Estádio Municipal de Santa Marta de Penaguião, em Vila Real
2.ª eliminatória da Taça de Portugal
Árbitro: João Casegas
FC Santa Marta 1-5 Leixões
Ao intervalo: 1-3
Marcadores: Paiva (11), Tiago André (34), Kiki (35), Jota Garcês (44), Rui Pedro (60) e Joca (64)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diogo Gomes (25), Kostadinov (27) e Leandro (47)
FC Santa Marta: André Ribeiro, Leandro, Samuel, Peixoto, Tozé (João Pedro, 76), Jorge, Kostadinov (João Borges, 86), Luisinho, Paiva (Bruno Almeida, 76), Dani (Júlio, 53) e Clayton (Bruno Ribeiro, 86).
Treinador: Justino Ribeiro.
Leixões: Tiago Silva, Jefferson Encada, Brendon, João Pedro, Tiago André (Moustapha Seck, 73), Diogo Gomes (Joca, 46), Bruno Monteiro, Jota Garcês, Kiki (Sapara, 68), Nenê (Jota Silva, 46) e Rui Pedro (Paulo Machado, 68).
Treinador: João Eusébio.
O Leixões segue em frente na Taça de Portugal com uma goleada por 5-1 num encontro em que entrou em desvantagem, apresentou um excelente caudal ofensivo depois de apontar o primeiro aos 34 minutos, vencendo assim pela primeira vez na época.
No primeiro encontro de João Eusébio ao comando da formação do Mar, Kiki, Tiago Silva na primeira parte e Seck durante o segundo tempo estrearam-se com a camisola do Leixões.
Houve seis alterações no onze da formação leixonense com as entradas de Tiago Silva, Tiago André, Bruno Monteiro, Jota Garcês, Kiki e Rui Pedro.
Os primeiros minutos começaram com equilíbrio, onde a formação leixonense num relvado muito difícil variava bem a bola e tentava através de tabelas chegar ao golo.
A formação do Leixões entrou um pouco ansioso com dificuldades em chegar ao último terço e fruto disso foi o primeiro golo do encontro, quando aos 11 minutos acabou por ser surpreendido num dos raros lances da equipa dos distritais de Vila Real.
Um erro defensivo que resultou numa má interpretação da linha defensiva leixonense onde Paiva no coração da área numa segunda bola rematou para o fundo das redes.
A jogar o jogo pelo jogo o Santa Marta fez aquilo que se propôs, baixando as linhas, deixando a equipa do Leixões ter mais bola e aproveitar brechas na linha defensiva para atacar com perigo como ocorreu aos 31 minutos com um remate perigoso de Dani fora da área com Tiago Silva a realizar uma grande intervenção.
A formação do Leixões apostou pelos corredores laterais à procura de espaços para realizar tabelas e cruzamentos para a área, sendo que aos 19 minutos ocorreu o primeiro lance de perigo dos 'bebés do mar' quando Encada cruzou para Nenê que esteve perto de apontar golo.
A partir dos 30 minutos de jogo o Leixões controlou o encontro ao seu ritmo e conseguiu chegar por várias vezes ao golo.
Aos 34 a equipa matosinhense chegou ao empate num livre direto de Tiago André com uma cobrança muito bem enquadrada coloca a bola no fundo das redes. No lance logo a seguir o Leixões faz a reviravolta no marcador, quando num lance de excelente entendimento Jefferson Encada cruzou ao segundo poste onde enconrou Kiki que de primeira coloca-a sem hipóteses para André Ribeiro.
O domínio era do Leixões sendo que a espaços o Santa Marta vai à área causar perigo à baliza de Tiago Silva onde a diferença de qualidades e de condições físicas e psicológicas foi determinante para o desfecho final do encontro.
Aos 44 numa jogada bem elaborada Kiki coloca a bola em Jota Garcês que isolado no corredor esquerdo rematou com força para o fundo das redes.
Depois de um início em que o Leixões não esteve no seu melhor nível remediou a situação graças ao excelente caudal ofensivo que imprimou no encontro.
Kiki ex-Braga apresentou em campo a sua imprevisibilidade, com uma técnica apurada, com um bom domínio com a bola e por várias vezes batendo-se bem no um contra um.
Tiago Silva ex-Vitória SC com excelentes reflexos mostra-se como um guarda-redes com boas qualidades e ainda com margem de progressão.
Ao longo da segunda parte o Leixões aumentou ainda mais o domínio que tinha no encontro quando aos 59 minutos Rui Pedro recebe mais um cruzamento de Encada de primeira e numa segunda bola com uma boa qualidade técnica coloca a bola no fundo das redes com um remate forte e seco.
Aos 62 Joca esteve perto de apontar golo quando mandou a bola ao poste, mas dois minutos depois o médio com um livre direto bate André Ribeiro.
A partir daqui o jogo entrou no ritmo que o Leixões pretendia. Só dava Leixões e aos 72 minutos entrou o último reforço Moustapha Seck ex-Roma que caracteriza-se como um jogador seguro das suas ações.
Até final a formação do Santa Marta apresentou as suas qualidades com bons remates aos 55 e aos 89 colocando à prova os reflexos de Tiago Silva.
O Leixões na próxima semana na sexta-feira às 20:00 recebe em casa o Varzim em mais um jogo do campeonato.
Fonte da Foto: Leixões SAD
Diogo Bernardino