RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

INFESTA - EQUIPA DA SEMANA (para o jornal OJOGO)

FC Infesta
BI do clube
Fundação: 1 de Agosto de 1934
Estádio: Parque de Jogos Manuel Ramos
Lotação: 500 lugares
Sócios: cerca de 500 (pagantes)
Equipamento: Camisola branca com listas azuis e calções azuis
Títulos: Campeonato da AF Porto (39/40, 48/49, 56/57, 73/74, 83/84 e 10/11); subida à III Nacional (75/76), III Nacional (88/89)



Montanha Russa

O trajecto do Infesta ao longo das últimas quatro épocas é, no mínimo, radical. Após 20 anos consecutivos na II Divisão Nacional, o clube desceu à III em 2008/09 e, na época seguinte, caiu mesmo para a Divisão de Honra da AF Porto. Tratou-se de uma queda abrupta, mas o inferno da distrital durou apenas um ano. A equipa subiu e agora lidera mesmo a Série B da III Divisão, ao cabo de 12 jornadas. No fim-de-semana, ganhou em Mêda e beneficiou dos empates do Grijó e do Sousense para se isolar no comando.
"Fomos todos responsáveis pelas descidas. Houve menos investimento do que nos anos anteriores, as derrotas começaram a surgir e entrou-se num ciclo vicioso", contextualiza José Manuel Ribeiro, o actual treinador que na altura era adjunto de Manuel António. "Não se ter trocado de treinador de uma época para a outra foi o principal motivo", defende José Teixeira, vice-presidente para o futebol sénior. Já o presidente, o histórico Manuel Ramos, desvaloriza por completo derrapagem vertiginosa. "Não se passou nada de especial", considera.
Refeito do pesadelo, o Infesta volta a sonhar pela positiva, mas com cautela. "O objectivo é ficar nos seis primeiros na fase regular para assegurarmos já a permanência. Mas temos condições para lutar pela subida. Vamos lutar sempre, mas podemos abdicar da participação na II Divisão, se concluirmos que não temos condições para isso", explica Manuel Ramos, presidente do clube desde 1973 e financiador quase exclusivo. Aos 78 anos, quer retirar-se. "O meu genro, José Guimarães, seria a pessoa ideal para me suceder, mas além de dinheiro é preciso disponibilidade. É difícil o clube sobreviver sem mim. Tenho paciência de rei", diz .

O treinador
Paixão eterna
José Manuel Ribeiro entrou para o clube aos nove anos. Sócio e ex-jogador (lateral-direito), agora é o treinador da equipa principal, depois de ter sido adjunto. Professor de Educação Física numa escola de São João da Madeira, já conta com uma subida na curta carreira a solo e olha com ponderação para o primeiro lugar da equipa na Série B da III Divisão. "Não sei se isto é uma surpresa. O plantel não fica atrás de nenhum outro, mas o campeonato é muito equilibrado. Uma derrota pode fazer-nos baixar muito na classificação", afirma o técnico, para quem "o lugar do Infesta é na II Divisão Nacional, pela história e condições que tem".

VITINHA I capitão
'Tu cá tu lá' com Deco
Vitinha é um dos jogadores mais experientes do Infesta. A cumprir a décima época consecutiva ao serviço do clube, divide a actividade desportiva com a feira, onde vende meias e cuecas. Abraçou o negócio ao lado da mulher, depois de perceber que seria impossível viver em exclusivo do futebol. Para trás, ficou um percurso interessante, com passagens pela formação do FC Porto e pelos seniores do Salgueiros (98/99), onde foi colega de Deco, algo que diz com orgulho.

O JOGO

Sem comentários:

Enviar um comentário


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC