Hélder Fernando Martins Calvino
Médio /Direito, Nascido a 1984-06-22 (28 anos)
Atleta que terminou a sua formação ao serviço do Boavista FC em 2002/03, e devido à sua qualidade técnica permaneceu no plantel principal boavisteiro na época seguinte, tendo saído para rodar nas 3 épocas seguintes (Paços Ferreira, FC Marco e Estoril Praia). Terminada a ligação com o clube axadrezado, Hélder Calvino prosseguiu a sua carreira no Lusitânia de Lourosa, Lousada, Candal, Cinfães (época e meia) e por último Vila Meã (desde Dezembro de 2010).
Hélder Calvino vai vestir as cores do Tigres da Costa Verde (S.C. Espinho) na próxima época desportiva
MITCHFOOT – Conta-nos como tudo começou, Como é que o futebol surgiu na tua vida?
HÉLDER CALVINO - Foi aos 7 anos que o meu pai, também jogador de futebol que me levou ao Boavista FC para treinar, e fiquei logo no 1º treino que na altura era orientado pelo mestre Jaime Garcia.
M – Numa carreira de futebolista a um nível bastante bom, por certo existe momentos que queres recordar, queres partilhar esses momentos?
HC - Tenho que dizer que foi no Boavista que passei os melhores momentos da minha carreira, e apesar de sair como sai, recordo com muito agrado o clube onde permaneci 12 anos da minha vida, o clube onde fui formado e me deu projeção e também onde aprendi tudo o que hoje sei e ponho em prática.
M – Qual o clube que tomou conta do teu coração?
HC – Boavista claro!
M - De todos estes anos de carreira, qual foi a época que mais te marcou? Tens algum encontro que te vá ficar positivamente para sempre marcado na memória?
HC - Tenho várias épocas que me marcaram ao longo da minha carreira, mas aquele primeiro jogo na primeira liga ao serviço do Boavista frente ao FC do Porto de Mourinho, foi único. Recordo também o título de campeão da segunda liga ao serviço do FC Paços de Ferreira, e no Cinfães na 3 divisão nacional foram momentos marcantes.
M - E dos atletas que já defrontas-te, qual foi aquele que te deu mais trabalho ou prazer de defrontar?
H C - Mais prazer foram vários, Costinha (FC Porto), Petit (Boavista/Benfica) etc …os mais complicados de defrontar são os trincos destas divisões que nos criam muitas dificuldades.
M – Em tanos anos de futebol, qual foi o treinador que te mais marcou e porquê?
HC - Erwin Sanchez foi o treinador que me lançou no Boavista e se ele continua-se no clube de certeza que ficaria também por mais tempo, mas tenho outros treinadores, que gostei muito de trabalhar como, o José Mota, no Paços de Ferreira, Carlos Secretario, Vítor Paneira e o Manuel Monteiro Vila Meã.
M - Como surgiu a oportunidade de regressares à II Divisão, representar o Espinho, acresce-te responsabilidade, está preparado para abraçares este novo desafio?
HC - Claro que estou preparado e gosto de desafios, e o Sp Espinho é um bom clube, uma excelente montra e vou representar o clube com o maior profissionalismo possível e não defraudar as espectativas que estão a depositar em mim, vou dar tudo o que estiver ao meu alcance.
M – Com 28 anos, estás no pico das tuas faculdades técnicas e físicas, quais os teus objetivos para a próxima época?
HC - Em primeiro lugar, não quero ter lesões, à imagem das últimas épocas, depois trabalhar para ser opção do técnico no onze espinhense e tentar fazer o maior número de golos possível e ajudar a equipa a cumprir os seus objetivos.
M - Queres deixar uma mensagem para os adeptos?
HC – A mensagem que quero deixar aos adeptos do Sp Espinho, é que vou trabalhar muito em prol dos objetivos do clube e tentar não defraudar quem apostou em mim.
MITCHFOOT - Obrigado Calvino por me concederes esta entrevista. Desejo-te muita sorte nesta tua nova experiencia.
HÉLDR CALVINO - Obrigado mitch por esta oportunidade que me deste. Parabéns pelo teu trabalho em prol dos clubes de Matosinhos.