O novo diretor desportivo do Aldeia Nova Sérgio Teixeira revelou em exclusivo que o clube vai competir nas provas finais da AF Porto, admitindo que era melhor dar continuidade apenas "jogando os seis jogos que nos faltavam", ao Mitchfoot.
MF - O Aldeia Nova concorda com este modelo competitivo para terminar a época?
ST - Obrigado por nos permitir dar o nosso parecer em relação a esta época tão atípica que estamos a passar e esperar que quem estiver a ler esta entrevista se encontre bem de saúde que no fundo é o mais importante.
Eu penso que havia muitas maneiras de dar continuidade ao campeonato, umas de forma mais simples, outras mais complexas, e acho que nenhuma iria agradar a todos os intervenientes pois todos os clubes tem ambições diferentes por isso não gostava de estar na pele da AFP neste momento.
No nosso caso, seria muito melhor dar continuidade ao campeonato apenas jogando os 6 jogos que nos faltavam pois tínhamos uma margem confortável e penso que seria o mais justo, mas aceitamos as regras. Penso que tanto para nós como para a AFP este ano tem sido um grande desafio.
MF - O Aldeia Nova vai a jogo no campeonato?
ST - Claro que sim, não poderia ser de outra forma. Estamos em primeiros no campeonato e queremos atingir o nosso objetivo que é a subida de divisão e como tal, não poderíamos pensar noutra situação senão lutar pelos nossos objetivos e ir a jogo.
MF - A possibilidade de fazer mais substituições é um benefício ?
ST - Tem as duas vertentes este alargamento nas substituições e tem muito haver com as paragens que sejam permitidas. Se mantivermos o mesmo numero de paragens, pode ser benéfico pois temos noção que os jogadores vão ter que fazer novamente uma pré-época, a fadiga muscular vai ser muita e as lesões poderão dar cabo de toda uma estratégia até aqui bem delineada.
Por outro lado, se alargarem o numero de paragens, poderá ser mau pois irá haver menos tempo de jogo jogado, irão haver quebras na intensidade e ritmo do jogo e isso pode prejudicar as equipas que queiram jogar futebol.
MF - José Neves, presidente da AF Porto disse que “não será pelas despesas com a testagem que alguma equipa deixará de poder fazer parte das provas”. Caso haja obrigação de testagem antes do início da competição ou antes de cada jogo o Aldeia Nova tem capacidade financeira para sustentar este encargo?
ST - Todos nós sabemos que os clubes têm dificuldades financeiras, o nosso não é exceção. O Aldeia Nova tem o seu orçamento bem delineado desde o início da época, mas não estávamos a contar com esta paragem.
O clube encerrou a sua porta mas continuamos a ter que cumprir os compromissos com os fornecedores, temos as despesas fixas do dia a dia da manutenção do complexo na mesma, decidimos contratar um preparador físico / Personal trainer para dar aulas zoom à nossa equipa sénior para que eles não sentissem tanto esta paragem.
Isso já foi um investimento que não estava no orçamento, logo qualquer custo adicional nesta altura da época não é vista com bons olhos, mas concordo com o presidente da AFP, não será isso que nos irá afastar do nosso objetivo, mas isso fará com que teremos que procurar outras ajudas para cobrir mais esta despesa e todos sabemos que esta altura também não é a mais fácil para conseguirmos patrocínios.
Felizmente o nosso bom nome, a imagem que temos e a nossa credibilidade no mercado, tem nos aberto muitas portas. Fruto de todo um trabalho desta direção.
MF - Com este modelo competitivo, a verdade desportiva continua a ser defendida?
ST - É uma pergunta complicada de responder, pois a paragem não ajudou ninguém, mas poderá ter prejudicado quem estava bem até à paragem que era o nosso caso. Penso também que seria mais justo acabar os 6 jogos que tínhamos em falta e dar por terminado o campeonato.
Neste momento não sabemos quantas equipas se vão inscrever, logo não sabemos se vão ser criadas duas ou 3 ou mais series. Se forem duas series penso que a verdade desportiva irá acontecer de forma natural, mas se forem mais, poderá deturpar tudo. Mas como disse anteriormente, cabe-nos aceitar a decisão, trabalhar mais que os outros e conseguir alcançar os nossos objetivos.
Fonte da Foto: Aldeia Nova
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário