Na Série 5 vão haver dois dérbis matosinhenses, sendo que o Leça do Balio vai defrontar o Lavrense. No primeiro dérbi da temporada o Lavrense venceu por 2-0.
Ambos vão defrontar o CA Rio Tinto, sendo que Zé Raínho, médio dos 'guerreiros balienses' vai defrontar o seu ex-clube e o Leverense com vários ex-jogadores em Matosinhos.
O CA Rio Tinto ficou em nono lugar na Série 2 da divisão com 16 pontos depois do coeficiente de pontos atualizado (quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas), sendo que contratou Madu e Paulo Silva ex- Custóias e Fadhil ex- Perafita.
O Leverense na Série 1 ficou em 13.º lugar com 12 pontos do coeficiente de pontos atualizado (três vitórias, três empates e sete derrotas) tem no seu plantel o matosinhense Ricky, Fernando Santos ex-Lusitanos, Saimon ex-Lusitanos, João Martins ex-Aldeia Nova.
O dérbi matosinhense termina a primeira e segunda volta da fase de grupos, sendo que a 19 de Maio joga se em lavra e a 2 de Junho em Leça do Balio.
Na primeira jornada o Leça do Balio defronta o Leverense e o Lavrense recebe o CA Rio Tinto, na segunda jornada o Lavrense joga em casa do Leverense e o Leça do Balio na casa do CA Rio Tinto.
O Custóias na Série 3 vai defrontar o SC Nun'Alvares 2.º classificado da Série 2, Castêlo da Maia, nono classificado da Série 1 e Caíde Rei 14.º classificado da Série 2.
O SC Nun´Álvares de Paredes que juntamente com o São Lourenço Douro eram os dois clubes com mais pontos no ranking, venceu por nove vezes, empatou por três e perdeu uma vez.
O Castêlo da Maia volta a defrontar o Custóias, sendo que nesse encontro terminou com um empate a duas bolas. Cinco vitórias, quatro empates e três derrotas.
O Caíde Rei de Lousada no campeonato teve duas vitórias, três empates e oito derrotas.
O Custóias recebe o Castêlo da Maia na primeira jornada, na segunda vai ao terreno do Caide rei e na terceira jornada recebe o SC Nun'Álvares. A segunda volta é o espelho da primeira.
Nas outras séries estão: Série 1: Alfenense, Folgosa da Maia, UD Roriz, CD Portugal; Série 2: S. Lourenço do Douro, Citânia de Sanfins, Balasar, Estrelas de Fânzeres; Série 4: Valonguense, SC Arcozelo, Inter Milheirós, AC Milheirós e Série 6: Águias de Eiriz, Gulpilhares, FC Lagares, Bougadense
Os dois primeiros classificados transitam para a II Fase, num total de doze equipas, sendo que na primeira eliminatória o Custóias se ficar nos dois primeiros lugares defronta o primeiro classificado da Série 2 ou o segundo classificado da Série 5 onde estão Leça do Balio e Lavrense.
Caso o Leça do Balio ou o Lavrense fique no primeiro lugar da Série 5 defronta o segundo classificado da Série 2.
Nos quartos de final, estão estabelecidos os seguintes calendários:
- Jogo 1: Vencedor do Jogo 6 da primeira eliminatória x Vencedor do Jogo 1 da primeira eliminatória;
- Jogo 2: Vencedor do Jogo 4 da primeira eliminatória x Vencedor do Jogo 3 da primeira eliminatória;
- Jogo 3: Vencedor do Jogo 5 da primeira eliminatória x 1.º melhor vencido da primeira eliminatória;
- Jogo 4: Vencedor do Jogo 2 da primeira eliminatória x 2.º melhor vencido da primeira eliminatória;
Nas meias finais o vencedor do jogo 4 joga contra o vencedor do jogo 3 e o vencedor do jogo 2 joga contra o vencedor do jogo 1.
Para a repescagem dos dois melhores vencidos da I Eliminatória, o primeiro critério é o melhor resultado no tempo regulamentar no jogo da I Eliminatória entre os sete clubes vencidos e se aplicável em segundo critério o melhor resultado no desempate através da marcação das Grandes Penalidades.
Caso não se encontre por estes dois critérios, existem estes outros: Melhor classificação na fase de grupos; Melhor pontuação na fase de grupos; Melhor Classificação na Fase suspensa em 15/01/2021, determinada no Ranking definido em 13/04/2021 e Melhor pontuação na Fase suspensa em 15/01/2021, determinada no Ranking definido em 13/04/2021.
Os jogos da fase de grupos começam a 09 de maio e terminam a 02 de junho.
Fonte da Foto: AFP
Diogo Bernardino