A AF Porto comunicou que os campeonatos da formação de todos os escalões e sexos estão concluídos, que há subidas de divisão e não há descidas, anunciou o organismo em comunicado.
"A Associação de Futebol do Porto dá por concluídas as competições de todos os escalões jovens de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas; nesses escalões, subirão à divisão superior os Clubes que se encontrarem nos lugares de acesso (ou seja classificados nos primeiros lugares) na data em que foi determinada a suspensão das provas (10 de Março de 2020), não havendo, consequentemente, descidas. Se no escalão de topo superior não ocorrerem subidas para o nacional, excecionalmente o último escalão sofrerá o aumento necessário para inclusão dos clubes devidos, situação que será corrigida na próxima época", salienta o comunicado.
Este comunicado descreve que os dois primeiros classificados que estão na 1.ª Divisão distrital da AF Porto sobem ao campeonato nacional, mas estas tem de ser aprovadas pela Federação Portuguesa de Futebol.
Já aprovado são que os dois primeiros classificados de cada série da 2.ª Divisão caso não sejam equipas B sobem para a 1.ª divisão.
As equipas matosinhenses que sobem são: os sub 17, sub-15 e sub-13 do Infesta e os sub-13 do Perafita no futebol e no futsal os sub-19 do AA Leça e os sub-15 do Cohaemato
Nos sub-19 de futebol vai ter de se encontrar uma solução na 1.ª Divisão pois o Padroense B e o Leixões B não podem subir à segunda divisão nacional, pois as suas equipas já se encontram no campeonato nacional e isto significa que algumas equipas vão ter de ocupar os espaços deixados pelas da 2.ª Divisão.
Em relação aos campeonatos séniores ainda não há data prevista para regresso da competição ou de término mas há uma grande novidade.
Caso a solução passe pela conclusão das provas com a classificação em vigor antes do início da suspensão não vai haver descidas de divisão. mas quem está na Divisão de Honra, 1.ª Divisão e 2.ª Divisão sobem para a série seguinte, já a subida ao Campeonato de Portugal das equipas de divisão de elite depende de posterior decisão da Federação Portuguesa de Futebol.
A situação vai ser posteriormente corrigida na época seguinte de 2021-2022 para o modelo habitual.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino