Estádio do Mar
31.ª Jornada II Liga
Árbitro: Fábio Melo (AF Porto)
Leixões 3-1 Penafiel
Ao intervalo: 0-1
Marcador: Robinho (45+5 g.p.); Bica (47 e 55); Rafael Martins (87)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Reko (32), Tiago Rodrigues (34), Rúben Pereira (44), Sodiq Fatai (76) e Rafael Martins (86).
Leixões: Dani Figueira, Jean Felipe, Thiago Balieiro, Rafael Santos, Henrique Gelain, Evrard Zag, André André (André Simões, 85), Fabinho (André Seruca, 82), Werton (Régis Ndo, 74), Bica (Rafael Martins, 85) e Jaiminho (Paulité, 82).
Treinador: José Mota.
Penafiel: Miguel Oliveira, Miguel Maga, Rúben Pereira, João Silva, Gustavo Fernandes, Diogo Batista (Hélder Suker, 72), Reko (Ewerton, 57), André Silva (Sodiq Fatai, 72), Tiago Rodrigues (Edu Pinheiro, 56), Robinho e Zé Leite (Pedro Vieira, 59).
Treinador: Hélder Cristóvão.
O Leixões venceu com o Penafiel por 3-1 em jogo da 31.ª jornada da II Liga.
O primeiro lance ocorreu aos 3 minutos por Bica que com o pé esquerdo rematou para defesa de Miguel Oliveira.
A formação de José Mota teria aos 19 minutos a possibilidade de inaugurar o marcador, quando José Bica colocou a bola no fundo das redes, mas este estava adiantado 22 centímetros, por isso fora-de-jogo assinalado ao avançado.
Aos 33 Fabinho em excelente posição rematou forte para o centro da baliza, com Miguel Oliveira a defender.
Jean Felipe na sequência de um livre lateral bateu diretamente para o alvo, com Miguel Oliveira a ter uma defesa apertada aos 45 minutos, devido à trajetória que a bola levava.
O Penafiel sem ter criado grande perigo no jogo, foi a primeira equipa a marcar através de uma grande penalidade assinalada por falta de Jaiminho sobre João Silva dentro da área.
Robinho na marca dos onze metros, com frieza, atirou a bola para o lado esquerdo e a inaugurar o marcador no Estádio do Mar.
O Leixões não podia pedir melhor início de segunda parte, ao chegar ao empate. Na sequência de um canto cobrado por Henrique, José Bica ao primeiro poste a cabecear para o fundo das redes, colocando a bola ao poste mais distante, sem hipóteses para Miguel Oliveira.
Aos 55 Bica marcava para o Leixões, colocando pela primeira vez a formação matosinhense em vantagem com Henrique com um passe em profundidade a descobrir José Bica que finalizou com eficácia, com um remate rasteiro.
Jaiminho aos 66 na sequência de um contra-ataque de meia distância, tentou a sua sorte, para mais uma intervenção de Miguel Oliveira.
Rafael Santos aos 75 na sequência de um canto cabeceia em direção da barra com a bola a bater na linha da baliza. O VAR refere que a bola não ultrapassou por completo a linha de golo.
Ewerton aos 81 com um pontapé de bicicleta tentou o empate para o Penafiel, com a bola a passar ligeiramente ao lado.
Rafael Martins acabaria por matar as dúvidas que haveriam quanto ao vencedor da partida. Passado apenas 1 minuto de ter entrado em campo, Paulité com um cruzamento pela direita, dá a bola a Rafael Martins que cabeceia para o fundo das redes e coloca um ponto final na discussão do resultado.
Os bebés do mar dominaram no segundo tempo, tendo chegado aos golos, que permitiram o regresso aos triunfos, conseguindo a primeira vitória dentro de portas em 2025.
O Leixões joga na próxima semana em casa do Mafra, no domingo, às 14h em mais um jogo de campeonato.
Foto: Leixões SC SAD