Até 11 de abril os clubes tem de manifestar a intenção de continuar a competir, sendo que as equipas que não quiserem "serão classificados com o número de pontos que tinham à data da suspensão das competições".
"Em qualquer das situações os Clubes que, à data em que foram suspensas as provas, não tiverem disputado a totalidade de jogos previstos terão a sua pontuação, e consequente classificação, corrigidas pela aplicação de coeficiente de pontos obtido, sem arredondamento, dividindo os pontos, pelo número de jogos efetuados pelo Clube na prova/fase", esclarece a Associação.
Há campeões em todos os campeonatos e lugares às subidas de divisão, mas não serão aplicados os regimes de descidas de divisão.
Em relação à divisão de elite, caso a conclusão dos campeonatos "ocorra quando se encontrarem disputados pelo menos 50% da totalidade dos jogos, com o número de jornadas previsto até à suspensão das provas ocorrida em janeiro, acrescido do número de jornadas que resultar da reorganização das competições", sobe ao Campeonato de Portugal, entre os líderes das séries, o com mais pontos.
Entre as novidades, a AF Porto vai permitir sete substituições em vez das cinco e avança com um formato para a realização da Taça.
Na Taça, os clubes que estão na 2ª eliminatória são divididos pelas respetivas séries e é sorteado um clube dentro de cada, apurando-se assim quatro clubes (dois da segunda divisão e da primeira).
Na Divisão de Honra e Campeonato de Elite, dos 16 de cada série, será sorteado um clube em representação de cada série, apurando-se assim dois clubes de cada prova.
Dos oito clubes são sorteados quatro que irão disputar a meia final e depois a final.
A época termina no dia 30 de junho.
"Sabemos que qualquer que fosse a decisão tomada nunca seria unânime. A decisão foi tomada com base nos dados existentes e conhecidos, e portanto, aquela que a AF Porto considera ser a melhor opção para todos os filiados", salientou.
Na época 2022/23 os quadros competitivos da AF Porto serão reformulados.
No comunicado não é feito menção a como regressem os escalões de formação dos júniores aos petizes à competição.
A competição regressa a 19 de abril com o regresso aos treinos em grupo e no fim de semana de 8 e 9 de maio, volta-se a jogar no campeonato.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário