RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

EXCLUSIVO: "NÃO TENHO PROBLEMAS NENHUNS EM TREINAR JOGADORES DE 30 E MUITOS ANOS"

O ex-treinador dos sub-19 do Leça André da Silva que fez todo o percurso em Matosinhos revelou que "não tenho problemas nenhuns em treinar jogadores de 30 e muitos anos" e "só com projeto certo" regressa, no Mitchfoot.  

"Não tenho medo de treinar séniores, podem é ter medo de apostar em mim. Não tenho problemas nenhuns em treinar jogadores de 30 e muitos anos, eles é que podem ter problemas com ter um treinador de 26 mas acredito muito na comunicação e competência", descreveu. 

André revelou que já recebeu "2 ou 3 convites e uma ou outra sondagem, outros para lá para fora, uns para observador outros para adjunto", mas que só com o projeto certo está de volta aos relvados.

"Só com o projeto certo, houve vários convites para formação, alguns para séniores (...) e não aceitei nenhum porque não me pareciam os certos no tempo certo. Já dizem que sou caro ou que gosto de mudar muita coisa e que sou disruptivo por outras palavras, a verdade é que nunca tive problemas de maior importância em nenhum clube", esclareceu. 

O jovem treinador que tem muita experiência no futebol de formação matosinhense passando pelo Lusitanos e pelo Leça explicou que é necessário haver a criação de mais equipas sub-23 no concelho.

"Mais do que tudo criar esse escalão para dar espaço competitivo. É grave um clube como o Leça não ter S23 ou equipa B (teria hoje um grande plantel). Um clube histórico que caiu aos pés do Braga na Taça e que tem feito grandes campeonatos e não consegue dar espaço a miúdos que tem feito grande trajeto na formação", afirmou.

Este afirma que "trabalha-se mal na procura de jovens que jogam no futebol de formação em Matosinhos" e que se devem corrigir "maus hábitos". 

"Quero com isto dizer que se contrata muitas vezes porque um amigo falou, porque jogou com ele noutro lado, porque ele era bom não sei onde na verdade de scouting é 0! Os treinadores de seniores deviam ir ver Sub-19, deviam por gente a preencher relatórios, deviam ir ver outras divisões e assim fazer o seu plantel. A desculpa do dinheiro não cola para tudo", salientou. 

"O outro mau hábito é a experiência e neste caso falta dela. Mas quer dizer, um jogador que tenha jogado no amador sem treinadores de qualquer capacidade e mal fisicamente só porque tem 35 anos é melhor do que um miúdo de 19 que jogou na Nacional e na 1ª de S19 contra miúdos que vão ser profissionais e que se tratam como tal?! Claro que há exceções mas uma mescla era o essencial", frisou. 

André da Silva continua atento ao futebol matosinhense revelando os destaques do início da temporada.

"Vejo por exemplo o Senhora da Hora que começou muito bem e trouxe o Mister Milton de volta e isso fez a diferença. Creio que se recruta aleatoriamente treinadores no futebol distrital, e quando não acontece vemos que uma equipa como o Senhora da Hora que andava com anos penosos surge com bastante força e todos sabemos que o mérito é daquela peça que mudaram", disse. 

"O Padroense tem um nível de organização diferente e estará sempre bem e acima do que é feito na distrital. Leça e Leixões são de outro patamar. Sinto que o Aldeia Nova se prepara para ser um clube diferenciado dos outros pela forma como se reforça, como maximiza o clube em termos de condições e de visibilidade, é um trabalho na sombra mas um grande trabalho. Curioso com o que faz Lavrense, Lusitanos e Infesta e esperar que tudo volte ao normal em Perafita. Não posso ignorar o que tem acontecido em Leça do Balio, é hoje um clube muito diferente do que era há uns anos e este ano irá subir de divisão se nada de grave acontecer", proferiu.

André orientou vários jogadores na época passada que pertencem a vários clubes matosinhenses esta temporada como Leandro do Lavrense, Saldanha do Leça do Balio, Brandão do Lusitanos, entre outros, enfatizando que "o maior prémio que recebo é o reconhecimento deles".  

"Todos os miúdos que conseguem estar a jogar nos primeiros anos de sénior tem que ter feito algo de bem. É a prova que há espaço e de que há qualidade. É injusto dizer quem poderá chegar mais longe. Por exemplo, o Nuno Gomes teve dificuldades na sua formação e chegou aos seniores de uma superequipa como Leça do Balio. Dos que passaram pelas minhas mãos pelas características técnicas, físicas e mentais o Leandro está num nível distinto. O Saldanha também tem de jogar rapidamente porque é GR de Nacionais. Depois temos muitos que facilmente atingirão a Pró-Elite. O Brandão é um extremo perigosíssimo. Há miúdos com o perfil do Gonçalo Vieira, Ruben que cabem em qualquer equipa", referiu. 

André da Silva relembrou a sua passagem pelos sub-19 do Leça, descrevendo que se tornou "um bocadinho do Leça também", frisando que "criamos muitos jogadores" como Leandro, Rúben Queirós, Afonso Saldanha, Brandão, Nuno Gomes, entre outros, mas realçou que "deixei três ou quatro premissas importantes". 

"Recuperamos em alguns a alegria de jogar futebol e isso é o mais importante, creio que os jogadores acabaram a época na sua maioria felizes e a entender mais do jogo do que antes, abrimos a curiosidade de alguns pensarem no treino enquanto treinadores e acima de tudo um legado humano. Gosto quando me reencontro com alguns de sentir um abraço ou ouvir uma história que tinha apagado. Dizem-me acima de tudo que confiam em mim e que vêm em mim um treinador e um amigo. É difícil para eles perceber muita coisa que se passa nos séniores e é difícil para mim às vezes não falar tudo o que queria", mencionou.

André da Silva esteve seis anos no futebol de formação matosinhense como treinador adjunto principal dos sub-17 e sub-19 do Lusitanos, também nos sub-19 do Leça e como principal. Este já foi guarda-redes no Lusitanos.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

LAVRENSE COM VANTAGEM NOS CONFRONTOS EM CASA COM O LEVERENSE

O Lavrense tem vantagem nos confrontos em casa com o Leverense, vencendo todos os encontros realizados, conforme dizem as estatísticas no zerozero.

O Lavrense apontou 12 golos, uma média de quatro golos por jogo e sofreu quatro, média de 1.33 golos por jogo.

O Lavrense marcou e sofreu golos em todos os jogos.

A última vitória foi na época 2013/2014 com o triunfo sobre o Leverense por 6-1.

O Lavrense recebe em casa o Leverense para o próximo domingo às 15:00 


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino 

PADROENSE COM VANTAGEM NOS DÉRBIS MAIS RECENTES NA CASA DO INFESTA

O Padroense tem vantagem nos dérbis matosinhenses na casa do Infesta, vencendo 86% dos encontros mais recentes realizados em São Mamede de Infesta.

O Padroense venceu seis dos sete últimos encontros, sendo que na maioria dos jogos, foram triunfos pela margem mínima.

O Padroense apontou 12 golos, uma média de 1,7 golos por jogo e o Infesta cinco, uma média de 0,7 golos.

O Padroense marcou em todos os encontros e o Infesta apontou golos em 57% das partidas.

O Infesta-Padroense, um jogo determinante para o campeonato, que se vai realizar este domingo às 15:00.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino


ALDEIA NOVA-MOCIDADE SANGEMIL É UM ENCONTRO COM MUITO EQUILÍBRIO

O Aldeia Nova-Mocidade Sangemil no terreno dos matosinhenses é um encontro com muito equilíbrio, sendo que houve todos os resultados possíveis em três jogos, segundo as estatísticas no zerozero.

No único jogo em que venceu o Aldeia Nova, triunfou por 2-0 na época 2017/2018 e na vitória da equipa maiata venceu por 1-0 em 2011/2012.

Na época 2018/2019 houve um empate a uma bola.

O Aldeia Nova apontou e sofreu em 67% dos jogos.

O Aldeia Nova defronta o Mocidade Sangemil domingo às 15:00.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino 

 

RUBEN SOUSA É REFORÇO DO PERAFITA

Rúben Sousa ex-sub-19 do Lavrense é reforço do Perafita com um contrato válido e rubricado por uma temporada, revelou a formação da 1.ª Divisão Distrital ao Mitchfoot.

Sousa está de regresso ao Perafita uma temporada depois.

Sousa mantém-se em Matosinhos depois de ter representado o Senhora da Hora, Leixões e Leça.

Sousa é um dos muitos reforços para a formação do Perafita para a época 2020/2021.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

ALDEIA NOVA ASSOCIA-SE AO MOVIMENTO NOVEMBRO AZUL

O Aldeia Nova associou-se ao Movimento Novembro Azul, o mês que fala da prevenção e diagnóstico do cancro da próstata, revelou o clube em comunicado.

O Aldeia Nova anunciou a criação de um concurso para o melhor bigode ou o mais original.

"Junta-te a nós nesta causa e tira uma foto do teu bigode, envia-nos por mensagem privada e nós teremos uma surpresa para te oferecer se fores considerado o melhor bigode / bigode mais original", descreve.

O objetivo do Movimento Novembro Azul é o de consciencializar a sociedade "com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de próstata".


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

EXCLUSIVO: "ESTOU NO LEÇA PORQUE SINTO QUE ESTOU EM CASA"

O defesa central Daniel Materazzi que regressou ao Leça esta temporada revelou que voltou "porque sinto que estou em casa", em exclusivo ao Mitchfoot.


MF - O que te fez mudar de clube esta temporada?

O que me fez mudar de clube foi a vontade de estar no Leça, estou cá porque é aqui que queria estar, aqui sinto-me feliz sinto que estou em casa, sinto-me com muita vontade de ajudar o clube a crescer, de retribuir também a confiança da equipa técnica e de ajudar os meus colegas, tenho a certeza que todos comprometidos no mesmo espírito vai ser mais um ano de sucesso.


MF - Qual foi a primeira reação que tiveste quando recebeste uma proposta do clube que assinaste? 

A primeira reação à proposta do Leça foi boa, sabia que havia interesse das pessoas, como disse também gostava muito de regressar a esta casa, por isso quando ouve a possibilidade de voltar foi fantástico, estou numa casa onde sinto o carinho de todas as pessoas diariamente e isso é importante estarmos onde nós sentimos bem ,o clube é como se uma família se tratasse e os grandes grupos nascem daí é nós estamos a construir um grande grupo.


- Como te descreverias em campo?

É difícil falar de nós no campo, mas penso que com o passar dos anos me tornei um jogador mais maduro, inteligente e com capacidade de perceber o jogo, um jogador forte nos duelos, que procura jogar bem, antecipar o que pode acontecer e acima de tudo um jogador de coletivo.


MF - O que conheces do clube que mudou desde o teu regresso?

No clube penso que conheço praticamente tudo, acho que ter passado já no clube fez com que desta vez a ambientação fosse fácil, já conhecia praticamente todos os colegas de equipa, a equipa técnica e a sua competência bem como toda a estrutura, sinto que o clube está a crescer diariamente e que todas as pessoas trabalham na mesma direcão, quando assim é tudo fica mais fácil e os objetivos ficam mais próximos de serem atingidos.


MF - Falaste com alguém do clube antes de assinar contrato?

Antes de assinar pelo clube foi normal falar com alguns colegas até porque para além de colegas de equipa quando saí deixei amigos com quem tenho e tinha ligação diária, no caso o João Pedro capitão por exemplo que mesmo nos anos que não estive sempre tivemos uma forte ligação de amizade já de alguns anos.


MF - Tens referências dentro do balneário?

Referências no balneário penso que cada um de nós à sua medida será importante para criar um grupo forte e unido, uns de uma forma mais expressiva outros menos exuberante tem a capacidade de cada um ao seu nível contagiar uns aos outros.

Um líder para mim é aquele que aprende e cresce todos os dias eu gosto de aprender todos os dias com os miúdos de 18 e 20 anos, assim como também tento passar algo meu para que eles no futuro sejam melhores e mais fortes até porque no nosso grupo temos gente muito nova e com muito potencial e tenho a certeza que os mais velhos no caso Nelsinho, João Pedro entre outros vão ter uma importância tremenda no crescimento dos mais novos.


MF - O que ambicionas dentro do clube?

O que ambiciono no clube é que o clube continue a crescer e tenho a certeza que vai continuar esse crescimento com passos sustentados, é esse trabalho que tem sido feito pelas pessoas que estão a frente do clube com muito crescimento de ano para ano,

O Leça é um clube com muita história, com uma mística especial e que entra sempre em qualquer campo com o propósito de vencer, para além disso é uma equipa que joga bem que todos os anos prática um grande futebol é que valoriza imenso jogadores, estou seguro que num futuro próximo terá de estar noutro patamar porque a história do clube assim o diz.


MF - O que podes acrescentar ao plantel?

O que posso acrescentar no clube acima de tudo é que serei mais um para ajudar neste projeto, quem me conhece sabe que eu dou a vida pelos meus, sabem o compromisso que tenho em deixar tudo dentro de campo em todos os treinos e todos os jogos, para mim só faz sentido estar dessa maneira.

Talvez possa ajudar os meus colegas com a minha experiência, como disse atrás nós temos muita qualidade no nosso grupo, muita gente com vontade de chegar ao topo e com condições para lá estar e se coletivamente fizermos um grande ano, individualmente esses talentos vão sobressair porque o processo é natural.


MF - Quais são as ambições para a época 2020/2021 a nível coletivo e individual?

As ambições para 20/21 são as mesmas de sempre, vencer! Como disse entrar em campo todos os jogos para ganhar temos a noção que não vamos vencer sempre, mas queremos que não nos apontem nada na nossa entrega e no nosso brio diário.

Individualmente gostaria de continuar a evidenciar a regularidade dos últimos anos, continuar a sentir-me bem fisicamente e sem lesões, sentir-me competitivo e com uma ambição muito grande.

Coletivamente como disse, que o Leça possa acima de tudo entrar sempre comprometido em vencer os três pontos, e sem fugir as nossas responsabilidades que possa estar sempre nos lugares cimeiros e a olhar para o topo da tabela, acho que neste campeonato não há outros lugares para este clube.


MF - Qual a Mensagem que queres deixar aos adeptos que podem não entrar nos estádios na próxima temporada?

A mensagem para os adeptos nesta altura difícil é uma mensagem de esperança, dizer que as coisas vão passar brevemente e que num futuro próximo eles possam tb estar junto da equipa como sempre estão, o futebol sem público não existe, os adeptos fazem parte deste desporto e nos jogadores precisamos de sentir a força que vem de fora.

Independentemente de neste momento eles não estarem presentes na bancada nós sabemos que os verdadeiros Leceiros estão com nós e isso é o mais importante! Dentro daquilo que lhes é possível neste momento atípico, que estejam sempre com nós e que confiem nesta equipa e neste grupo que tudo fará para estar à altura deste símbolo centenário.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

COVID-19: LEÇA COM CASOS POSITIVOS DE INFEÇÃO

O Leça tem dentro do plantel e staff casos de infeção de COVID-19, sendo que já foi ativado o Plano de Contingência por recomendação da DGS, revelou o clube.

"O plantel e staff permanecem em isolamento profilático sob acompanhamento e vigilância do departamento médico do clube e delegado de saúde", pode ler-se em comunicado.

Assim o jogo com o Gondomar este domingo às 15:00 vai ser adiado para data a designar.


Fonte da Foto: Leça FC


Diogo Bernardino

CRISTIAN MOLDOVANU EX-INFESTA REFORÇA SUB-23 DO VILA

O avançado moldavo Cristian Moldovanu ex-Infesta reforça os sub-23 do Vila com um contrato válido e rubricado por uma temporada, revelou a formação do Vila.

Este está de regresso ao Vila uma temporada depois.

Nos escalões de formação representou o Ermesinde, Folgosa da Maia e Salgueiros.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

RAFAEL OLIVA EX-LEÇA DO BALIO É REFORÇO DO PASTELEIRA

O jogador Rafael Oliva ex-sub-19 do Leça do Balio é reforço do Pasteleira com um contrato válido e rubricado por uma temporada, revelou a nova formação de Rafael.

Além do Leça do Balio este já representou o Infesta, Padroense, Leixões e o Pedras Rubras.

Rafael Oliva é uma saída oficial do Leça do Balio para a época 2020/2021.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC