MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

LEÇA BATE FREAMUNDE EM JOGO DE PREPARAÇÃO


O Leça venceu o Freamunde por 5-4, no segundo jogo de preparação no qual Domingos Barros tirou muitas notas em relação ao que a equipa tem de bom e o que há a corrigir.

Os leceiros apresentam em campo três reforços no onze inicial: Jorge Cristiano, Joel Mateus, Vasco Coelho, Max Lapushenko, João Pedro, Tiago Cavadas, Nelsinho, João Paulo, João Paulino, Solomon e Isaac Cissé.

O Leça apostou muito nos passes de desmarcação e na profundidade dos avançados que apresentam bons índices de velocidade e um Freamunde que deixou excelentes índices em termos de contra-ataque. Ambas as equipas realizaram um excelente teste.

Na primeira parte Solomon (ex-Feirense) demonstrou ser excelente no drible e na condução de bola, não tendo medo de ir no um contra um, deixando por várias vezes às aranhas os defesas da formação dos 'capões'. Vasco Coelho (ex-Olhanense) mostrou ser um central bastante seguro e experiente. Tiago Cavadas (ex-Feirense) provou ser um jogador simples no processo ofensivo e defensivo e com uma raça e determinação que o caracterizam.

O Leça dominou os primeiros 10 minutos em campo que dispôs logo no primeiro minuto de uma grande oportunidade por João Paulino.

Aos quatro minutos os leceiros inauguraram o marcador pelo defesa central ucraniano Max Lapushenko que ao segundo poste cabeceou para o fundo das redes após um livre açucarado de Nelsinho.

Ao avançar do cronómetro, o Freamunde procurou jogar pelos corredores, tendo em atenção o controlo da bola e a qualidade do passe para derrubar a muralha leceira, criando duas chances que colocaram em sentido a defesa do Leça.

A formação que compete na Divisão de Elite da AF Porto era expedita e perigosa na transição ofensiva.

Em campo Nelsinho continua a ser o maestro da formação leceira, com uma visão de jogo apurada, colocando a defesa adversária em sentido, com a variedade e a qualidade de passes apresentados em campo.

O guarda-redes Jorge Cristiano foi sempre uma voz de comando a partir da baliza, sempre interventivo a ajudar os colegas no transporte de bola e corrigindo certos aspetos.

Os laterais Joel Mateus e João Pedro realizaram vários passes de desmarcação para os avançados que irritava o treinador do Freamunde que pedia mais concentração à sua formação. 

Aos 28 Paulino quase apontava o segundo tento depois do guarda-redes ter saído da baliza para travar a investida individual do extremo caboverdiano.

Há no entanto aspetos a corrigir pois em certas ocasiões Domingos Barros pedia muita atenção à sua defesa aos contra-ataques da formação adversária.

Pediu rapidez e lucidez nos processos ofensivos, e a Isaac Cissé para focar-se no seu posicionamento com o treinador leceiro a pedir para que este chegasse mais rapidamente ao último terço.

Aos 35 o Freamunde chegava ao golo do empate, depois de uma desatenção defensiva entre Gustavo Galil que tinha entrado entretanto e um elemento da defesa para o avançado dos 'capões' empurrar facilmente para o fundo das redes.

Dois minutos depois jogada rápida dos 'capões' que aproveitaram um erro defensivo, com o Freamunde a chegar pela primeira vez à vantagem.

A resposta do Leça não demorou muito e aos 38, após um bom trabalho de Nelsinho que descobre João Paulo que deixa a linha defensiva do Freamunde apanhada em contrapé, finta o guarda-redes e de baliza aberta só tem de enconstar.

Aos 44 Solomon com um drible virtuoso coloca a bola no coração da área e Nelsinho numa segunda bola remata com força para o fundo das redes.

Na segunda parte entraram vários jogadores vindo dos sub-19 e o reforço Marcos Júnior (ex-Torreense), apresentando-se em campo com um novo modelo tático: 4x2x4 com Marcos como segundo avançado.

Marcos Júnior vinha várias vezes ao corredor central buscar bolas e servir por várias vezes os seus companheiros nos corredores laterais.

Com várias alterações ao longo da segunda parte o ritmo de jogo desceu, mas os golos não deixaram de aparecer.

Aos 61 o extremo nigeriano Solomon fez um golo de encher o olho. Este pega na bola, finta três adversários e à boca da baliza coloca a bola por entre as pernas do guarda-redes.

O Freamunde pressionava a linha defensiva do Leça e aos 66 numa jogada de insistência reduzia para um golo de diferença e aos 74, num cruzamento para a área, a linha defensiva esqueceu-se do avançado que estava ao segundo poste e este de primeira atirou a contar.

Ambas as equipas procuraram sair do encontro com a vitória, com inúmeras ocasiões para ambos os lados, colocando os setores defensivos num aperto constante.

Foi ao cair do pano que o Leça conseguiria a vitória, após uma excelente jogada de contra-ataque que começou em João Paulino, Nelsinho de grande penalidade colocou a bola no fundo das redes para o 5-4 final. 

O próximo jogo do Leça na pré época vai ser realizado no estádio do Canelas, sexta-feira às 19:00.


Fonte das Fotos: Leça FC


Diogo Bernardino


Sem comentários:

Enviar um comentário