RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

terça-feira, 29 de setembro de 2020

PROJETO "BLACK LIVES MATTER IN FOOTBALL" APRESENTADO EM MATOSINHOS

O projeto Black Lives Matter in Football que tem como objetivo combater o racismo no futebol português, foi apresentado na Câmara Municipal de Matosinhos, revelou a autarquia em comunicado.

"Pedidos de ajuda, denúncias informais, informação sobre racismo no futebol, histórias positivas e construtivas de inclusão e não discriminação de pessoas racializadas no futebol, em Portugal. Em síntese, são estas algumas das funcionalidades que estarão disponíveis num website que será construído pela Associação Plano i em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos e o SOS Racismo", pode ler-se no comunicado.

"O website deverá apresentar podcasts e vídeos com figuras do mundo do futebol nacional, fotografias desportivas e recortes jornalísticos que evidenciem as pessoas racializadas que fizeram história em Portugal em cargos de liderança dos clubes ou enquanto treinadores ou jogadores", explica a autarquia.

De acordo com o comunicado as denúncias e os pedidos de ajuda vão servir de "análise e estudo".

A presidente da Câmara Municipal Luísa Salgueiro expressa que "a promoção da formação não passa só pela formação física, mas pela formação de pessoas". 

"A promoção da formação não passa só pela formação física, mas pela formação de pessoas. Não há lugar para a formação sem a dimensão ética. Em Matosinhos, apoiamos 7500 jovens atletas, mas a grande maioria são homens. Por isso, ainda temos um longo caminho a percorrer também no que respeita à igualdade de género. É assim em Portugal e é assim no mundo. Mas o desporto também não é só futebol. Todas as modalidades são importantes na formação de homens e mulheres”, defendeu Luísa Salgueiro.

Já o Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo frisou que o objetivo final passa pela "erradicação do racismo no desporto".

“O objetivo final é a erradicação do racismo no desporto. Este é um problema real, que existe na sociedade. O racismo é uma expressão de violência. Não nos podemos esquecer que a igualdade é um direito humano”, afirmou. João Paulo Rebelo.

O projeto financiado pela FARE network, conta com o apoio de várias autoridades, comissões e instituto que combatem o racismo em Portugal.

O website que vai ser construído pela associação Plano i em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos e o SOS Racismo deve ser apresentado ao público a 21 de março de 2021. 


Fonte da Foto: CMM


Diogo Bernardino

FRANCISCO COSTA EX-PADROENSE REFORÇA SÃO PEDRO DA COVA

O avançado Francisco Costa ex- Padroense reforça o São Pedro da Cova com um contrato válido e rubricado por uma temporada, revelou o São Pedro da Cova.

Francisco Costa ao serviço dos juniores do Padroense na época passada participou em 17 encontros e apontou dois golos.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

CUSTÓIAS VAI REALIZAR CAPTAÇÕES PARA OS SUB-19 E SUB-18

O Custóias vai realizar captações para os sub-19 e para os sub-18 sendo que os treinos vão ser realizados no campo da Bataria em Leça, revelou o clube nas redes sociais.

Os treinos vão ser realizados às quintas às 21:30 e no sábado às 18:45.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

EXCLUSIVO: JOSÉ MOREIRA É REFORÇO DO LUSITANOS

O defesa central José Moreira (ex-Canidelo) é reforço do Lusitanos com um contrato válido e rubricado por uma temporada, soube em exclusivo o Mitchfoot.

Este regressa ao futebol vários anos depois de ter feito três temporadas na formação do Canidelo e várias ao serviço do Coimbrões.

José Moreira é mais um reforço às ordens de Albino Guerra.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

LEIXÕES CONTINUA SEM TRIUNFAR NO CAMPEONATO

Estádio António Coimbra da Mota

4.ª Jornada da II Liga

Árbitro: Miguel Nogueira (AF Lisboa)

Estoril Praia - Leixões, 1-0.


Ao intervalo: 1-0.

Marcador: 1-0, Zé Valente, 44 minutos.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pedro Pinto (58), Yakubu (62), Lucas Lopes (78), Crespo (81), Chiquinho (82), Cícero (88) e Diogo Gomes (90+2).


- Estoril Praia: Dani Figueira, João Diogo (Carles Soria, 89), Hugo Basto, Hugo Gomes, Joãozinho, Rosier, João Gamboa, Crespo (André Franco, 87), Zé Valente (Cícero, 72), Vidigal (Chiquinho, 80) e Yakubu Aziz.

Treinador: Bruno Pinheiro.


- Leixões: Beto, Edu Machado (Sapara, 72), Pedro Pinto, Brendon, Tiago André, Diogo Gomes, Bruno Monteiro (Lucas Lopes, 46), Jota (Paulo Machado, 63), Joca Samuel (Nené, 80), Jota Silva (Rui Pedro, 63) e Harramiz.

Treinador: Tiago Fernandes


O Leixões soma a segunda derrota consecutiva no campeonato, depois de um encontro em que o único lance de perigo que criou foi ao cair do pano por Nenê que falhou uma oportunidade clara de golo.

A equipa de Tiago Fernandes entrou em campo com quatro novidades, o regresso de Beto à baliza 11 anos depois, o regresso à titularidade de Pedro Pinto e Harramiz e a estreia de Diogo Gomes como titular.

Apesar do equilíbrio ter sido a nota dominante na primeira parte, a formação dos 'canarinhos' foi muito mais forte e logo aos dois minutos Hugo Basto colocou à prova o guardião Beto após um canto cobrado por Zé Valente.

O perigo estava longe da baliza de Dani Figueira, graças à boa muralha defensiva criada pela equipa aos comandos de Bruno Pinheiro, já que os remates dos jogadores de Tiago Fernandes foram sempre ao lado.

Aos 44 minutos Zé Valente ia apontar o golo decisivo da partida. Após uma arrancada a partir do meio-campo, Beto defendeu o primeiro remate e numa recarga Zé Valente picou a bola colocando-a no fundo das redes. 

Na segunda parte, Tiago Fernandes procurou dar mais intensidade à formação leixonense com as entradas de Lucas Lopes e Paulo Machado. O Leixões entrou mais agressivo na partida, chegando várias vezes ao último terço, mas sem sucesso.

Faltava critério e alguma assertividade para chegar ao último terço do campo com mais qualidade e com mais perigo.

As alterações criadas por Tiago Fernandes não surtiram efeitos, pois apesar do Leixões ter tido mais posse de bola, os lances mais perigosos foram criados pelos canarinhos que estiveram sempre mais perto de aumentar a vantagem do que sofrer o golo do empate.

Foi através do contra-ataque e, através de Crespo (68), Chiquinho (81) e Cícero (82), que o Estoril esteve perto de chegar ao 2-0.

No período de descontos o Leixões teve a melhor oportunidade dos 'bebés do mar', quando no coração da área não conseguiu cabecear de forma certeira para o fundo das redes.

MVP - Zé Valente.

O Leixões 16.º classificado, com apenas dois pontos em quatro partidas vai na próxima jornada, domingo às 15:30 defrontar a formação do Académico de Viseu, último classificado.


Fonte das Fotos: Leixões SAD


Diogo Bernardino


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC