14.ª Jornada Série C Campeonato de Portugal
Árbitro: Fábio Costa (AF Guarda)
Salgueiros 4-2 Leça
Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Zé Domingos (10 e 37); Diogo Ramalho (17 e 70 g.p.); Cícero (76) e Ivo Lemos (85)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rodolfo (27); Max Lapushenko (33); Yannick (35) e Luís Neves (68)
Salgueiros: Chastre; Viegas; Emmanuel (Álvaro Dias, 71); Nélson Agra; Rodolfo; Yannick; Braga (Tarcísio, 46); Ivo Lemos; Diogo Valente (Nelsinho, 66); Zé Domingos (Tanko, 46) e Cícero (Turé, 81)
Treinador: Rui Amorim
Leça: João Pinho; Luís Almeida (Joel Mateus, 46); Materazzi; Max Lapushenko (Rui Bruno, 46); Milhazes (Gustavo, 82); Henrique; Diogo Ramalho; Luís Neves; Nani (Ivanildo, 63); Miguel Lopes (Buby Katty, 63) e Nuno Barbosa
Treinador: Luís Pinto
O Salgueiros e o Leça brindaram o público com um jogo de qualidade e de altas emoções, em que a eficácia salgueirista ditou o desaire do Leça que mantém-se no segundo lugar.
A formação leceira manteve o onze em relação ao jogo anterior.
Na primeira parte bola de um lado e do outro nos primeiros minutos da partida, sendo que logo no primeiro lance de perigo chegaria o golo do Salgueiros aos 10 minutos com Ivo a descobrir Viegas pelo lado direito cruzando para Cícero com defesa incompleta de Pinho, ao qual Zé Domingos na recarga colocou a bola no fundo das redes.
Apesar do golo sofrido, seria o Leça a criar perigo aos 13 por Nuno Barbosa após uma boa jogada de Ramalho e Miguel Lopes e aos 14 Cícero na resposta com João Pinho a fazer a mancha.
A formação leceira não descaiu apesar do golo sofrido e sete minutos depois conseguia chegar ao empate, numa jogada que começou nos pés de Materazzi, que passou por Max, Ramalho, Miguel Lopes, Nani e Kiki, sendo que Nani cruzou para Nuno Barbosa que rematou e no ressalto Ramalho de primeira marca.
Sempre que a equipa do Salgueiros quando atacava e depois tinha de regredir a bola para o momento defensivo pedia aos jogadores Luís Pinto para subir no terreno colocando pressão no portador da bola.
O Leça criaria dois lances aos 28 para defesa de Chastre e aos 30 num cruzamento ao primeiro poste de Miguel Lopes, com um jogador a rematar por cima da baliza.
Aos 37 o Salgueiros voltaria a chegar à vantagem com um golaço de Zé Domingos que recebe de primeira e com um remate em arco de fora da área coloca a "bola na gaveta", sem hipóteses para João Pinho.
O Leça com um pouco mais de bola ia atrás do prejuízo e aos 45+3 Chastre evitou o golo ao defender um remate de Nuno Barbosa.
Os leceiros assumiram mais a posse de bola no recomeço do encontro, com Luís Pinto a pedir aos seus jogadores para acelerarem a circulação de bola, com passes mais rápidos para chegar ao último terço, subir as linhas para conseguir mais aproximações à área de Chastre.
O árbitro não considerou que houvesse falta sobre Miguel Lopes aos 60 e Buby Katty aos 68 no coração da área e mandou que se continuasse a jogar.
Aos 65 Henrique com um remate de meia distância tentou a sua sorte e aos 69 o Leça ganharia uma grande penalidade na sequência de um pontapé de canto.
Ramalho aos 70 encarregou-se de bater Chastre e colocar o jogo novamente empatado.
Os portuenses bem defensivamente nas poucas vezes que foram à área de Pinho, tentando atacar no momento certo, marcaram dois golos.
Aos 76 o Salgueiros voltaria à vantagem com um cruzamento para a área e a aparecer ao segundo poste Cícero a marcar de cabeça.
O Leça partiu mais o jogo à procura do empate, depois de ter sofrido golo e aos 85 o Salgueiros colocou a bola novamente dentro da baliza de Pinho com Tanko a ganhar em velocidade sobre a linha defensiva leceira a dar a bola a Ivo Lemos que marcava para o fundo das redes.
Aos 90 o Salgueiros esteve perto de marcar o quinto por Turé, quando um jogador leceiro tirou a bola em cima da linha de baliza.
O Leça ainda teve dois lances para marcar aos 75 e aos 82, mas sem eficácia.
Apesar da derrota do Leça, a formação de Luís Pinto mantém-se no segundo lugar com mais três pontos do que o Gondomar e o Castro Daire com um jogo em atraso.
O Leça segundo classificado com 29 pontos na próxima jornada vai jogar em casa no próximo domingo às 15:00 com o Valadares.
Fonte da Foto: FPF
Diogo Bernardino