que os treinadores da elite tem obrigatoriamente de ter curso de segundo nivel... quando não há cursos á uma serie de anos... e assim se vai matando o futebol distrital no porto... enfim... é o futebolzinho que temos!
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC