RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quarta-feira, 6 de maio de 2020

EXCLUSIVO: "ACREDITO QUE O PROJETO DO PERAFITA TEM BASTANTE POTENCIAL"

O médio do Perafita, David Costa, revelou xxxx, em exclusivo ao Mitchfoot.


MF - O que achas da decisão da AF Porto?
DC - Não podia estar mais de acordo com a decisão. Nos tempos em que vivemos a saúde pública deve ser o principal objetivo, assim, todas as medidas que combatam diretamente a contaminação são recebidas de bom grado.

Esta decisão acaba por assegurar a manutenção do Perafita, contudo, prevalece na equipa um sentimento agridoce, pois sentimos que a teríamos conseguido garantir até ao final da época.

MF - Como descreves a tua temporada a nível de equipa e pessoal?
DC - Eu assinei pelo Perafita, apenas na segunda temporada desta época, após algum tempo afastado dos relvados. Na segunda metade do campeonato, a equipa conseguiu pôr em prática um "futebol bonito", mantendo o objetivo de alcançar os 3 pontos, independente do adversário.

A nível pessoal foi um prazer regressar aos relvados e partilhar momentos únicos com o resto da equipa. Considero que me encontrava em boa forma e muito focado em alcançar os nossos objetivos.


MF - Como é que tens lidado com a situação?
DC - Tenho, acima de tudo, cumprido as regras de confinamento orientadas pelo ministério da saúde, de modo a que a situação atual seja ultrapassada o quanto antes.


MF - Como tem sido a adaptação ao teletrabalho?
DC - Encontro-me a trabalhar a partir de casa desde o início do estado de emergência. A adaptação, no meu caso, não foi complicada.


MF - Como é que fazes o plano de treinos?
DC - No início do confinamento, a equipa técnica elaborou um plano de treino onde era permitido aos atletas trabalharem a partir de casa. É, desta forma, que me tenho mantido ativo. 


MF - Já deves ter saudades do relvado?
DC - Tenho sentido muitas saudades do futebol, e não apenas dos momentos em campo, mas também dos bons momentos que partilhamos em equipa durante o treino, no balneário, deslocações e etc…


MF - Gostarias de continuar no clube e porquê?
DC - Acredito que o projeto do Perafita tem bastante potencial. Existe, de minha parte uma vontade enorme de poder continuar a fazer parte e contribuir para o sucesso deste clube.


MF - Que mensagem queres deixar aos adeptos do futebol de Matosinhos e em particular ao do teu clube? 
DC - Gostava de deixar uma mensagem de esperança a todos os adeptos, certamente tudo irá ficar bem. Todos nós temos um papel importante na contribuição com vista ao regresso das competições já na próxima época. Quanto aos adeptos do Perafita, espero que nos continuem a apoiar pois a próxima época vai ser decisiva para o futuro clube.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

ELEIÇÕES NA AF PORTO MARCADAS PARA 28 DE MAIO

As eleições na AF Porto que estavam marcadas em abril devido ao estado de emergência foram agora apontadas para 28 de maio das 14:30 às 19:00 no anfiteatro da sede da Associação, revelou o organismo em comunicado.

A votos está uma lista única que irá assumir os destinos da associação no quadriénio 2020-2024 pelo ex-vice presidente da AF Porto José Neves. Lourenço Pinto não se vai recandidatar pois vai ocupar um cargo na direção do FC Porto caso Pinto da Costa vença as eleições nos 'dragões'.

Devido às medidas de segurança e do estado de calamidade as regras para votar passam que os delegados nao acreditados, esta época, junto da AFP, "devem vir munidos de credencial passada em papel timbrado do clube, assinada par tres dirigentes e carimbada".

Além disso todos devem vir munidos da sua própria esferográfica, devem ter a distância minima de quatro metros entre cada pessoa para votar, o fornecimento de máscara e gel desinfetante. Durante a votação está presente uma equipa médica e a porta de entrada e saída são distintas e assinaladas no local.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

EXCLUSIVO: FELIPE É REFORÇO DO VENTURA SC POR UMA TEMPORADA

O guarda-redes brasileiro Felipe Paulino (ex-Osvaldo Cruz) é reforço do clube por uma temporada, o segundo reforço oficial para a época 2020/2021 ao leme de Adalto Silva, soube o Mitchfoot em exclusivo.

Este chega proveniente da segunda divisão do campeonato Paulistão onde foi titular nessa equipa por muitas vezes.

Este fez formação no Ituano, Sampaio Corrêa, CA Votuporanguense, Grémio Pague Menos e a nível sénior no São Francisco PA. 


Felipe junta-se a Daniel Rodriguez, Pedro Maia, Vítor Vieira e Gerson como os jogadores da época 2020/2021 do Ventura SC.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

GONÇALO FREITAS RENOVOU POR MAIS UMA TEMPORADA PELO ALDEIA NOVA

O defesa central Gonçalo Freitas renovou por mais uma temporada pelo Aldeia Nova, perfazendo assim a terceira época consecutiva no clube.

Na época passada o jogador participou em 25 encontros e apontou um golo.

O jogador chegou ao Aldeia Nova proveniente dos juniores do Fontainhas onde terminou a sua formação.

Na formação esteve no Penafiel, Paredes e Paços de Ferreira.

Gonçalo é o 14.º jogador oficializado para a época 2020/2021 da equipa ao leme de Leão que já tem três contratações oficiais.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

MENESES E SANTA CRUZ RENOVAM POR MAIS UMA TEMPORADA COM O CUSTÓIAS

Os médios Meneses e Santa Cruz renovam por mais uma temporada com o Custóias, mantendo-se ao lado de Mário Rui Ferreira na equipa para a época 2020/2021, revelou o clube.

Meneses mantém-se pela quarta temporada e meia no plantel, esta vai ser a sexta e meia.

Meneses foi mais uma vez peça chave no xadrez de Mário Rui tendo participado em 16 encontros.

Meneses fez toda a sua formação no Leixões. Como sénior esteve no Senhora da Hora, Os Lusitanos, Fonte Moura, Lavrense e Alfenense.

Santa Cruz vai realizar a sua oitava temporada e meia ao serviço do Custóias desde que chegou ao clube em 2012 proveniente do Pedras Rubras.

Na época passada foi importante em 13 encontros.

Santa Cruz fez toda a formação no Pedras Rubras, onde fez os primeiros dois anos como sénior antes de chegar ao Custóias e pelo meio uma passagem no Os Lusitanos.

Santa Cruz e Meneses juntam-se a Alan Vítor, Zé Daniel e Jean como alguns dos jogadores que vão fazer parte do plantel de Mário Rui para a época 2020/2021.


Fonte das Fotos: DR


Diogo Bernardino

JOÃO PADRÃO RENOVA POR MAIS UMA TEMPORADA PELO LAVRENSE

O guarda-redes João Padrão renova por mais uma temporada pelo Lavrense, a terceira época consecutiva em Lavra, revelou o clube no seu Facebook.

"É com uma enorme satisfação que renovo mais um ano com a União Desportiva Lavrense. Prometemos dar tudo pelo clube para que seja uma época especial para todos. Agradecer aos sócios o apoio em todos e jogos e que continue sempre assim", descreveu.

João Padrão na época passada participou em 22 encontros.

João Padrão chegou ao Lavrense proveniente do Leça em 2018, depois de quatro temporadas na equipa sénior e vários na formação.

João Padrão juntam-se a Diogo Lopes, Pedro Mesquita, Tucha, João Baptista, Diogo Barreira, Leandro e Trivelas no plantel de Nuno Gonçalves para a época 2020/2021.


Fonte da Foto: UD Lavrense


Diogo Bernardino

MORGADO, MIGUEL ÂNGELO, BATISTA E JOÃO RICARDO RENOVAM POR MAIS UMA TEMPORADA PELO INFESTA

O guarda-redes Miguel Ângelo, o defesa João Ricardo e os médios Batista e João Morgado renovaram por mais uma temporada pelo Infesta, revelou o clube.

João Morgado renova pela terceira temporada consecutiva pelo clube, depois de na época passada ter participado em 23 encontros.

João Morgado fez a sua formação no CA Rio Tinto e Salgueiros, aonde começou a sua carreira como sénior.

Esteve as primeiras três temporadas no Campeonato de Portugal, no Salgueiros e União de Leiria.

Miguel Ângelo renova pelo Infesta pela oitava temporada consecutiva, depois de uma época lesionado.

Miguel Ângelo participou em 10 jogos em 2018/19. Miguel esteve na formação do Progresso e do Infesta.

Baptista renova pela segunda temporada consecutiva pelo Infesta, depois de ter chegado ao clube na época passada proveniente do Canidelo.

Na época passada o jogador participou em 17 jogos.

Este representou o Canidelo, Pasteleira, Padroense e Boavista, quando estava na terceira divisão nacional.

O defesa central João Ricardo formado no Infesta renova pela quinta temporada consecutiva nos séniores do clube.

Na época passada o jogador participou em nove encontros.

João Ricardo, João Morgado, Miguel Ângelo e Baptista juntam-se a André Ribeiro, João Rodrigues, Mário Grande e Lúcio Fernandes como os jogadores confirmados para a equipa de Bruno Costa na época 2020/ 2021.


Fonte das Fotos: FC Infesta


Diogo Bernardino



EXCLUSIVO: JUCA RENOVA PELO PADROENSE POR MAIS UMA TEMPORADA

O médio Juca renovou pelo Padroense por mais uma temporada apesar de vários convites da mesma divisão, soube hoje o Mitchfoot em exclusivo. 

Juca optou por assinar mais um ano (já vai no nono ano) pelo Padroense. Na época passada participou em 18 jogos pela formação do Padrão da Légua comandada por João Costa.

Juca chegou ao Padroense em 2013 proveniente dos iniciados do Lavrense e até ao momento não mudou de rumo e manteve-se sempre na equipa de Padrão da Légua.

Juca é assim a primeira grande novidade do Padroense para a época 2020/2021.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino 

EMANUEL MAIA TERMINA LIGAÇÃO NO INFESTA

O avançado Emanuel Maia terminou a sua ligação ao Infesta, após uma época em que participou em 14 encontros e apontou dois golos, revelou nas suas redes sociais.

"Havia muito a dizer sobre esta temporada além de todos os percalços que provocaram o seu fim antecipado, no entanto, fica na retina mais um ano de aprendizagem, de novas e boas amizades reforçadas e um sentimento ainda mais forte por um clube que respeito imenso e que já tive o prazer de representar por três épocas", refere no comunicado.

"Um agradecimento especial ao Filipe Dias que foi uma das pessoas que fez força para que eu voltasse e um obrigado a todos os que vivenciaram esta época atípica comigo. Ao clube e aos meus companheiros só posso desejar toda a sorte do Mundo. Ao que virá a seguir que seja mais uma vez uma grande experiência e uma nova oportunidade para demonstrar que isto está longe de acabar", mencionou.

Emanuel Maia junta-se a Rui Pereira como os jogadores que não vão continuar no Infesta na época 2020/2021, com Rui Pereira já com clube (Leça do Balio).


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino 

PLANTEL DO LEIXÕES NÃO VOLTA A TREINAR MAIS ESTA TEMPORADA

O plantel do Leixões não vai voltar a treinar mais esta temporada, depois da Liga de Clubes ter dado como oficial e definitiva o fim da época 2019/2020, revelou Paulo Lopo, presidente da SAD, a O Jogo.

"O plantel do Leixões vai de férias e não volta mais esta época”, mencionou.

Sobre a pré-época 2020/21, Lopo afirmou que “dependerá da data do início da competição”. 

No grupo de trabalho da temporada 19/20, o diretor desportivo do Leixões, André Castro revelou no Record que os seis jogadores em final de contrato ainda não receberam uma proposta de renovação, "mas iremos avaliar, sabendo que a conjetura financeira será diferente, o clube não tem capacidade, momentânea, para igualar os mesmos vencimentos. Se aceitarem a realidade, de certeza que ficarão".


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

EXCLUSIVO: AFONSO SALDANHA E RUI TEIXEIRA SÃO REFORÇOS DO LEÇA DO BALIO POR UMA TEMPORADA

Os guardiões Afonso Saldanha que treinou com a equipa principal do Leça no Campeonato de Portugal e Rui Teixeira (ex-Desp.Portugal) são reforços do Leça do Balio por uma temporada, soube hoje o Mitchfoot em exclusivo.

Afonso Saldanha na época passada fez parte da formação leceira onde foi convocado por duas vezes para o Campeonato de Portugal.

Afonso Saldanha fez a sua formação na maioria no Leixões e na última temporada foi o mais utilizado pelos juniores do Leça que ficou entre o top 5 da divisão distrital.

Rui Teixeira fez parte do Desportivo de Portugal nas últimas três épocas e esteve envolvido em várias subidas de divisão desde o Mocidade Sangemil (2013/14), GD Águas Santas (2016/17) e Desportivo de Portugal (2018/19).

Este realizou a sua formação no Pedrouços antes de chegar ao Mocidade Sangemil. 

Afonso Saldanha e Rui Teixeira juntam-se a Rui Pereira (ex-Infesta) como os guarda-redes do Leça do Balio para a época 2020/2021.

O plantel do Leça do Balio é constituído por 24 elementos.

Fonte das Fotos: DR


Diogo Bernardino

OFICIAL: FPF ANUNCIA REFORMULAÇÃO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou em comunicado a reformulação do Campeonato de Portugal, bem como a criação da terceira liga para 2021/2022.

"Na época 2020/21 competirão no Campeonato de Portugal as seguintes 96 equipas: duas vindas da Liga Pro, 70 que permanecem, 20 que ascendem das competições regionais e 4 novas equipas B. Nas três épocas seguintes, a «III Liga» e o Campeonato de Portugal verão o número de clubes reduzir-se até 76", referiu o comunicado.

Dos 22 campeões das associações distritais apenas 20 podem ir ao Campeonato de Portugal, dependendo de variantes que já são do conhecimento do público em geral.

"O plano tem os seguintes principais objetivos: Assegurar o maior número possível de projetos equilibrados; Aumentar a competitividade; Melhorar a qualidade de jogo; Aproximar os adeptos do futebol local; Criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos sub-19 para os seniores e garantir um formato adequado ao que se prevê venha a ser a próxima época, no quadro da pandemia COVID-19", menciona o comunicado

O Campeonato de Portugal passa a ser realizado da seguinte forma: Na primeira fase são oito séries de 12 equipas cada, sendo que o primeiro de cada série apura-se para o acesso à Segunda Liga e os 2.º ao 5.º lugar apuram-se para o acesso à terceira Liga. As últimas quatro equipas de cada série descem aos campeonatos distritais.

Na segunda fase as oito equipas vão ser divididas por duas séries, sendo que o primeiro de cada série sobe à Segunda Liga e competem na final para decidir o vencedor da prova. Com esta grande novidade estão eliminados os play-off's que muitas equipas se queixavam.  

A Federação não referiu no comunicado se as equipas começam a segunda fase com zero pontos ou com metade dos pontos como é comum noutras modalidades como o andebol.

Em relação à qualificação para a nova Terceira Liga, vão haver oito séries com quatro equipas cada, sendo que o primeiro e o segundo classificado sobem à Terceira Liga que vai ser constituída por 24 equipas no total.

As 24 equipas no total são as seguintes: dois clubes que descem da II Liga, os dois primeiros classificados de cada série de acesso à Terceira Liga e as seis equipas que estiveram na fase de acesso à segunda liga e não o conseguiram.

Nas próximas três épocas a Terceira Liga vai ter 24 equipas no seu total, sendo que na época 2023/24 desce para 20. No Campeonato de Portugal tem 60 equipas, sendo que na época 2022/23 passa a ser 56 como na época 2023/24.

“O CP cria mais oportunidades aos jovens jogadores, seja através do incentivo à entrada de quatro novas equipas B, mas também por via das alterações no estatuto dos atletas formados localmente, que passam a ir até aos 19 anos, e da obrigatoriedade de estarem inscritos na ficha de cada jogo 13 jogadores que respeitem aquela condição", revelou o diretor técnico nacional José Couceiro à Lusa.

Só serão admitidos estrangeiros com visto ou contrato profissional, a limitação a um número máximo de 27 jogadores inscritos por equipa.

No Campeonato de Portugal como na Terceira Liga a FPF acertou com o Sindicato a condição de que os jogadores tem como valor base de remuneração o salário mínimo nacional (635 euros)

A partir de 2020/2021 a taxa de jogo sofre uma redução significativa e há ajustes no valor de inscrição de jogadores.


Fonte da Foto: FPF


Diogo Bernardino

MATOSINHENSE MANUEL MONTEIRO MANTÉM-SE COMO TREINADOR DO COIMBRÕES

O matosinhense Manuel Monteiro mantém-se como treinador do Coimbrões para a época 2020/2021, revelou o clube no seu Facebook.

Manuel Monteiro chegou ao Coimbrões na época passada proveniente da AD Oliveirense em janeiro de 2020.

Em oito encontros, ajudou a equipa a alcançar oito pontos, fruto de quatro empates, duas vitórias e duas derrotas, para deixar o Coimbrões fora da zona de descida que devido à pandemia veio se a verificar a permanência de todas as equipas na mesma série, exceto o Arouca.

Manuel Monteiro já treinou o Canelas, Boavista Flores, Fayal, Flamengos, Vila Meã, Leixões, Cesarense, Fafe, Salgueiros e AD Oliveirense.

Enquanto médio e ex-jogador esteve no Boavista, União Madeira, Salgueiros, Leixões, União Lamas, Tirsense, Farense, Penafiel, Varzim, Académica e Ovarense e na formação o Leça e o Pedras Rubras.


Fonte da Foto: Coimbrões 


Diogo Bernardino

EXCLUSIVO: RUI PEREIRA É REFORÇO DO LEÇA DO BALIO POR UMA TEMPORADA

O guarda-redes Rui Pereira (ex-Infesta) é reforço do Leça do Balio por uma temporada, soube hoje o Mitchfoot em exclusivo.

O guardião mais vezes titular no Infesta na época passada, onde participou em 21 ocasiões é uma transferência surpreendente do mercado no futebol de Matosinhos.

O experiente Rui Pereira representou vários clubes ao longo da carreira como o Leça, Marítimo Velense, Castelo da Maia, Padroense, Senhora da Hora, SC Rio Tinto, Ataense, Gens, Pedrouços, Gondim Maia, Alfenense, Mala Lidador e Alpendorada.

Na formação representou o Boavista, Foz e esteve uma época no Benfica como Bruno Aguiar, Hugo Leal, Pepa, Edgar Caseiro. 

Este vai ser o 15.º clube na carreira do jogador de 40 anos.

O Leça do Balio já fechou o plantel para a época 2020/2021 e tem nomes sonantes no seu elenco.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

JOÃO RODRIGUES E MÁRIO CAMPO RENOVAM POR MAIS UMA TEMPORADA PELO INFESTA

O avançado João Rodrigues e o médio Mário Campo renovam por mais uma temporada pelo Infesta, continuando a fazer parte do plantel de Bruno Costa para a época 2020/2021.

O avançado João Rodrigues mantém-se no Infesta pela oitava temporada consecutiva.

Na época passada foi um dos goleadores da equipa, onde em 26 jogos apontou 11 golos.

O médio Mário Campo faz a sua oitava temporada consecutiva ao leme do Infesta. Este chegou ao clube em 2013.

Na época passada participou em 23 jogos ao serviço do emblema.

O Infesta já apresentou quatro jogadores para o
plantel da época 2020/2021 que já renovaram, mantendo assim a espinha dorsal da equipa.


Fonte das Fotos: FC Infesta


Diogo Bernardino

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC