RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

domingo, 21 de fevereiro de 2021

AF PORTO E OUTRAS ASSOCIAÇÕES DESCONTENTES COM FALTA DE APOIO DO GOVERNO

A AF Porto e as outras associações de futebol manifestam-se descontentes com a exclusão do desporto no plano de recuperação e resiliência (PRR) do país, salientaram as associações em comunicado conjunto

"As Associações Distritais e Regionais de Futebol não compreendem o critério aprovado e, por esta via, manifestam o seu descontentamento, já que nos causa estranheza o facto do desporto não se encontrar contemplado no plano de recuperação e resiliência em tão importante documento, considerado fundamental para o desenvolvimento de Portugal durante a atual década", pode ler-se no comunicado.

Segundo o comunicado as associações avisam que a decisão do Governo coloca em causa, "a sobrevivência da já debilitada atividade de muitas centenas de clubes" e "ao progressivo colapsar do tecido associativo desportivo".

As associações referem que esta decisão compromete "a evolução desportiva de milhares de praticantes, que aspiram chegar ao topo da pirâmide desportiva". 

As entidades descrevem que com a não inclusão do Desporto no PRR perde-se oportunidades como a "Reabilitação e Modernização das instalações desportivas", a criação de "um Plano de Infraestruturas Desportivas inovador adequado à atual realidade das necessidades da população" e um "Plano de Revitalização Financeira dos Clubes, ADR´s e Federações".

"Apelamos  à consideração do Governo para que a prática desportiva dos escalões de formação e dos seniores possa vir ainda a ser enquadrada, em parte, no âmbito de alguma das dimensões apresentadas, como é o exemplo da Transição Digital, com os programas de formação de jovens e de adultos aprovados”, solicitam.

As Associações Distritais e Regionais de Futebol pedem ao Governo que considere que "as competições distritais assumem um papel de relevo no desenvolvimento desportivo, mas também social e económico das regiões e do país".

O documento vai ser enviado ao: Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes; Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. João Paulo Rebelo e o Secretário de Estado do Planeamento, Eng. Ricardo Pinheiro.

O PRR com um valor de 13.900 milhões de Euros em subvenções, vai permitir a realização de reformas estruturantes, centrado em três grandes áreas temáticas: reforço da resiliência económica, transição climática e digital.


Fonte da Foto: AF Porto


Diogo Bernardino

LEÇA ESCORREGA EM GONDOMAR

Estádio de S. Miguel em Gondomar

Campeonato de Portugal Série C Jornada 17

Árbitro: Tiago Sá (AF Porto)

Gondomar 2-1 Leça


Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Rudy (6); Niang (63 g.p. e 78)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bosingwa (41); João Paulo (41); Fábio Borges (45); Tiago Gomes (57); João Pedro (61); Materazzi (67); João Abreu (70); Anthony (73 e 90+2); Treinador adjunto do Leça Milic Jovanovic (90); Ricardo (90+1). Cartão vermelho para Anthony por acumulação de amarelos (90+2).


Gondomar: Ricardo Neves; Huguinho; Khang; Zé Pedro; Igor Rocha; Tiago Gomes; Fábio Borges (João Abreu, 45); Bosingwa (Hulk, 74); Ângelo (Jorge Monteiro, 89); Baba Zakari (Sheriff, 82) e Thierno Niang (Fabinho, 84)

Treinador: Américo Soares


Leça: Jorge Cristiano; Assane Baldé (Joel Mateus, 38); Daniel Materazzi; Vasco Coelho; João Pedro; Tiago Cavadas; Guilherme (João Paulino, 80); Nelsinho; João Paulo; Rudy Monteiro (José Varela, 66) e Isaac Cissé (Anthony, 66)

Treinador: Domingos Barros


O Leça escorregou em Gondomar num encontro em que descaiu a sua qualidade na segunda parte, com erros que permitiram à formação orientada por Américo Soares sair com o triunfo.

O Leça desce uma posição na tabela, mas mesmo assim só depende de si para poder chegar ao final da primeira fase do campeonato como líder da Série C, pois o Gondomar não vai jogar nos fins de semana de 7 a 14 março, permitindo à formação leceira a possibilidade de voltar ao topo da classificação.

Domingos Barros não fez nenhuma alteração em relação ao jogo com o Vila Real.

O Leça entrou muito bem no jogo, com uma excelente primeira parte com maior domínio leceiro. A formação de Domingos Barros esteve muito combativo em jogo.

A formação matosinhense entrou com tudo e logo no primeiro remate, conseguiu chegar ao golo. Aos seis minutos Rudy com um golaço batia Ricardo Neves com qualidade com um chapéu bonito. Este apontou o quatro golo na época.

O Leça teve mais bola, apresentando um bom posicionamento defensivo, com Materazzi e Vasco Coelho exímio nos níveis de concentração. 

Nelsinho e Guilherme davam virtuosismo ao meio-campo leceiro, permitindo aos alas João Paulo e Rudy a velocidade e o drible com qualidade.

Do lado contrário, o Gondomar subiu de rendimento aos 20 minutos, conseguindo criar oportunidades à baliza de Cristiano, sempre de meia distância e de bola parada mas sem incomodar o guardião leceiro, como foi os livres aos 27 e aos 33.

Aos 38 o Leça ficou sem Assane Baldé que saía do encontro com algumas queixas, tendo sido substituído por Joel Mateus.

Aos 39, o Leça podia ter aumentado a vantagem com uma grande penalidade, após um jogador leceiro ter recuperado uma segunda bola após o guarda-redes ter falhado uma defesa. Isaac Cissé não conseguiu bater Ricardo.

O Leça teve duas oportunidades para marcar na primeira parte, aos 18 e aos 43 minutos. 

Na segunda parte, o Gondomar entrou muito forte, criando muita pressão no último terço do Leça, encostando a linha defensiva às cordas. Mesmo assim a formação leceira conseguia sair em transições rápidas.

O Gondomar aumentou os níveis de agressividade com e sem bola, dando mais largura e rapidez atraindo o Leça para dentro para poder conduzir a bola pelos corredores laterais.

Com um bom jogo de parada e resposta, ambas as equipas criaram boas oportunidades, primeiro pelo Leça aos 52 por Nelsinho e pelo Gondomar aos 58.

Aos 63 minutos o Gondomar chegou ao empate através da marcação de uma grande penalidade bem apontada por Niang. 

O Leça caiu de rendimento a nível individual e coletivo, com erros que foram capitais para o desfecho do encontro. O Gondomar não mudou muito em termos estratégicos, sendo que Américo Soares pediu ao intervalo para a equipa ter mais calma e sair para o ataque de forma mais organizada.

O Leça teve dificuldades em entrar no último terço e aos 78 o Gondomar chegaria à vantagem num lance muito bem trabalhado, com uma excelente transição rápida, com Niang a finalizar uma bela obra de arte.

Até final, o Gondomar apostaria no contra-ataque, enquanto o Leça tentou de todas as formas chegar ao golo, mas nunca mais a formação leceira conseguia criar perigo. 

Aos 90+2 Anthony do Leça foi expulso por acumulação de amarelos e não é opção para o encontro com o Coimbrões.

Os leceiros perderam pela segunda vez esta temporada no campeonato, mas apesar do desaire, a formação leceira só precisa de vencer os seus respetivos jogos para conseguir chegar à liderança da Série, pois só a 14 de março é que o Leça e o Gondomar terão o mesmo número de jogos realizados.

O Leça é segundo classificado com 27 pontos, menos um do que o Gondomar, que tem mais um jogo que os leceiros e no próximo domingo defronta em casa o Coimbrões às 15:00. 


Fonte das Fotos: Leça FC


Diogo Bernardino

AF PORTO E ASSOCIAÇÕES DISTRITAIS DO PAÍS APONTAM REGRESSO DOS CAMPEONATOS PARA 11 DE ABRIL

A AF Porto e outras associações distritais do país apontam o regresso dos campeonatos para 11 de abril, no seu plano de retoma, segundo referido pela comunicação social.

Segundo relatos da comunicação social as associações no seu plano de retoma pretendem jogar no fim de semana a seguir à Páscoa.

“Pretendemos levar as provas até ao fim. Se começarmos em abril, terminamos em julho e essa é uma hipótese", descreveu José Neves, presidente da AF Porto, ao Jornal O Jogo.

Para que isso se suceda revelou que é possível terminar os campeonatos com "dois jogos por semana, à quarta-feira e ao domingo".

Salientou que as equipas vão precisar de um período de duas a três semanas de preparação.

A AF Porto e as outras associações esperam pelo anúncio por parte das instâncias governamentais e da saúde do momento para retomar as competições.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

BRUNO ALVES EX-PERAFITA REFORÇOU LAGOAS

O jogador brasileiro Bruno Alves ex- Perafita reforçou o Lagoas da Série 2 da II Divisão da AF Porto, com um contrato assinado e rubricado até ao final da temporada, revelou o Lagoas.

Bruno Alves esteve na época 2018/2019 no Perafita.

Este é o terceiro clube do jogador, depois de ter representado o Palmeiras em 2017/2018.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

SUB-23 VENCEM NA MADEIRA E SÃO LÍDERES DA FASE DE APURAMENTO DE CAMPEÃO

Estádio de Machico

Liga Revelação, 1ª jornada, Fase Apuramento de Campeão

Árbitro: Anzhony Rodrigues

Marítimo 0-1 Leixões


Ao intervalo: 0-0

Marcador: André Ferreira (57)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Guerrero (30); Ousmane (30); Mike (45); Owusu (60); Morinho (62), Vando (69) e Isnaba (69).


Marítimo: Pedro Teixeira, Jonhson Owusu, Rovira (Santiago Irala, 77), Rúben Sousa, Guerrero, Vilson (Aires Sousa, 77), Francisco França, André Cardoso (Carlos Almeida, 62), Mike, Daniel Silva (Carlos Tovar, 77) e Marcelo Marques.(Emanuel Baitler, 38)

Treinador: Marco Bragança


Leixões: Tabuaço, Ricardo Ferreira, Ricardo Teixeira, Folha, Mário Júnior, Ousmane, Morinho (Alexis, 79), André (Avelino, 73), Vando (Freddy, 79), Dinho (Paulinho, 67) e Castro (Isnaba, 45)

Treinador: José Augusto Faria


O Leixões venceu, este domingo, o Marítimo, por 1-0, em jogo em atraso da 1.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão, da Liga Revelação e subiu à liderança.

O único golo da partida foi apontado por André Ferreira aos 57 minutos, após uma combinação com Folha com o avançado a posicionar a bola para um remate com força e precisão para o fundo das redes de Pedro Teixeira.

Este resultado coloca o Leixões no primeiro lugar, com os mesmos pontos que o Estoril Praia, mas menos um jogo.

 

Fonte da Foto: Leixões SAD


Diogo Bernardino

ROUBO DE IGREJA NO ESTÁDIO DO MAR

Estádio do Mar

II Liga 21.ª Jornada

Árbitro: Manuel Mota (AF Braga)

Leixões 0-1 Estoril


Ao intervalo: 0-0

Marcador: Vidigal (70)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Monteiro (45); Vidigal (70); Treinador do Leixões José Mota (81); Sapara (87) e João Carlos (90+3). Vermelho para André Castro Presidente da SAD do Leixões (81) e Cristiano Brito Treinador adjunto do Leixões (após final do jogo)


Leixões: Igor Stefanovic; Lucas Lopes; Pedro Pinto (Anton Rucker, 56); Diogo Gomes; Moustapha Seck; Bruno Monteiro; Rodrigo Ferreira (Jota Garcês, 74); Joca (Papalele, 74); Jefferson Encada (Sapara, 66); Avto e Belkheir (Nenê, 66)

Treinador: José Mota


Estoril: Dani Figueira; João Diogo; Hugo Basto; Hugo Gomes; Joãozinho; Miguel Crespo (Rosier, 76); Gamboa; Zé Valente (Lazare, 64); Vidigal (Murilo, 76); André Clovis (Yakubu, 64) e Harramiz (João Carlos, 90+1)

Treinador: Bruno Pinheiro


O Leixões saiu penalizado do jogo, devido a uma arbitragem péssima de Manuel Mota, que não marcou duas grandes penalidades a favor dos 'bebés do mar' e um fora de jogo inexistente a Anton Rucker no mesmo lance em que Bruno Monteiro sofre falta no coração da área ao cair do pano.

Num encontro em que os leixonenses nunca foram inferiores a um Estoril que não fez um bom jogo, os 'bebés do mar' saíram muito prejudicados pelos erros da equipa de arbitragem, com o treinador José Mota no final do encontro a pedir respeito pelo trabalho do Leixões, classificando os últimos dois lances da partida como "erros grosseiros". 

José Mota fez várias alterações em relação ao último jogo com o Mafra com as entradas de Diogo Gomes; Moustapha Seck; Joca e Belkheir nos lugares de Brendon (quinto amarelo); Tiago André; Christophe (quinto amarelo) e Nenê.

O Leixões entrou com uma estratégia muito interessante na primeira parte, condicionando muito bem a saída de bola do Estoril Praia, para poder ter oportunidades para ferir a baliza de Dani Figueira. Os 'bebés do mar' conseguiam criar através de jogadas rápidas muito perigo para a baliza, como foi o caso de Joca que logo aos dois minutos levou Dani a uma boa defesa.

Os leixonenses foram muito agressivos nos duelos, nas bolas divididas, nas primeiras e segundas bolas, causando dificuldades ao Estoril.

Durante a primeira parte que ficou marcada por não ter muitas oportunidades para ambas as equipas, nunca o Estoril apesar de ter mais bola e com transições rápidas, sempre à procura do virtuosismo de André Vidigal que foi uma bela dor de cabeça devido aos seus movimentos repentinos foi capaz de bater a muralha defensiva leixonense.

Diogo Gomes regressou ao onze quase quatro meses depois e provou que continua a ser um jogador capaz de temporizar no momento correto o timing do corte, do passe e outros movimentos. 

Belkheir foi a surpresa no onze colocando Nenê, o melhor marcador do Leixões no banco de suplentes. 

É um jogador muito mais móvel do que Nenê, com uma boa predisposição física em campo, um jogador técnico, com bom toque de bola e com muita determinação em nunca dar uma bola como perdida.

Lucas Lopes realizou o seu melhor jogo desde que chegou ao Leixões. Foi fundamental na linha defensiva dos matosinhenses, com cortes de bola constantes, capaz de movimentar-se muito bem pelo corredor lateral e com um nível de concentração exímio.

Os 'canarinhos' com uma posse de bola mais lenta, com mais critério, não conseguiram apresentar em campo aquilo que os caracteriza, como uma equipa que pratica um bom futebol. 

A pressão do Leixões na primeira fase de construção do Estoril conseguiu fazer com que os melhores jogadores do Estoril passassem ao lado do jogo.

Entre os 14 aos 17 minutos, caso o Leixões tivesse conseguido ter um melhor discernimento no último passe para desmarcar os avançados no coração da área cara-a-cara com o guarda-redes, poderia ter marcado o primeiro golo da partida.

Aos 31 minutos o Leixões pediu uma grande penalidade, após a bola ter ressaltado no braço de João Diogo no coração da área, ao qual o árbitro deixou seguir.

Até ao final da primeira parte, o Estoril tentou almejar a baliza de Stefanovic, mas sem levar o guarda-redes sérvio a ter de se aplicar muito.

O Leixões entrou nos olhos nos olhos com o adversário, conseguindo recuperar várias bolas a meio-campo, para ataques rápidos para a mira da baliza de Dani Figueira, mas pecou nos lances capitais.

Não foi uma primeira parte muito intensa, algo parada e algo lenta, com muita luta pela bola a meio-campo.

Na segunda parte, o Estoril entrou melhor, pressionando a formação leixonense que teve menos bola. 

Mesmo assim, durante o primeiro quarto de hora dos segundos 45 minutos, ambas as equipas estavam taticamente encaixadas, não permitindo nenhuma brecha para a criação de lances de perigo.

O Estoril estava a melhorar, com mais bola e a aproveitar o desgaste dos leixonenses, foi mais forte, mas sem criar oportunidades.

Num duelo aéreo Pedro Pinto e Harramiz chocaram, sendo que o defesa central e capitão leixonense sofreu um traumatismo cranioencefálico, tendo sido transportado para o Hospital Pedro Hispano, estando a recuperar em casa da lesão.

Para o seu lugar entrou Anton Rucker, ex-RB Leipzig, que tinha poucos minutos de jogo na equipa principal. Este tem qualidades provenientes da escola alemã. Uma boa marcação ao portador da bola, agressivo no momento correto e sabe tomar sempre as melhores decisões para proveito do coletivo.

O jogo ia decidir-se nos detalhes e foi a partir de uma perda de bola à entrada da área matosinhense, a sorte acabou por sorrir para o Estoril.

Harramiz aos 70 minutos cruza para área, onde Seck tenta desviar de cabeça e corre mal, sendo que Vidigal conquista a segunda bola e remata para o golo decisivo.

O Estoril no final não conseguiu jogar o que o encontro pretendia, não conseguindo libertar-se das marcações individuais do adversário.

Bem perto do cair do pano, os casos do jogo, que levaram à contestação dos leixonenses e a um sentimento de revolta. 

Primeiro aos 90+5, num lance em que Bruno Monteiro cai no coração da área, não tendo assinalado uma grande penalidade clara e no mesmo lance foi anulado o golo por um alegado fora de jogo a Anton Rucker.

O Leixões, 11.º classificado com 23 pontos defronta no próximo domingo em casa o Académico de Viseu às 17:00


Fonte das Fotos: Duarte Rodrigues


Diogo Bernardino 

"MANUEL MOTA ESCREVEU (MAIS) UMA PÁGINA NEGRA NO FUTEBOL PORTUGUÊS"

A SAD leixonense descreveu que hoje Manuel Mota, árbitro do encontro com o Estoril "escreveu (mais) uma página negra no futebol português" e questiona se o árbitro "tem algo contra o Leixões", em comunicado emitido nas redes sociais. 

"A exemplo do que já fizera há cerca de dois meses, no jogo com o Nacional para a Taça de Portugal, o árbitro sonegou um penálti claríssimo ao Leixões, na parte final do encontro com o Estoril Praia, esta manhã. Um lance que não deixa margem para qualquer dúvida, como o anterior já não deixou", pode ler-se no comunicado. 

Segundo o comunicado, caso Manuel Mota tenha "algo contra o Leixões", o clube pede que este solicite "ao Conselho de Arbitragem que não volte a ser interveniente em jogos nossos". 

"Somos uma instituição com 113 anos de história, uma das mais prestigiadas do país, com uma massa adepta ímpar, e merecemos respeito. O respeito que não temos tido por parte do árbitro Manuel Mota", finalizou a nota dos 'bebés do mar'.

O Leixões criticou a arbitragem de Manuel Mota em três lances, duas grandes penalidades, a primeira por um braço de João Diogo aos 31 e mesmo ao cair do pano por falta sobre Bruno Monteiro e um fora de jogo que não existe sobre o central Anton Rucker que coloca a bola no fundo das redes. Lances que poderiam ter dado outro desenrolar ao encontro.


Fonte da Foto: Leixões SAD


Diogo Bernardino

OFICIAL: PEDRO PINTO SOFREU TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

O defesa central do Leixões Pedro Pinto sofreu um traumatismo cranioencefálico no jogo desta manhã com o Estoril e recebeu tratamento hospitalar no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, revelou a SAD leixonense.

"Suturado com 10 pontos, Pedro Pinto realizou um TAC cerebral, que não detetou alterações de relevo. O defesa encontra-se estável e a recuperar em casa", descreve o emblema leixonense.

Pedro Pinto ficou lesionado depois de um lance com Harramiz aos 57 minutos.


Fonte da Foto: Duarte Rodrigues


Diogo Bernardino


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC