MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ANTEVISÃO - 18 ANOS DEPOIS LEIXÕES E LEÇA VOLTAM A ENCONTRAR-SE


Derbi concelhio na Taça de Portugal.

Há 18 anos que as equipas mais representativas do concelho de Matosinhos (pelo seu passado histórico, clubes centenários), não se defrontam ao nível oficial. Os últimos encontros oficiais realizaram-se na época de 1993/1994 (II Divisão Nacional), hoje denominada, Segunda Liga. Nessa temporada os leixonenses venceram no Mar, na primeira volta, por 3-1. Na segunda volta coube a vez ao Leça vencer a partida no seu estádio por 1-0. No final dessa época, o Leça classificou-se no 8º posto e a equipa do Leixões desceria à II B.
Na segunda eliminatória da Taça de Portugal, quis o capricho do sorteio, juntar as duas equipas. O Leixões SC está duas divisões acima dos leceiros e competem nas competições profissionais (II Liga).Os leceiros com um plantel 100% amador, vão disputar o campeonato da III Divisão Serie. Jogo entre vizinhos da mesma cidade, que por certo movimenta e entusiasma os adeptos das duas equipas e com certeza desperta muitas paixões. O jogo vai-se disputar no 16 de Setembro, próximo domingo, no estádio do Mar.

Há imagem de outros dérbis, nacionais e internacionais, este já começou a ser jogado fora das quatro linhas. A direção leixonense tentou diante a sua congénere leceira, o adiamento do encontro da 2.ª eliminatória diante do Leça Futebol Clube, mas a direção leceira não cedeu às pretensões leixonenses, alegando de que a sua equipa é 100% amadora e de que corria o risco de não ter todos os jogadores do plantel à disposição do técnico Slagalo.

Horácio Gonçalves, treinador leixonense, respondeu de imediato a recusa leceira, mostrando-se muito desagradado em declarações feitas ao site oficial do Leixões "Lamento a atitude do Leça FC por não permitir a alteração da data do jogo da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, já que, sendo um clube da terra, poderia ter ajudado o Clube mais representativo da cidade de Matosinhos. Iremos cumprir com as datas estabelecidas, mesmo sabendo que, entre 29 de Julho e o próximo sábado (ou seja, em menos de mês e meio), teremos realizado 9 jogos oficiais. Até final do corrente mês, poderemos disputar mais quatro jogos e, no mês de Outubro, poderemos ter de realizar mais 6 jogos. Perante tudo isto, não posso deixar de exprimir o meu desagrado pela atitude do Leça FC.”

A resposta não se fez esperar, o Treinador do Leça , Srdjan Slagalo considera que apesar de todo o respeito e consideração que tem para como o seu homólogo, este, ao afirmar que "o Leça FC não foi correto ao não aceitar o adiamento do jogo de dia 16", não foi muito ponderado nas suas declarações. O Mister relembra que o plantel do Leça FC, apesar de jovem e com qualidade, é uma equipa amadora, "tendo os nossos atletas trabalho durante o dia e percursos académicos para além do futebol", o que por si impossibilita a calendarização dos jogos durante a semana. Só podendo inclusive treinar ao final da tarde e num regime de treino específico relembra.

No que ao jogo propriamente dito, diz respeito, os técnicos disseram;
Horácio Gonçalves, no rescaldo da derrota sofrida em casa frente ao Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga disse: “Os Leixonenses devem sentir-se orgulhosos por tudo aquilo que estamos a fazer nesta época. Hoje ficou provado que as equipas de escalões inferiores podem ser melhores, o que prova que temos de trabalhar muito para vencer o jogo com o Leça."



Do outro lado, Slagalo, reconhece “as assimetrias entre as duas equipas, separadas por duas divisões, mas garante uma equipa do Leça FC, “moralizada e empenhada, pronta para jogar de igual para igual, sem medos e pronta para se possível trazer a vitória do Estádio do Mar e seguir em frente na competição”.

Sem comentários:

Enviar um comentário