A Liga Portugal vai propor aos clubes dos campeonatos profissionais, entre eles o Leixões, um plano de ação para o regresso aos relvados que passa por "dois jogadores treinarem em simultâneo durante 45 minutos", refere o Jornal Record.
O plano de ação "regresso progressivo à competição" passa por duas fases, a primeira um treino individualizado no campo. Entre as regras, passa por cada jogador já estar vestido e equipado em casa e cada um utiliza uma bola desinfestada e higienizada, feito de forma isolada, com as diretrizes da DGS a serem cumpridas.
"Num campo podem estar dois jogadores a treinar em simultâneo por 45 minutos, cada um em metade do campo, sendo possível 24 jogadores treinarem em 9 horas. Em clubes com mais de um campo de treino, é possível realizar este trabalho com mais jogadores, ou adicionar mais tempo de treino ou fazê-lo num menor tempo total", salienta o documento.
Na primeira fase em jogos e em treinos os jogadores só podem beber a sua própria garrafa de água, banhos de recuperação e crioterapia individualmente antes e após cada utilização de forma higienizada.
Caso algum jogador demonstra algum sintoma de COVID-19 deve ir para uma sala de isolamento e fazer o teste. A Liga menciona que caso regresse o treino em grupo que tem de haver testes suficientes, entre 30 a 40 por clube, por jogadores e staff.
A Liga deixa no ar a possibilidade de serem realizados testes antes dos jogos ou antes de cada semana, para encontrar qualquer caso suspeito ou assintomático e caso seja positivo testar novamente o plantel e staff.
Caso o teste seja positivo e não seja necessário ficar no hospital realiza o isolamento profilático de 14 dias, repetindo o teste entre o 10.º ao 14.º dia e tem que ter dois testes negativos em 24 horas antes de se juntar à equipa.
Em regra os jogadores e staff tem de esperar entre dois a três dias para conhecerem os resultados finais dos testes.
Os estágios tem de ser da menor duração possível sendo que o cenário passa apenas pela viagem de autocarro no dia de jogo com as recomendações previstas. A comitiva dos clubes deve ser restringida, o autocarro tem de ser higienizado antes e depois de cada jogo sem ninguém no banco do lado.
"A paragem habitual, se necessária, deve ocorrer num parque de merendas com casas de banho ao invés de uma estação de serviço. É essencial que a Liga Portugal crie uma comissão de acompanhamento regular às sociedades desportivas e que faça uma supervisão do cumprimento das medidas estabelecidas", sugere a Liga.
Este plano só vai ser apresentado aos clubes caso o Governo, dirigentes, médicos e jogadores aceitarem.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário