MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

domingo, 25 de abril de 2021

ERROS TRAMAM LEIXÕES

Estádio do Mar

II Liga 30.ª Jornada

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto)

Leixões 1-4 Feirense


Ao intervalo: 0-1

Ação disciplinar: cartão amarelo para Avto (54), Cristophe Nduwarugira (70) e Seck (78). Cartão vermelho direto para Jefferson Encada (76, no banco) e José Mota (83).

Marcadores: Marcus (45+1); Platiny (49); Belkheir (66); Feliz (74) e Marcus (84)


Leixões: Tiago Silva, Lucas Lopes (Avto, 46), Brendon, Diogo Gomes, Seck, Christophe Nduwarugira, Rodrigo (Edu Machado, 46), Jefferson Encada (Belkheir, 59), Joca Samuel (Paulo Machado, 59), Kiki (Vando, 72) e Nenê.

Treinador: José Mota


Feirense: Bruno Brígido, Diga (Mica, 87), Gui Ramos, Ícaro (Pedro Monteiro, 63), Zé Ricardo, Feliz (Edson Farias, 86), Washington, João Tavares, Fábio Espinho (Ruca, 73), Marcus (Fabrício, 86) e Platiny.

Treinador: Rui Ferreira


Os erros de concentração durante a primeira e o início da segunda parte e os de arbitragem no terceiro e quarto golo tramaram o Leixões com um resultado que não espelha o que aconteceu em campo.

Após duas vitórias importantes, a formação dos 'bebés do mar' não começou bem e até pairou durante um pouco os fantasmas do jogo com o Vizela, mas a partir do golo de Belkheir o Leixões não merecia sofrer os golos da forma como os sofreu.

José Mota fez duas alterações forçadas devido ao facto de Bruno Monteiro e de Pedro Pinto terem tido o quinto cartão amarelo na última jornada, sendo que Diogo Gomes e Rodrigo regressaram ao onze.

O Feirense entrou melhor em campo e logo aos seis minutos Fábio Espinho encontrou João Tavares que mandou a bola com estrondo no poste da baliza de Tiago Silva. 

Aos 11 Marcus isolado não conseguiu fazer um chapeú a Tiago Silva que fez uma excelente cobertura.

Com aspirações completamente diferentes, os 'fogaceiros' entraram melhor, pressionando o Leixões no seu último reduto, não permitindo ao Leixões ter o controlo com a bola como pretendia.

O Leixões não conseguia criar em campo qualquer tipo de perigo, pois a linha defensiva do Feirense esteve exímia ao travar os lances criados pelos corredores laterais. O único lance de algum perigo foi aos 21 por Nenê com um remate à figura de Brígido.

O jogo depois de 25 minutos com um excelente ritmo, começou a perder a velocidade e a fluidez.

Foi numa falha de concentração que o Leixões iria sofrer o primeiro, com Zé Ricardo a descobrir Marcus que estava a ser uma bela dor de cabeça com a sua velocidade repentina e drible e desta vez, o nigeriano contornou o guarda-redes e inaugurou o marcador ao cair do pano.

Na primeira parte o Leixões teve algumas falhas de concentração e colocou em campo Avto e Edu Machado para dar outras opções ao ataque, mudando para o 4x2x3x1, mas a segunda começou logo com um erro inacreditável.

Diogo Gomes e Christophe desentenderam-se com quem ficava a bola e Platiny agradeceu a oferta de bandeja para colocar a no fundo da gaveta aos 49.

O Leixões mesmo assim reagiu muito bem ao golo sofrido e começou a carregar o pé no acelerador, criando uma excelente pressão.

Aos 65 Belkheir fez um golaço num remate em arco à entrada da área batendo Brígido que não teve hipóteses.

O golo teve o condão de galvanizar a formação matosinhense, começando a ter mais iniciativa ofensiva e a superiorizar-se sobre o adversário, dando assim a entender que o 2-0 é um resultado inseguro.

Os homens de Santa Maria da Feira começaram a tremer e a permitir ao Leixões acreditar que podia chegar ao empate o mais rapidamente possível e ainda conseguir vencer.

Aos 69 o Leixões teve a oportunidade de ouro quando após um grande passe de Paulo Machado, que descobriu Nenê com o avançado a atirar à malha lateral.

O Feirense iria utilizar o contra-ataque como a sua arma para chegar a um triunfo mais folgado, mas os erros de um dos árbitros auxiliares ao não assinalar dois fora de jogo claros, permitiu à equipa de Rui Ferreira acabar com as esperanças leixonenses.

Aos 74 Feliz aproveitou a 'ressaca' para bater Tiago Silva e, nos últimos minutos, este serviu Marcus que no meio da confusão colocou a bola no fundo das redes.

Até final o Feirense podia ter marcado o quinto golo, mas Tiago Silva esteve à altura do desafio.

Uma vitória justa do Feirense, contra um Leixões que não conseguiu se equilibrar emocionalmente.

O Leixões é 10.º classificado com 36 pontos e na próxima jornada pode assegurar a manutenção da II Liga. Na próxima ronda vai ao terreno do SC Covilhã, no domingo às 16:00.


Fonte das Fotos: Duarte Rodrigues


Diogo Bernardino 

SEGUNDA PARTE DE LUXO DÁ AO LEÇA ENTRADA COM O PÉ DIREITO

Estádio do Leça Futebol Clube

Fase de Acesso à Liga 3 Série 3 Jornada 1

Árbitro: Fernando Ferreira (AF Guarda)

Leça 2-0 Sanjoanense


Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Jardel (65 g.p) e José Varela (90)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Daniel Materazzi (15); Guilherme (56); Aldair (74); Diogo Almeida (77) e Godinho (85)


Leça: Cristiano; Joel Mateus; Tiago Cavadas; Daniel Materazzi; Vasco Coelho; Guilherme; Nelsinho (Henrique, 90+2); Samuel Teles; João Paulo (João Paulino, 79); Jardel (José Varela, 69) e Isaac Cissé (Assane Baldé, 79) 

Treinador: Domingos Barros


Sanjoanense: Diogo Almeida; Aldair; Rúben Pereira; Godinho; Jota; Diogo Barbosa; Stephen Danso (Paulinho, 68); Márcio; Sam Silvera (José Martins, 77); Mário (Thiago, 60) e Élder Santana

Treinador: Sérgio Machado


A segunda parte de luxo permitiu ao Leça uma entrada com o pé direito na fase de acesso à 3.ª Liga e começa a mini-competição como líder isolado.

Depois de um primeiro tempo com muito equilíbrio, a formação leceira que teve uma exibição constante durante o encontro tomou conta do jogo ao longo dos minutos, com uma excelente consistência defensiva, conseguiu ultrapassar uma equipa pragmática e objetiva no ataque.

Domingos Barros fez uma alteração em relação ao último encontro com a entrada de Vasco Coelho no lugar de João Pedro lesionado com uma entorse no joelho direito.

Foi na eficácia dos avançados e nos excelentes esquemas táticos orientados por Domingos Barros que esteve o segredo para o triunfo.

Um jogo disputado de dentes cerrados e com muita raça dos dois lados, com um Leça a tentar encontrar brechas no ataque da Sanjoanense que com uma pressão alta tirava espaço aos jogadores na primeira fase de construção e que jogava em profundidade.

Os sanjoaninos entraram bem na partida mostrando dificuldades ao Leça, mas os esquemas táticos estavam muito bem encaixados e a bola estava longe das balizas.

A Sanjoanense conseguiu ter muita bola na primeira parte, capaz de a circular por todos os corredores e colocar vários homens no último terço. Mas apesar disso o Leça teve uma muralha sólida defensivamente, não dando qualquer hipótese aos homens ao comando de Sérgio Machado criar perigo à baliza.

O Leça respondia com saídas rápidas em transição, apostando no erro do adversário.

O meio-campo composto por Guilherme, Teles e Nelsinho afinavam a orquestra, tentando colocar a bola em Isaac Cissé que não teve uma boa prestação. 

Aos 45 este apareceu lançado pelo lado esquerdo e à saída de Diogo Almeida tentou bater o guarda-redes alvinegro mas este fez o mais difícil, falhar.

No reatar dos relvados, os leceiros começaram a pressionar mais o adversário e acabaram por descer as linhas para não permitir que o Leça conseguisse chegar ao golo.

Aos 52 aconteceu o primeiro e único lance digno de registo com Márcio a rematar forte junto ao poste esquerdo de Cristiano mas muito ao lado.

Os leceiros começaram a melhorar e a explorar mais os corredores laterais por onde podiam desferir golpes à baliza e foi na insistência e na persistência que o Leça chegou ao primeiro tento.

Aos 65 Fernando Ferreira assinalou grande penalidade a castigar toque de Danso no pé de Isaac Cissé. Chamado à conversão, Jardel com um penálti fora do habitual, bateu forte e bem colocado para o lado esquerde de Diogo Almeida. Quinto golo no campeonato.

A Sanjoanense reagiu muito bem, dando problemas na linha defensiva nos primeiros cinco minutos após o golo, com Godinho aos 70 a reclamar uma grande penalidade por possível mão na bola do defensor leceiro, mas assim não entendeu o árbitro.

O jogo ficou mais aberto e os visitantes corriam atrás do prejuízo. O golo teve o condão de soltar mais o Leça, que com a entrada de José Varela e de Assane Baldé leu muito bem o jogo e aquilo que Sérgio Machado pretendia com as suas substituições.

O Leça passava a jogar em 3x5x2, criando mais dificuldades à Sanjoanense para explorar os corredores laterais, onde conseguia causar perigo.

Após o período de fulgor dos leceiros, os alvinegros tentavam de tudo para chegar ao último terço, mas os caminhos estavam tapados.

José Varela foi um elemento fundamental para desequilibrar e este fechou as contas do jogo, aos 90 minutos. Boa combinação dentro da área, com Varela a receber de costas para a baliza, a rodar e a rematar forte à saída de Diogo Almeida.

O Leça esteve melhor no campo da finalização, aproveitando bem as oportunidades de golo.

O Leça é primeiro classificado da Série 3 com três pontos e na próxima jornada, recebe o São João de Ver a 2 de maio às 16:00. 


Fonte da Foto: Leça FC


Diogo Bernardino

JOGADORES QUE ESTAVAM EM CLUBES QUE CESSARAM ÉPOCA PODEM VOLTAR A SER INSCRITOS

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que a partir de agora e até 13 de maio, jogadores oriundos de clubes das competições distritais que tenham cessado nesta época, revelou a AF Porto em comunicado.

"Nesse sentido, e depois de um período de diálogo entre a Federação Portuguesa de Futebol e a AF Porto, passa a ser possível inscrever jogadores seniores amadores de equipas de clubes que desistiram de participar nas competições onde estavam integrados", pode ler-se em comunicado.

Além destas novidades, são possíveis as primeiras inscrições de jogadores como 1ª inscrição/revalidação e/ou transferência nacional e jogadores oriundos de clubes que desistiram de participar na competição.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

AF PORTO DISTRIBUIU 15.392 TESTES EM SETE DIAS

A AF Porto distribuiu 15.392 testes gratuitos em sete dias aos clubes com filiados nos escalões de formação e aos núcleos de arbitragem, revelou a associação em comunicado.

Durante a última semana, a AF Porto distribuiu uma média diária de 2199 testes.

Os testes vão continuar a ser entregues na próxima semana.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino