RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

EXCLUSIVO: "O LEIXÕES TEM DE SER UM SÓ"

O novo presidente da SAD do Leixões, André Castro, revelou que o principal objetivo é que a "SAD e clube têm de falar a uma só voz", anunciando que se vai criar "sessões mensais de esclarecimento aos sócios juntamente com Jorge Moreira", em entrevista exclusiva ao Mitchfoot.


MF – Que novos projetos tem previsto? 

AC - "Vamos dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e criar alicerces para, a curto/médio prazo, subir patamares. O principal objetivo passa por unir a massa adepta do Leixões. SAD e clube têm de falar a uma só voz e acredito que é isso que vai acontecer. Sou amigo do Jorge Moreira à muitos anos e tenho a certeza que vamos ter um Leixões mais forte e unido".


MF – Quais são os objetivos que quer atingir durante o seu mandato na presidência da SAD?

AC - O que todos queremos e ambicionámos: colocar o Leixões na Liga. Para isso, teremos de criar estruturas que nos permitam consegui-lo. A criação de um centro de estágio é essencial para o Leixões. Desde os petizes aos seniores. É fundamental. 


MF – Pretende manter o mesmo estilo de liderança que Paulo Lopo conduziu os destinos do Leixões ou dar o seu cunho pessoal?

AC - Cada pessoa tem o seu estilo de liderança. Paulo Lopo tem o dele e eu terei o meu. O anterior presidente fez uma recuperação financeira fantástica e, agora, temos condições para, no espaço de três anos, conseguir os resultados desportivos que desejamos. 

Sou uma pessoa extremamente exigente para quem trabalha comigo, mas que também faço tudo o que posso por eles.


MF – Como pretende promover mais a ligação entre a SAD e o clube?

AC  - Como disse anteriormente, o Leixões tem de ser e vai ser um só. Se assim for, será muito forte e temido.  


MF – Qual vai ser a visão da SAD no futebol de formação? 

AC - No futebol, após a recuperação financeira efetuada, iremos criar condições para dar o passo em frente que todos ambicionámos. Na formação, continuaremos a realizar uma criteriosa escolha de talentos para os rentabilizar e gerar ganhos, desportivos e financeiros. Só com estas transferências é possível ter um Leixões com uma estrutura competitiva.


MF – Qual o plano desportivo que pretende implementar no clube?

AC - O plano assenta, sobretudo, em colocar o Leixões na Liga. Como referi, isso só será possível com um clube unido e estruturado. A união entre todos e a criação do centro de estágio são premissas essenciais para esse objetivo. 


MF – De que forma pretende passar a comunicação da SAD para os sócios e adeptos?

AC - Com total transparência e proximidade. Vamos, inclusive, criar sessões mensais de esclarecimento aos sócios, juntamente com o presidente do clube Jorge Moreira, para esclarecer todas as dúvidas e, assim, acabar com parte do ruído que atormenta o Leixões. 


MF – Como pretende reduzir o passivo do clube?

AC - O passivo do clube está controlado. Há três anos era de 9 milhões e agora está em 2.6. Neste momento, a dívida está controlada e a redução de passivo não é a prioridade, mas sim criar condições de trabalho para a formação e seniores. Ao mesmo tempo, precaver o que poderá acontecer no processo “Jogo Duplo”. Temos de ser cautelosos e preparar algum percalço que possamos vir a ter. 


MF – Como pretende aproximar sócios, adeptos e simpatizantes à SAD do Leixões?

AC - Como referi, com transparência e proximidade. Muitas das vezes, as polémicas surgem quando não se está por dentro dos assuntos. Há segredo no futebol, como em tudo na vida. No entanto, a porta do meu gabinete está sempre aberta para receber os sócios. 


MF – Qual a imagem e o legado que quer deixar aos adeptos e sócios do clube?

AC - Continuarei a ser eu próprio. Frontal e intransigente na defesa dos interesses do Leixões. Acredito que, em breve, os adeptos do Leixões voltarão ao lugar que merecem e colocar o nome do clube e cidade no topo do futebol português. A história do Leixões assim o obriga. 


Fonte das Fotos: Leixões SAD


Diogo Bernardino  

LEÇA BATE FREAMUNDE EM JOGO DE PREPARAÇÃO


O Leça venceu o Freamunde por 5-4, no segundo jogo de preparação no qual Domingos Barros tirou muitas notas em relação ao que a equipa tem de bom e o que há a corrigir.

Os leceiros apresentam em campo três reforços no onze inicial: Jorge Cristiano, Joel Mateus, Vasco Coelho, Max Lapushenko, João Pedro, Tiago Cavadas, Nelsinho, João Paulo, João Paulino, Solomon e Isaac Cissé.

O Leça apostou muito nos passes de desmarcação e na profundidade dos avançados que apresentam bons índices de velocidade e um Freamunde que deixou excelentes índices em termos de contra-ataque. Ambas as equipas realizaram um excelente teste.

Na primeira parte Solomon (ex-Feirense) demonstrou ser excelente no drible e na condução de bola, não tendo medo de ir no um contra um, deixando por várias vezes às aranhas os defesas da formação dos 'capões'. Vasco Coelho (ex-Olhanense) mostrou ser um central bastante seguro e experiente. Tiago Cavadas (ex-Feirense) provou ser um jogador simples no processo ofensivo e defensivo e com uma raça e determinação que o caracterizam.

O Leça dominou os primeiros 10 minutos em campo que dispôs logo no primeiro minuto de uma grande oportunidade por João Paulino.

Aos quatro minutos os leceiros inauguraram o marcador pelo defesa central ucraniano Max Lapushenko que ao segundo poste cabeceou para o fundo das redes após um livre açucarado de Nelsinho.

Ao avançar do cronómetro, o Freamunde procurou jogar pelos corredores, tendo em atenção o controlo da bola e a qualidade do passe para derrubar a muralha leceira, criando duas chances que colocaram em sentido a defesa do Leça.

A formação que compete na Divisão de Elite da AF Porto era expedita e perigosa na transição ofensiva.

Em campo Nelsinho continua a ser o maestro da formação leceira, com uma visão de jogo apurada, colocando a defesa adversária em sentido, com a variedade e a qualidade de passes apresentados em campo.

O guarda-redes Jorge Cristiano foi sempre uma voz de comando a partir da baliza, sempre interventivo a ajudar os colegas no transporte de bola e corrigindo certos aspetos.

Os laterais Joel Mateus e João Pedro realizaram vários passes de desmarcação para os avançados que irritava o treinador do Freamunde que pedia mais concentração à sua formação. 

Aos 28 Paulino quase apontava o segundo tento depois do guarda-redes ter saído da baliza para travar a investida individual do extremo caboverdiano.

Há no entanto aspetos a corrigir pois em certas ocasiões Domingos Barros pedia muita atenção à sua defesa aos contra-ataques da formação adversária.

Pediu rapidez e lucidez nos processos ofensivos, e a Isaac Cissé para focar-se no seu posicionamento com o treinador leceiro a pedir para que este chegasse mais rapidamente ao último terço.

Aos 35 o Freamunde chegava ao golo do empate, depois de uma desatenção defensiva entre Gustavo Galil que tinha entrado entretanto e um elemento da defesa para o avançado dos 'capões' empurrar facilmente para o fundo das redes.

Dois minutos depois jogada rápida dos 'capões' que aproveitaram um erro defensivo, com o Freamunde a chegar pela primeira vez à vantagem.

A resposta do Leça não demorou muito e aos 38, após um bom trabalho de Nelsinho que descobre João Paulo que deixa a linha defensiva do Freamunde apanhada em contrapé, finta o guarda-redes e de baliza aberta só tem de enconstar.

Aos 44 Solomon com um drible virtuoso coloca a bola no coração da área e Nelsinho numa segunda bola remata com força para o fundo das redes.

Na segunda parte entraram vários jogadores vindo dos sub-19 e o reforço Marcos Júnior (ex-Torreense), apresentando-se em campo com um novo modelo tático: 4x2x4 com Marcos como segundo avançado.

Marcos Júnior vinha várias vezes ao corredor central buscar bolas e servir por várias vezes os seus companheiros nos corredores laterais.

Com várias alterações ao longo da segunda parte o ritmo de jogo desceu, mas os golos não deixaram de aparecer.

Aos 61 o extremo nigeriano Solomon fez um golo de encher o olho. Este pega na bola, finta três adversários e à boca da baliza coloca a bola por entre as pernas do guarda-redes.

O Freamunde pressionava a linha defensiva do Leça e aos 66 numa jogada de insistência reduzia para um golo de diferença e aos 74, num cruzamento para a área, a linha defensiva esqueceu-se do avançado que estava ao segundo poste e este de primeira atirou a contar.

Ambas as equipas procuraram sair do encontro com a vitória, com inúmeras ocasiões para ambos os lados, colocando os setores defensivos num aperto constante.

Foi ao cair do pano que o Leça conseguiria a vitória, após uma excelente jogada de contra-ataque que começou em João Paulino, Nelsinho de grande penalidade colocou a bola no fundo das redes para o 5-4 final. 

O próximo jogo do Leça na pré época vai ser realizado no estádio do Canelas, sexta-feira às 19:00.


Fonte das Fotos: Leça FC


Diogo Bernardino



LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC