2ª Divisão Serie 1 - 12ª Jornada
Parque de Jogos Domingos Soares Lopes
Árbitro: Rui Marques
LUSITANOS 1 ALDEIA NOVA 0
Ao intervalo, 0-0,Golo, Paulo (87)
OS LUSITANOS: Rui Sérgio, Carlos Manuel, Guerra, Edu e Tarrelo (Xuxa); Rui Dias, Meneses e Carlos Manuel, Ricardo Silva (Paulo), Suíço e Filipe (Nuno Silva). Treinador Albino Guerra
ALDEIA NOVA: Tiago Monteiro, Ivo, Diogo Igor e Rochinha (Garcia); Gouveia (Manu), Pinto (Ruizinho), Noronha e Filipe; Carlos Letra e Mazola. Treinador Flávio Silva.
Cartão vermelho a Nuno Silva.
Derbi bem disputado, principalmente na primeira parte, em que o futebol foi bem mais agradável de se ver.
Começou bem melhor a equipa dos Lusitanos, que rapidamente chegavam à baliza contrária, e logo nos primeiros minutos, primeiro Meneses e depois Filipe, rematam com algum perigo. Contrariedade sofrida por parte dos visitantes logo aos 3`minutos de jogo, Gouveia lesionado da lugar a Manu no onze do Aldeia Nova. Aos 8`minutos Rochinha derruba Meneses pelo lado direito do ataque lusitano, Tarrelo bate o livre tenso sobre a área visitante e Suiço cabeçeia ao poste. 4`minutos depois, Meneses, ganha posição pela direita, isola-se e na hora de rematar, aparece Manu com um excelente corte para canto, evitando um golo quase certo. Os Lusitanos estavam por cima do jogo, e numa das poucas descidas com perigo do Aldeia Nova, Carlos Letra em velocidade pela esquerda do ataque visitante, ganha a linha de fundo e executa um cruzamento com conta peso e medida, ao segundo poste, onde aparece Mazola que esteve a centímetros do golo. Este lance pareceu acordar os príncipes de Matosinhos, que equilibraram a partida e até ao intervalo evitaram que anfitriões criassem mais perigo, espreitando de quando em vez o contra-ataque.
A segunda parte foi disputa com mais coração e menos futebol, bola muito pelo ar, sem grandes lances de perigo, o jogo repartia-se a meio campo. O jogo não desatava, até que Albino Guerra mexe no seu xadrez, com duas substituições de uma só vez, Paulo para o lugar de Ricardo Silva e Xuxa para o lugar de Tarrelo, e em boa hora o fez. Aos 83`minutos Meneses faz golo, mas é apanhado em fora de jogo, aos 87` o golo que valeu os três pontos para a equipa da casa, cruzamento largo do lado esquerdo para área (XUXA) a bola passa pela defensiva forasteira e PAULO encosta para o golo. Os nervos sobem a flor da pele, digno de um dérbi, Nuno Silva é expulso por falta sobre um adversário, algumas escaramuças na bancada aparecem, o árbitro dá mais 5`minutos de desconto e em cima do apito final, o aldeia nova cria soberana oportunidade de empatar a partida, Ruizinho deslombou-se e não foi capaz de bater Rui Sérgio, excelente guarda-redes lusitano.
Resultado justo, com uma arbitragem aceitável.
fotos CARLOS FERREIRA