RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quarta-feira, 7 de abril de 2021

SORTEIOS DAS PROVAS FINAIS DE SUBIDA DE DIVISÃO DECORREM A 14 E 15 DE ABRIL

Os sorteios das provas finais de subida de divisão, que reformularam os campeonatos esta temporada de forma a que a AF Porto indique as equipas que sobem decorrem a 14 e a 15 de abril, revelou a Associação em comunicado.

Em relação ao sorteio das fases de grupos da Divisão de Elite e de Honra estas decorrem a 14 de abril. A divisão de elite às 18:00 e a divisão de honra às 18:30.

Na 1.ª e 2.ª divisão a 15 de abril. A 1.ª divisão às 18:00 e a 2.ª divisão às 18:30.

Em relação ao sorteio da Taça esta ainda não tem data marcada, mas deve ser realizada este mês ou em maio, devido ao facto das meias-finais e final se disputarem em junho.

Os sorteios vão dar em direto no Facebook da AF Porto devido ao facto dos auditórios estarem encerrados até 18 de abril, sendo que no plano de desconfinamento apresentado pelo governo estes só reabrem a 19 de abril ao público.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

AF PORTO REFORMULA CAMPEONATO E CRIA PROVAS FINAIS DE SUBIDA DE DIVISÃO

A AF Porto anunciou o reformulamento dos campeonatos e cria provas finais de subida de divisão de acesso facultativo, com fase de grupos na primeira fase e por eliminatórias na segunda fase, revelou em comunicado.

Na primeira fase os Clubes agrupados em séries, em número não superior a quatro e na segunda fase será disputada em sistema de eliminatórias, até se encontrar as equipas que sobem de divisão. 

Nos 16 avos de final, oitavos, quartos e meias finais vai se realizar apenas um só jogo, em campo neutro definido pela AF Porto. 

A primeira Eliminatória da segunda fase será condicionada a que o 1.º classificado de uma série jogue sempre com o 2.º classificado de outra série.

Os Clubes participantes serão colocados pelo ranking de acordo com a pontuação obtida aquando da suspensão das provas, sendo que serão constituídos quatro potes. O sorteio para a criação das séries, será realizado retirando um representante de cada pote para a respetiva série.

Os Clubes que querem jogar transitam com o número de pontos obtidos ate à data da suspensão das competições, sendo que aquelas que não tenham disputado a totalidade das jornadas terão a sua pontuação, e classificação, corrigidas pela aplicação do coeficiente de pontos, que se trata da divisão de pontos obtidos pelo número de jogos realizados pelo clube, para que todos os clubes tenham o mesmo número de partidas e respeitando os critérios de desempate.

Em relação à divisão de elite onde estão o Padroense e o Infesta foram realizadas 14 jornadas. 

O Infesta realizou todas as jornadas e tem 11 pontos e o Padroense com dois jogos em atraso com o coeficiente de pontos (14/12=1,16) dá à equipa de Padrão da Légua 16 pontos. Na classificação final o Padroense fica em 11.º lugar e o Infesta em 17.º.

Na divisão de honra onde estão o Leça do Balio; Custóias e Lavrense foram disputadas 13 jornadas.

O Lavrense fez todas as jornadas e tem 23 pontos; o Custóias com um jogo em atraso com o coeficiente (23/12=1,91) dá à equipa orientada por Mário Rui Ferreira 24 pontos e o Leça do Balio com três jogos em atraso com o coeficiente (21/10=2,1) fica com 27 pontos. 

Na classificação final o Leça do Balio fica em 1.º, o Custóias em 2.º e o Lavrense em 3.º.

Na 1.ª divisão onde estão o Aldeia Nova, Lusitanos, Perafita e Senhora da Hora foram disputadas 11 jornadas.

O Aldeia Nova com dois jogos em atraso com o coeficiente (25/9=2,77) fica com 30 pontos; Os Lusitanos com dois jogos em atraso com o coeficiente (18/9=2) fica com 22 pontos; o Senhora da Hora com um jogo em atraso com o coeficiente (13/10=1,3) fica com 14 pontos e o Perafita com um jogo em atraso com o coeficiente (2/10=0,2) fica com os dois pontos que tinha.

O Aldeia Nova fica em 1.º, o Lusitanos em 3.º, o Senhora da Hora em 11.º e o Perafita em 16.º.

Na 2.ª divisão onde estão o Ventura e o Gatões foram disputadas nove jornadas.

O Ventura realizou todos os jogos e tem 11 pontos e o Gatões com um jogo em atraso e com o coeficiente (4/8=0,5) fica com quatro pontos. O Ventura fica em 9.º e o Gatões em 11.º.

A fase de grupos começa a 09 de maio e termina a 02 de junho, sendo que há duas duplas jornadas a 16 e a 19 de maio e de 30 de maio e a 02 de junho.

Os 16 avos de final a 06 de junho, os oitavos a 13, os quatros a 16, as meias-finais a 20 e a final a 27.

Caso algum jogo seja adiado devido à COVID-19, existem três datas para remarcar jogos a 26 de maio, a 10 e 30 de junho.

Em relação à Taça jogam-se as meias finais a 03 de junho e a final a 24 de junho (dia de São João).

Os jogos disputados durante a semana, terão o seu início agendado para as 21H00.

A planificação pode eventualmente sofrer alterações, por determinações definidas pelo Governo e Direção Geral de Saúde ou, por necessidade de reajuste das jornadas.

A AF Porto anunciou que não são aplicadas descidas de divisão, em comunicado.

Até 11 de abril os clubes tem de manifestar a intenção de continuar a competir, sendo que as equipas que não quiserem "serão classificados com o número de pontos que tinham à data da suspensão das competições"

Há campeões em todos os campeonatos e lugares às subidas de divisão, mas não serão aplicados os regimes de descidas de divisão.

Em relação à divisão de elite, caso a conclusão dos campeonatos "ocorra quando se encontrarem disputados pelo menos 50% da totalidade dos jogos, com o número de jornadas previsto até à suspensão das provas ocorrida em janeiro, acrescido do número de jornadas que resultar da reorganização das competições", sobe ao Campeonato de Portugal, entre os líderes das séries, o com mais pontos.

Entre as novidades, a AF Porto vai permitir sete substituições em vez das cinco e avança com um formato para a realização da Taça.

Na Taça, os clubes que estão na 2ª eliminatória são divididos pelas respetivas séries e é sorteado um clube dentro de cada, apurando-se assim quatro clubes (dois da segunda divisão e da primeira).

Na Divisão de Honra e Campeonato de Elite, dos 16 de cada série, será sorteado um clube em representação de cada série, apurando-se assim dois clubes de cada prova.

Dos oito clubes são sorteados quatro que irão disputar a meia final e depois a final.

A época termina no dia 30 de junho.

Na época 2022/23 os quadros competitivos da AF Porto serão reformulados.

No comunicado não é feito menção a como regressem os escalões de formação dos júniores aos petizes à competição.

A competição regressa a 19 de abril com o regresso aos treinos em grupo e no fim de semana de 8 e 9 de maio, volta-se a jogar no campeonato.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

GABRIEL EX-INFESTA PERTENCE AOS S-19 DO BOAVISTA

O médio brasileiro Gabriel ex-Infesta pertence agora aos sub-19 do Boavista tendo rubricado e assinado um contrato válido até ao final da temporada.

Gabriel esteve duas temporadas nos escalões de formação do Infesta.

Gabriel já representou o Nogueirense, Pedrouços e Dragon Force.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

LIGA ESTUDA CRIAÇÃO DE PLAY-OFF ENTRE TERCEIRO E QUATRO CLASSIFICADO DA II LIGA EM 2022/23

A Liga está a estudar a criação do play-off entre o terceiro e o quatro classificado da II Liga em 2022/23, sendo que o vencedor joga depois um segundo play-off, frente ao 16.º classificado da Liga NOS, revelou o organismo que tutela o futebol profissional no conjunto de reuniões das Jornadas Anuais.

Segundo a Liga este mesmo formato da II Liga seria então replicado para a Liga 3.

A Liga está também a estudar a redução para apenas 16 equipas da I Liga sendo que o objetivo é reduzir "uma sobrecarga do calendário desportivo, tendo em conta a proximidade do Campeonato do Mundo do Catar, permitindo a preparação do novo ciclo da UEFA 2024-2027".

Em relação à Taça da Liga é criado um novo formato a partir de 2022/2023 sendo que esta passa a ser disputada em 3 fases diferentes. 

Uma 1.ª fase, com 16 equipas da II Liga mais 12 equipas da I Liga com exceção das equipas participantes nas competições internacionais. 

A 2.ª fase entre as 14 qualificadas + 2 equipas da UEFA Europa Conference League. 

A 3.ª fase numa fase de grupos com 12 equipas (8 qualificadas + 4 melhores classificados da I Liga). Aqui há 4 grupos de 3 equipas cada, onde o vencedor de cada grupo se qualifica, para a Final 4.

As meias-finais da Taça de Portugal passarem a ser disputadas apenas a uma mão e em estádio neutro é outra proposta em cima da mesa.

Sob análise está também o licenciamento de seis estádios alternativos nos casos de interdições ou suspensões de recintos, na Primeira e Segunda Liga.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

"NÃO PODEMOS CALAR A REVOLTA PELO ASSASSINATO DE CARÁCTER QUE ESTÃO A FAZER"

O Leixões saiu em defesa de José Faria, treinador dos sub-23 do emblema matosinhense depois de comentários na conferência de imprensa dirigidos a uma comentadora do Canal 11.

"Em defesa da honra e bom nome de José Faria, não podemos calar a revolta pelo assassinato de carácter que estão a fazer a alguém que em nada proferiu qualquer insulto machista. Quando José Faria falou em "Homens do futebol", na conferência de imprensa após o jogo com o Estoril Praia, abordou todo o universo do futebol. Todos, Homens e Mulheres. Sem exceção. Nós, Leixões, orgulhamo-nos de ter várias Mulheres na nossa estrutura e sermos um clube de igualdade de género. Somos um clube inclusivo. Das mães, das filhas, das irmãs. Das Sereias do Mar", descreve o emblema matosinhense em comunicado.

"Curiosamente há um deles que vocês que andam no futebol... Que há pessoas que não andam no futebol, que pensam que andam... As Sofias desta vida têm de aprender muito para andar no futebol, porque o futebol tem de ser dos homens do futebol. Esse senhor, apelidado de Bock, uma máquina de fazer golos, na altura em que o futebol era bonito de se ver, que em meia oportunidade fazia dois golos, hoje teve um comentário e depois ligou-me", disse, José Faria na conferência de imprensa.

Na sequência das declarações e das reações, o Leixões explicou as palavras de José Faria na conferência de imprensa.


Fonte da Foto: DR

Diogo Bernardino




LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC