8.ª Jornada da Série C do Campeonato de Portugal
Árbitro: João Santos (AF Coimbra)
Leça 1-0 Marítimo B
Ao intervalo: 1-0
Marcador: Marcos Júnior (19)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vasco Coelho (14), Hugo (55), Nassur (65) e João Pedro (66)
Leça: Jorge Cristiano, Assane Baldé, Vasco Coelho, Daniel Materazzi, João Pedro, Guilherme, João Paulo (João Paulino 90+2), Nelsinho (Henrique, 79), Marcos Júnior (Jardel, 62), Rudy (Tiago Cavadas, 62) e Isaac Cissé (Igho Sanomi, 90+2)
Treinador: Domingos Barros
Marítimo B: Pedro Mateus, Hugo, Rovira, Aloísio, Gonçalo Duarte, Diego Moreno (Mohamed, 68), Jean Cleber, Teles (Andrade, 81), Amansio (Umaro, 74), Nassur (Firmino, 81) e Leandro (Kanu, 68)
Treinador: Ludgero Castro
O Leça está de regresso aos triunfos no Campeonato de Portugal, vincando ainda mais a sua liderança isolada frente a um Marítimo B que era uma incógnita, mas provou ser um osso duro de roer para todos os adversários na Série.
Domingos Barros fez uma alteração em relação ao último encontro com a entrada de João Paulo no lugar de Samuel Teles.
Num jogo de muito sofrimento para o Leça, a equipa jogou num nível aceitável e apesar de na segunda bola o Marítimo ter tido mais posse de bola, os lances mais perigosos pertenceram aos leceiros.
Nota-se que a equipa tem de melhorar em certos aspetos, como controlar melhor com bola e ter o timing correto nos passes, nos cortes e no momento em atacar à baliza.
O Marítimo B só realizava hoje o seu terceiro jogo, depois de não ter competido desde 26 de outubro, mas notou-se que a formação de Ludgero Castro veio preparado para o jogo com jogadores proveniente da primeira equipa como Diego Moreno, Jean Cléber ou dos sub-23 como o Nassur e o Amanásio e a equipa ter boas individualidades e um bom coletivo.
Numa primeira parte equilibrada, com um bom jogo de parada e resposta de ambas as equipas, a um ritmo bom e fluído, as oportunidades de golo pertenceram por inteiro ao Leça.
A formação leceira bem organizada coletivamente e com bons valores individuais começou a criar perigo logo aos cinco minutos por Marcos Júnior após um bom cruzamento de Rudy.
No lance mesmo a seguir Leandro vai inserir a bola no fundo das redes mas estava posicionado em fora de jogo.
O Leça continuava a criar oportunidades, casos de Rudy aos 10 e aos 18.
A insistência e a persistência do Leça resultou no golo que decidiu o encontro. Aos 19 minutos num contra ataque após um passe longo de Nelsinho para Isaac Cissé, Rovira e Hugo não chegam a tempo do corte e Marcos Júnior serpenteou pelo terreno e com tempo, calma e espaço só teve de colocar a bola aonde queria e inaugurar o marcador. Terceiro golo do avançado.
O Leça esticava muito o jogo e procurava Isaac Cissé para poder ganhar a bola e distribuir-la pelos corredores ou para Nelsinho para coordenar o ataque ofensivo, mas a muralha defensiva do Marítimo estava bem posicionada.
Aos 26 Nelsinho e Isaac Cissé com uma boa tabela quase podiam fazer o segundo, mas o árbitro assinalou fora de jogo ao médio leceiro.
Na segunda parte o Leça entrou bem, com duas oportunidades de perigo por João Pedro aos 47 e por Vasco Coelho aos 48, este a mais perigosa, quando ao primeiro poste com um toque subtil a levar muito perigo à baliza de Mateus.
Os insulares com muita valia técnica, a jogar muito pelos corredores laterais iam ter mais posse de bola e a partir dos 50 minutos criando alguns dissabores à linha defensiva da equipa matosinhense.
Aos 56 ataque bem construído do lado direito por Gonçalo Duarte, um dos melhores em campo no Marítimo a fazer o cruzamento para Amánsio em esforço dar a bola a Nassur que no frente a frente com Cristiano viu a intenção de golo travada pelo guardião.
Com as entradas de Cavadas e de Jardel aos 62 minutos, a formação leceira mudou-se para 4x4x2, dando maior dimensão ao meio-campo, para conseguir melhorar o controlo com bola, com Cavadas a juntar-se a Guilherme e Jardel como segundo avançado.
A maioria dos lances foram ganhos a meio-campo por parte dos atletas de Ludgero Castro, o Marítimo ia ameaçando num sistema 3x5x2, mas era o Leça que em transições rápidas, quase 'matava' o jogo.
Aos 69 minutos, Nelsinho ganha uma bola e com um passe em profundidade descobre João Paulo que tinha Jardel e Isaac Cissé em melhor posição para marcar, tentou a sua sorte e Pedro Mateus a fazer uma boa 'mancha'.
Aos 78 Jardel teve tudo para fazer o golo, quando após mais um passe de Nelsinho, e com uma boa arrancada e isolado não consegue bater Mateus que com os pés faz uma bela defesa.
Até final, a assertividade nos passes dos jogadores do Marítimo ia escasseando e a linha defensiva do Leça controlava melhor o jogo.
A destacar a estreia de Igho Sanomi com a camisola do Leça esta temporada, com os seus primeiros minutos, este que entrou aos 90+2 no lugar de Cissé.
O Leça segue o seu caminho no campeonato, com quatro pontos a mais do que o segundo classificado, o Trofense.
O Leça, primeiro classificado com 23 pontos vai ao terreno do Salgueiros, a 3 de fevereiro.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino