RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

domingo, 30 de maio de 2021

LEÇA ESTÁ NA LIGA 3

Estádio do Leça FC

Série 3 da fase de acesso à Liga 3 6.ª Jornada

Árbitro: Marco Pereira (AF Aveiro)

Leça 2-2 Gondomar


Ao intervalo: 1-1

Marcadores: João Paulo (27 e 37 a.g.); Isaac Cissé (67) e Hulk (82)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Igor (22); Nelsinho (42) e Fábio Borges (75)


Leça: Jorge Cristiano; Joel Mateus (João Paulino, 83); Daniel Materazzi; Vasco Coelho; Tiago Cavadas; Guilherme; Nelsinho; Samuel Teles; João Paulo; José Varela (Rudy, 68) e Jardel (Isaac Cissé, 45)

Treinador: Domingos Barros


Gondomar: Fábio Santos; Igor Rocha (Hulk, 78); Zé Pedro; Khang; Angêlo; Tiago Gomes (João Abreu, 78); Fabinho (Fábio Borges, 45); Xico; Jorge Monteiro e Baba Zakari (Niang, 65)

Treinador: Américo Soares


Foi sofrido, mas o Leça está na Liga 3, depois de assegurar um empate com sabor a triunfo e aproveitando o empate entre a Sanjoanense e o São João de Vêr, para subir de divisão.

O Leça entrou muito forte na primeira parte, ao contrário da segunda e dois erros defensivos permitiram ao Gondomar somar o ponto, mas a eficácia ofensiva e o percurso realizado até ao momento dão aos leceiros o tão merecido prémio.

Domingos Barros não fez alterações em relação ao último encontro.

De um lado o sonho de subir à 3.ª Liga, do outro o orgulho de terminar o campeonato com um triunfo, sabendo de antemão que ia ficar no Campeonato de Portugal independemente do resultado. 

O Leça entrou muito forte nos primeiros minutos de jogo, jogando de forma calculista, não permitindo ao Gondomar chegar ao último terço e sem ideias de receio perante uma equipa que se notava que não tinha qualquer tipo de pressão pois não podia chegar aos lugares de subida.

A formação leceira mostrou-se logo ao jogo e com uma pressão alta que dificultou o Gondomar de criar perigo. Aos 10 Teles numa segunda bola e aos 13 Jardel ao primeiro poste após um cruzamento de Joel Mateus quase marcaram para o Leça.  

Depois do Gondomar ter equilibrado o jogo, tornando o mais dividido em termos de posse de bola, nunca o Leça se sentiu ameaçado pelas jogadas ofensivas do Gondomar e as contínuas jogadas perto do último terço davam a entender que mais minuto menos minuto o Leça ia chegar ao golo.

Foi isso que sucedeu, num dos movimentos mais característicos do Leça, na procura da profundidade pelos corredores laterais com a visão de falcão de Materazzi e de Vasco Coelho. 

Vasco Coelho aos 27 minutos descobriu João Paulo que isolado teve a avenida aberta para fintar com classe Fábio Santos e fazer aquilo que se pede a um avançado, marcar. Segundo golo do jogador na época.

A partir daqui o Gondomar expôs-se mais e subiu as linhas e conseguiu chegar mais vezes à área do Leça e com isso chegar ao golo do empate.

Aos 37, na única vez que conseguia chegar ao último terço com pouca oposição, Baba Zakari do lado esquerdo cruzou para o coração da área e ironia do destino João Paulo tentou cortar a bola para fora mas ela entrou no fundo da baliza. O Gondomar chegava ao golo mas sem um remate efetuado por qualquer dos seus jogadores.

Até final o Gondomar teve um lance de muito perigo aos 39, aproveitando algum nervosismo, para Jorge Monteiro, um jogador diferenciado, ganha a batalha com Joel Mateus e depois no frente a frente Cristiano não tremeu e agarrou a bola.

No reatar ao relvado, ambos os treinadores fizeram uma alteração. Domingos Barros apostou no goleador Isaac Cissé para sair Jardel que sentia algumas dores na perna esquerda e Américo Soares na entrada de Fábio Borges para o lugar de Fabinho.

No início da segunda parte o Gondomar entrou mais forte, com uma reação muito boa, não permitindo ao Leça ter controlo com bola ou criar lances rápidos.

Aos 52 Cristiano teve os deuses do futebol do seu lado quando Angêlo numa segunda bola após uma marcação de um pontapé de canto com um remate potente Cristiano defende com a ponta dos dedos e a bola bate com estrondo no poste.

Tal foi a defesa, que Cristiano disse obrigado aos postes da sua baliza. 

O Gondomar estava desinibido e chegava a ter lances de grande perigo, sendo que aos 65 Borges de meia distância quase batia Cristiano. O Gondomar foi capaz de dar vários minutos de intensidade e pendor ofensivo, mas o Leça ia quebrando o ritmo com faltas a meio campo.

Ao longo da temporada o Leça foi uma equipa que fez das tripas coração e com um futebol simples e pragmático produzia os resultados.

Aos 67 o Leça chegaria novamente à vantagem, quando Nelsinho, o maestro do meio-campo colocou a bola com precisão em José Varela que deu a Cissé para com um toque subtil bater Fábio Santos que ficou a ver a bola a entrar na baliza.

A partir daqui foi um jogo dividido, em que ambas as equipas procuraram chegar ao golo, o Leça para fechar as contas e o Gondomar para sair com pontos. 

Em duas situações os nervos atrapalharam Vasco Coelho, primeiro ao tentar dar a bola a Cristiano lançou a fora do terreno do jogo e no segundo o Gondomar conseguiu o empate.

Aos 82 Hulk aproveitou um erro defensivo de Vasco Coelho para empatar.

Até final o Leça soube gerir o resultado para conseguir o ponto que dava lhe o acesso à 3.ª Liga.

O Leça ficou em segundo lugar na Série 3 com nove pontos e termina o campeonato com 12 vitórias, sete empates e cinco derrotas.


Fonte da Foto: FPF


Diogo Bernardino

LEÇA NA LIGA 3: LEÇA CELEBRA FESTEJOS PELA CIDADE PELAS 17:30

O Leça que hoje conseguiu a subida à Liga 3 Zona Norte vai celebrar hoje pela cidade pelas 17:30, revelou um elemento do staff leceiro.

O Leça vai dar uma volta pela cidade a partir das 17:30 com paragem na varanda da junta de freguesia, sendo que a homenagem será transmitida no Facebook. 

"Devido às restrições vigentes e recomendações das autoridades da saúde, apenas uma pequena comitiva do Leça Futebol Clube poderá aceder ao interior do edifício, sendo que a homenagem será feita no Salão Nobre com a intervenção, em direto, por videoconferência, do Presidente da Junta", pode ler-se no comunicado.

O Leça conseguiu a subida à Liga 3 depois de garantir o segundo lugar da Série 3 após um empate a duas bolas com o Gondomar e do empate entre Sanjoanense e São João de Vêr.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino 


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC