O treinador do Custóias Mário Rui revelou que "o que leva a querer continuar é manter o compromisso assumido por mim e o presidente", para fazer parte do clube "tem que ter boas qualidades como pessoa", em exclusivo ao Mitchfoot.
MF - O que te levou a manter-te no clube?
MR - Esta pergunta, vai ter uma resposta demorada, até porque o Custóias para mim não é só seniores. Já estou no Custóias há alguns anos, mas o que me leva ainda a querer continuar a manter-me no clube é que para além de ser um clube do meu coração é também manter o compromisso assumido por mim, pelo Presidente Filipe Pereira, e os vice-presidentes Nuno Pereira e Paulo Alves.
Como é do conhecimento de todos, a formação do Custóias era gerida pela Dragon Force, mas entretanto com a saída destes há três épocas fez com que do zero déssemos início à Academia do Custóias. Daqui vem o compromisso assumido por nós os quatro, que foi passarmos a ter no clube mais do que uma função, porque sabíamos que só assim é que rapidamente conseguíamos fazer arrancar e crescer a Academia.
Deixei de ser só o treinador dos seniores para passar a ser também um dos responsáveis a prestar toda a minha ajuda neste grande desafio. Este compromisso passava por fazer crescer a Academia não só nos escalões mais pequenos como Fut 5 / Fut 7, e Fut9 como também nos escalões de Fut 11.
Começamos rapidamente pela contratação do coordenador, logo de seguida dos treinadores, que com muito trabalho, entrega e dedicação, tanto da nossa parte como do nosso Coordenador e treinadores, como também todos os diretores e atletas, não esquecendo claro de deixar um agradecimento especial aos pais dos atletas por confiarem em nós, posso dizer-te que neste momento conseguimos ter na Academia perto de 200 atletas, atletas estes espalhados pelos escalões de Iniciação + Sub 7/8/9/10/11/12/13/14/15/17/19, e em alguns destes escalões temos mais de que uma equipa.
Disse que esta resposta ia ser demorada, peço desculpa, mas permite-me só que te diga, porque é importante que seja dito, para além deste crescimento no futebol também crescemos em condições, e com muito orgulho posso dizer que foi criada nas instalações do clube uma receção, onde temos sempre um pessoa para esclarecer ou mesmo tratar qualquer assunto que diga respeito à formação e não só, costumo dizer que é o nosso cartão de visita, criamos também uma sala de formação com capacidade para +/- 30 pessoas sentadas com áudio e vídeo, quadros técnicos e muito mais, está preparada não só para reuniões como para ser usada pelos treinadores e atletas não só para análise como também para falar e ensinar futebol.
Temos também um excelente posto médico muito bem equipado. Um ginásio que está preparado com todo o material e maquinaria que serve de apoio ao posto médico não só para fazer a recuperação, mas também fazer prevenção de lesão e preparação dos atletas. Temos também uma Nutricionista no clube que avalia e ajuda os atletas, e muito mais. Agora, e para finalizar, vem a cereja em cima do topo do bolo, que é, já começaram as obras da substituição do sintético por isso vamos ficar com um relvado novo.
MF - Descreve me os jogadores contratados em linhas gerais e o que podem acrescentar ao plantel?
MR - Normalmente mantenho sempre os mesmos jogadores de uma época para a outra, fico sempre com +/- 80% dos jogadores, mas por várias razões temos sempre quem saia da equipa e é aí que dentro dessas posições eu tento contratar, por exemplo, esta época saíram 6 atletas e as contratações vão ser 6/7, já a contar com 2 atletas da formação.
Como a nossa aposta no Custóias passa pela formação, todas as épocas fazemos subir atletas aos seniores, e neste momento temos no nosso plantel 7 atletas da nossa formação. Conto que nos próximos anos a equipa sénior do Custóias seja constituída maioritariamente por atletas da formação.
Agora, vir para o Custóias não chega ser bom jogador, tem que ter boas qualidades como pessoa, posso-te dizer que nós neste momento no Custóias temos um balneário com jogadores de excelência, tem sido um orgulho para mim e para a equipa técnica treinar estes atletas, são duma entrega e aplicação nunca vista, é um balneário de grande amizade e compromisso. Isto leva-me que ao contratar tenho que ter muito cuidado, não posso deixar de levar esta qualidade humana como prioritária.
MF - O que pretendes com os reforços no plantel?
MR - Uma das razões razões foi o que já mencionei em cima, mas também se possível trazer mais qualidade à equipa.
MF - Como é que tu te adaptaste em termos de trabalho de planeamento de plantel este ano devido à pandemia?
MR - É claro que com algumas dificuldades, não é fácil para nós trabalhar à distância, mas de qualquer forma já estamos preparados para o início de época, sejam qual for as regras e limitações impostas.
MF - Como olhas para o novo formato dos campeonatos distritais?
MR - Olho com bons olhos, as alterações são necessários logo faz-me concordar com elas.
MF - Vai ser um handicap não ter adeptos nas bancadas na próxima temporada?
MR - Claro que sim, o futebol é um espetáculo, é feito não só para ser jogado mas para ser mostrado... não ter adeptos na bancada é perder a essência, vai ser uma tristeza, espero que até ao início dos campeonatos tudo melhore, mas se tiver que ser lá estaremos para seguir em frente...
MF - Que podes garantir aos adeptos na próxima temporada?
MR - Como em todas as épocas anteriores, além de toda a nossa disponibilidade e entrega, continuarmos a ser uma equipa digna de respeito.
MF - Quais são os objetivos para a próxima época?
MR - Como infelizmente não temos as mesmas condições financeiras que outros clubes, mas como temos o principal que é uma equipa de atletas e treinadores ambiciosos logo leva-me a dizer que tudo vamos fazer para conseguirmos andar nos primeiros 5 lugares da tabela.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino