EMAIL ENVIADO POR AR SÃO MARTINHO.FAN
Que passo a transcrever na integra
“Tenho visto recentemente o seu Facebook e acompanhado algumas discussões.
Na minha opinião não tem havido grande espaço para a nova competição que a A.F.do Porto vai criar - A Taça Distrital que dará acesso à Taça de Portugal.
Este facto por si só é motivo de ser uma prova de grande destaque.
No entanto há muitas coisas por saber, sendo que duas delas se destacam: os moldes e as equipas participantes visto que é facultativa e o preenchimento do calendário das equipas da Elite.
Este assunto é que acho que devia ser explorado pela Comunicação Social e ouvirem a opinião dos clubes participantes. À partida, a Taça terá 3 jornadas de fase de grupos, mais: 24/avos, 12/avos, 6/avos, 3/avos e Final, ou seja, para quem for à Final, um total de 8 jornadas. Caso seja uma equipa da Elite a ir, terá 8 jogos, mais 38 do campeonato, o que totaliza 46 jornadas.
Como enquadrar isso no calendário das equipas? Não será um exagero? E se por si só é um exagero, pôr as equipas AMADORAS a jogar à semana não é um absurdo? E para ajudar, é fácil de ver que de 25 de agosto a 1 de junho há 42 fins-de-semana logo tudo o que seja acima desse nº é para ser feito à semana.
E isto tendo em conta que em Junho não se devia jogar para os clubes não terem uma época ainda mais longa, de 12 meses com custos elevadíssimos - não esquecer que muitos clubes da Elite começaram em julho porque o campeonato era para começar a 25 de agosto.
E para piorar fica mais um tópico: imaginemos agora que uma equipa da Elite que vá à final e tenha os tais 46 jogos, ainda participar na Taça de Portugal? Como há os casos do Lousada, P.Rubras, A.Lordelo e Vila Meã, por exemplo e não sei se mais.
Era importante saber-se a opinião dos clubes da Elite. O que fazer? Não entrar na Taça? Entrar na Taça Distrital em eliminatórias mais avançadas? De acordo em jogaram até final de junho? Estão disponiveis para jogar à semana? Que solução?
Isto não são criticas é apenas uma análise daquilo que será o futebol distrital do Porto. Com opiniões construtivas. Apenas, sempre e só”