Estádio do Mar em Matosinhos
II Liga 34.ª Jornada
Árbitro: João Bento (AF Santarém).
Leixões 1-2 Académica
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: André (36), Mayambela (50) e Fábio Vianna (90)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Edu Machado (7), Guima (44 e 52), Fabiano (59), Zé Castro (80), Bouldini (90+2) e Chaby (90+3). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Guima (52)
Leixões: Tiago Silva, Edu Machado, Pedro Pinto, Ricardo Teixeira, Seck, Bruno Monteiro (Ousmane, 85), Christophe Nduwarugira (Morim, 70), André (Belkheir, 85), Kiki (Sapara, 57), Rodrigo (Joca Samuel, 70) e Nenê.
Treinador: José Mota.
Académica: Mika, Fabiano, Rafael Vieira, Zé Castro, Bruno Teles, Dias (Diogo Pereira, 81) Mimito (Dani, 80), Guima, Sanca (Chaby, 63), Mayambela (Fábio Vianna, 84) e Bouldini.
Treinador: Rui Borges.
O Leixões terminou o campeonato no 10.º lugar com um desaire frente à Académica, num encontro em que Ricardo Teixeira e Ousmane Diagne fizeram os primeiros minutos com a equipa principal.
José Mota fez apenas uma alteração em relação ao último encontro com a estreia de Ricardo Teixeira no lugar de Brendon, para se estrear com a camisola da equipa principal do Leixões.
Durante os primeiros 15 minutos, sem atacar muito, a Briosa que dependia de terceiros para poder atingir o play-off esperando pela derrota do Arouca, foi sempre uma equipa mais vocacionada no pendor ofensivo, a jogar de forma mais apoiada.
O lance de maior perigo na primeira parte da Briosa foi aos 19 minutos por Guima que numa segunda bola cabeceia perto ao lado da baliza de Tiago Silva.
O Leixões demorou muito a entrar no jogo, dando a maioria da iniciativa ao adversário. Após algumas retificações a nível do meio-campo, com a subida das linhas do meio-campo, os matosinhenses acabaram por discutir mais o jogo e ter mais ações ofensivas.
A melhoria da qualidade do jogo do Leixões permitiu chegar ao golo aos 36 por André Lacximicant que numa jogada individual de muita qualidade desfeitou vários adversários e colocou a bola no fundo das redes de Mika. Primeiro golo de André com a camisola da equipa principal do Leixões.
O Leixões após o golo foi a equipa que dominou o jogo e aos 41 por Nenê após excelente jogada individual podia ter aumentado a vantagem.
Sentia-se muita intranquilidade e nervosismo nas hostes da Académica em conseguir chegar ao último terço com perigo e tentar bater Tiago Silva. Os 'bebés do mar' foram uma equipa mais compacta e mais organizada.
Na segunda parte, o Leixões entra como uma equipa mais rigorosa, a acertar melhor nas marcações e ter mais bola.
Contra a corrente do jogo, o Leixões sofre o golo do empate aos 49 minutos com um excelente lançamento de Rafael Vieira nas costas da linha defensiva leixonense e Mayambela com um toque subtil a bater Tiago Silva. Com este golo, a Académica acreditou que poderia chegar à vitória.
Aos 52 Guima com uma falta clara sobre Kiki travando lhe a incursão pelo corredor lateral recebeu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho e o Leixões jogou em superioridade numérica mas não conseguiu tirar proveito dessa situação.
José Mota tentou com as entradas de Joca e Morim aos 70 minutos dar mais acutilância ao meio-campo leixonense, mas durante este período a equipa do Leixões não conseguiu ser tão coeso ou mais forte.
Aos 85 minutos Ousmane Diagne estreou-se com a camisola dos sub-23 do Leixões, realizando os primeiros minutos com a camisola da equipa principal.
Desde o início da época, com a chegada de José Mota ao comando da equipa principal do Leixões, a formação dos 'bebés do mar' apostou em nove jogadores dos sub-23: Tiago Silva; Diogo Gomes; Hélder Morim; Rodrigo Ferreira; Ricardo Teixeira; Ousmane Diagne; Papalelé; André Laciximicant e Vando Félix.
No último quarto de hora com praticamente definido as posições na subida de divisão e no play-off, a Académica arriscou mais e colocou o Leixões a preocupar-se mais defensivamente do que ofensivamente, pois não conseguia ter bola ou controlar a bola quando a tinha.
Aos 90 o golo da vitória da Briosa por Fábio Vianna em que após um cruzamento, o jovem jogador da Briosa chegou ao segundo poste para colocar a bola dentro da baliza.
O Leixões correu riscos ao longo do jogo para poder terminar a temporada com um triunfo, mas a formação matosinhense claudicou por alguns momentos.
O Leixões termina a temporada no 10.º lugar com 40 pontos, fruto de dez vitórias, dez empates e 14 derrotas, com 35 golos marcados e 41 sofridos.
Fonte das Fotos: Duarte Rodrigues
Diogo Bernardino