Com o objectivo de alcançar a tranquilidade no que concerne a manutenção o Perafita e o Leça vão medir forças esta tarde em casa dos perafitenses.
As equipas vão subir ao tapete verde quando forem 17:00, para disputar um jogo de extrema importância para ambos os conjuntos, quando faltam apenas 4 jornadas para se concluir o campeonato da Divisão d`Elite da AF Porto.
Os perafitenses, na qualidade de anfitriões vão enfrentar o jogo de uma forma mais confortável, fruto do melhor posicionamento na tabela classificativa. Os azuis e brancos encontram-se posicionados no 14 posto, com 39 pontos, distante (7 pontos) da linha que separa os lugares de descida. A equipa comandada por Manuel Matias e pode mesmo garantir a manutenção esta tarde, basta para isso vencer o dérbi e esperar que o São Pedro da Cova não vença o seu compromisso em casa do Candal.
Os verde e brancos, tem pela frente uma tarefa bem mais complicada que o seu vizinho. A turma orientada por Óscar Nogueira (que regressa a uma casa que foi sua a época passada), está colocada no primeiro lugar acima da linha d`Água com 34 pontos os mesmos do Paredes e menos um que o Padroense (outra equipa concelhia). Apesar de ter uma almofada de dois pontos a separar os lugares de despromoção, o Leça não pode perder.
Em momento algum da história entre os dois clubes, nunca um desafio entre ambos foi de capital importância no que diz respeito ao futuro de ambas as formações.
Os dados estão lançados, as equipas estão preparadas, apesar do calor que se faz sentir espera-se um bom dérbi disputado com bastante fair play dentro e fora do terreno de jogo.