Campeonato de Portugal Série C Jornada 22
Árbitro: João Pereira (AF Porto)
Leça 1-2 Amarante
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: David (2), Nelsinho (41) e Drogba Camará (65)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luís Ká (23); Assane Baldé (35); Miguel (61) e Daniel Materazzi (89)
Leça: Cristiano; Joel Mateus; Tiago Cavadas; Daniel Materazzi; João Pedro (Assane Baldé, 9 (Anthony, 72); Guilherme (João Paulino, 72); Nelsinho; Samuel Teles; João Paulo; Jardel (José Varela, 66) e Isaac Cissé
Treinador: Domingos Barros
Amarante: Pinho; Ricky; João Filipe; Pedro Pacheco; Luís Ká; Babo; Piquet (Miguel, 58); Andrezinho; David Iduitua (César, 74); Digas e Drogba Camará (Fábian Cuero, 86)
Treinador: Pedro Reis
O Leça que só dependia de si para conseguir a fase de acesso à 2.ª Liga 'morreu na praia' no 'round' final, perante um Amarante personalizado, sendo que os matosinhenses vão jogar a fase de acesso à 3.ª Liga.
A equipa leceira que entrou muito mal no jogo, falhou no 'timing' correto em certos lances que podiam ter dado outra cor ao encontro e estiveram ansiosos para fazer tudo bem e rápido, perdendo assim pela quatra vez no campeonato na primeira fase, perante o Amarante que só dependia também de si para ir à fase de acesso à 3.ª Liga.
Domingos Barros fez uma alteração em relação ao último encontro com a entrada de Jorge Cristiano no lugar de Gustavo Galil.
Pior início o Leça não podia ter no encontro, quando logo no primeiro lance de perigo dos 'alvinegros', a formação do Amarante chegou à vantagem.
Logo aos dois minutos, numa jogada de ataque organizado, com um cruzamento de Luís Ká para Drogba Camará que de costas para a baliza encontrou a melhor posição para a baliza, dando a bola a David que com espaço rematou para o fundo das redes de Cristiano.
O Leça viria a ter uma enorme contrariedade logo aos dez minutos com a lesão do capitão João Pedro que forçosamente teve de ser substituído por Assane Baldé.
Durante o primeiro quarto de hora o Amarante foi superior ao Leça que acusou muito a pressão de poder fazer uma das páginas mais bonitas da história do clube.
Mas a partir dos 15 minutos, o domínio da primeira parte foi tudo do Leça. Samuel Teles teve nos pés uma oportunidade de ouro quando após receber um passe de desmarcação, frente a frente com o guarda-redes falha ao lado.
O Amarante explorava muito bem os corredores laterais, para poder permitir ao segundo extremo chegar ao coração da área para o cabeceamento ou remate, mas era o Leça que coleccionava remates perigosos.
Aos 15 João Paulo levou João Pinho a uma boa defesa e aos 20 Jardel de meia distância quase a bater o guardião que fez uma extraordinária defesa.
O Leça aumentava a pressão ofensiva e 'sufocava' o Amarante ao seu corredor mais defensivo, sempre explorando os vários corredores na procura do espaço para poder rematar e estava a adivinhar-se o golo que acabaria por chegar.
Aos 41 o Leça chegaria ao empate com uma 'obra de arte' do 'maestro' Nelsinho.
Tudo começa numa falta bem perto do coração da área sobre João Paulo, com Nelsinho a rematar com muita precisão para a baliza de João Pinho que não conseguiu chegar a tempo e a equipa de Domingos Barros a conseguir o empate. Primeiro golo no campeonato.
No reatar aos relvados o Leça entrou de forma mais assertiva, tendo em conta a conjugação de resultados que estava a ser favor, com mais ascendente ofensivo.
Isaac Cissé aos 63 teve uma oportunidade soberana para marcar, mas no frente a frente com João Pinho não conseguiu desfeitar o guarda-redes.
O Amarante no único lance de grande perigo que teve na segunda parte chegou ao golo decisivo.
Aos 65 minutos, contra-ataque da formação de Pedro Reis, com a bola a ser cruzada por Miguel para o coração da área onde Drogba Camará sozinho, sem marcação bateu Cristiano. Um golo contra a corrente do jogo, já que o Leça teve o domínio com bola e as melhores oportunidades.
O Leça estava obrigado a marcar dois golos, devido ao facto do Trofense estar a ganhar em Paredes ao marcar um golo no mesmo minuto em que sofreu.
Aos 68 Nelsinho de livre com a bola a bater no poste quase dava à formação leceira um golo crucial.
O Leça reforçava a dinâmica ofensiva durante o encontro, mas faltou eficácia para a formação de Domingos Barros sair com o triunfo, perante o Amarante que geriu o encontro ao seu ritmo até final.
O Leça ficou hoje em segundo lugar na Série C da 1.ª fase do Campeonato de Portugal e vai jogar na Série 3 da fase de acesso à 3.ª liga, depois dos resultados da 22.ª jornada.
O Leça vai começar esta fase a 24 de abril (sábado) às 11:30 em casa frente à Sanjoanense.
Os outros adversários na Série 3 são o Gondomar, terceiro classificado da Série C e o São João de Ver, quatro classificado da Série D.
O calendário completo das próximas seis jornadas são as seguintes sendo que a segunda volta é o espelho da primeira: 1.ª Jornada - Leça X Sanjoanense; 2.ª Jornada - Leça X São João de Ver; 3.ª Jornada - Gondomar X Leça.
Para o Leça subir de divisão e rumar à terceira liga, tem de ficar nos dois primeiros lugares da Série.
O Leça, segundo classificado com 34 pontos volta a competir no sábado 24 de abril às 11:30 frente à Sanjoanense para o primeiro jogo dos seis da Série 3 de fase de acesso à nova 3.ª liga.
Fonte da Foto: Leça FC
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário