RÁDIO CIDADE MATOSINHOS

terça-feira, 29 de setembro de 2020

PROJETO "BLACK LIVES MATTER IN FOOTBALL" APRESENTADO EM MATOSINHOS

O projeto Black Lives Matter in Football que tem como objetivo combater o racismo no futebol português, foi apresentado na Câmara Municipal de Matosinhos, revelou a autarquia em comunicado.

"Pedidos de ajuda, denúncias informais, informação sobre racismo no futebol, histórias positivas e construtivas de inclusão e não discriminação de pessoas racializadas no futebol, em Portugal. Em síntese, são estas algumas das funcionalidades que estarão disponíveis num website que será construído pela Associação Plano i em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos e o SOS Racismo", pode ler-se no comunicado.

"O website deverá apresentar podcasts e vídeos com figuras do mundo do futebol nacional, fotografias desportivas e recortes jornalísticos que evidenciem as pessoas racializadas que fizeram história em Portugal em cargos de liderança dos clubes ou enquanto treinadores ou jogadores", explica a autarquia.

De acordo com o comunicado as denúncias e os pedidos de ajuda vão servir de "análise e estudo".

A presidente da Câmara Municipal Luísa Salgueiro expressa que "a promoção da formação não passa só pela formação física, mas pela formação de pessoas". 

"A promoção da formação não passa só pela formação física, mas pela formação de pessoas. Não há lugar para a formação sem a dimensão ética. Em Matosinhos, apoiamos 7500 jovens atletas, mas a grande maioria são homens. Por isso, ainda temos um longo caminho a percorrer também no que respeita à igualdade de género. É assim em Portugal e é assim no mundo. Mas o desporto também não é só futebol. Todas as modalidades são importantes na formação de homens e mulheres”, defendeu Luísa Salgueiro.

Já o Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo frisou que o objetivo final passa pela "erradicação do racismo no desporto".

“O objetivo final é a erradicação do racismo no desporto. Este é um problema real, que existe na sociedade. O racismo é uma expressão de violência. Não nos podemos esquecer que a igualdade é um direito humano”, afirmou. João Paulo Rebelo.

O projeto financiado pela FARE network, conta com o apoio de várias autoridades, comissões e instituto que combatem o racismo em Portugal.

O website que vai ser construído pela associação Plano i em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos e o SOS Racismo deve ser apresentado ao público a 21 de março de 2021. 


Fonte da Foto: CMM


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário


LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO

LEIXÕES SC EQUIPAS DE SONHO



LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

LEÇA FC EQUIPAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


FC INFESTA GRANDES EQUIPAS

FC INFESTA GRANDES EQUIPAS


PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

PADROENSE FC EQUIPA QUE SUBIU Á II NACIONAL

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS

SC SENHORA DA HORA EQUIPAS


CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

CUSTÓIAS FC AS SUAS EQUIPAS

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA

UD LAVRENSE A MELHOR EQUIPA


FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS

FC PERAFITA AS SUAS EQUIPAS


D LEÇA DO BALIO

D LEÇA DO BALIO

OS LUSITANOS SCFC

OS LUSITANOS SCFC