MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

sábado, 13 de março de 2021

LEIXÕES DE DUAS CARAS TERMINA SEQUÊNCIA DE TRIUNFOS

Estádio do Mar

II Liga 24.ª Jornada

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

Leixões 1-1 Cova da Piedade


Ao intervalo: 0-1

Marcadores: João Oliveira (40) e Belkheir (57).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Oliveira (14), Diogo Gomes (20), Sapara (22), Seck (47) e Filipe Maio (71).


Leixões: Igor Stefanovic, Edu Machado, Diogo Gomes, Pedro Pinto, Moustpaha Seck, Rodrigo (Avto, 46), Christophe, Sapara (Nenê, 46), Joca (Bruno Monteiro, 82), Kiki e Belkheir (Vando, 82).

Treinador: José Mota


Cova da Piedade: Adriano Facchini, Cristiano Gomes, Simão Júnior, João Meira, Filipe Maio, Bruno Alves (Bruno Bernardo, 63), Shimabuku (Patrão, 76), João Oliveira (Cícerto, 88), Cele, Alex Freitas (Balogun, 76) e João Vieira (Blondell, 88).

Treinador: Mário Nunes


Um Leixões de duas caras realizou a melhor segunda parte da temporada contrastando com a pior primeira parte, terminando a sequência de triunfos.

José Mota fez duas alterações em relação ao último encontro com as entradas de Edu Machado e Kiki nos lugares de Lucas Lopes e Avto.

Antes do encontro o onze leixonense entrou com uma mensagem de apoio dos matosinhenses ao presidente do emblema, Jorge Moreira, que luta contra um cancro (Linfoma de Hodgkin).

O Cova da Piedade esteve muito bem na primeira parte, perante um Leixões muito apático, sem conseguir controlar a bola, agressivo no momento da perda.

A formação lisboeta que precisa de pontos para manter-se na II Liga, entrou de forma agressiva apesar dos primeiros 10 minutos 'mornos' e teve logo aos 15 minutos uma jogada bem elaborada por Oliveira que cara a cara com Stefanovic, cai no coração da área, com o banco do Cova a saltar como uma mola pedindo grande penalidade, mas o árbitro assim não entendeu.

Aos 20 minutos um erro de Diogo Gomes na cobertura sobre Cele que recuperou a bola, proporcionou uma grande penalidade a favor dos piedenses. Stefanovic com muito mérito travou a investida de João Vieira.

Apesar da defesa de Stefanovic, era o Cova da Piedade que tinha sinal mais no jogo. A explorar muito bem a profundidade, procurando sempre brechas na linha defensiva leixonense, com os avançados a aparecerem nas costas dos adversários.

O Leixões estava muito intranquilo em campo, perdendo com facilidade as bolas que tinha em dispor, nem a conseguir incomodar Adriano Facchini, não conseguindo sair com uma posse de bola limpa, segura e incisiva.

Durante a primeira parte houve uma sequência de poucos minutos do Leixões por cima, com o lance mais perigoso a ser do Belkheir aos 32 minutos que levou Adriano a ter de se aplicar, o Cova da Piedade acabou por concretizar.

Aos 40 erro duplo dos centrais Pedro Pinto e Diogo Gomes que na falta de entendimento de quem recuperava a bola, seguiu sem pedir licença Oliveira que frente a frente com Stefanovic bateu sem apelo nem agrado.

Antos do recolher aos balneários, Joca Samuel teve uma grande oportunidade para marcar mas sem sucesso com a bola a sair à malha lateral.

José Mota necessitava de dar um 'abanão' na equipa para a acordar para o jogo e por isso as entradas de Avto e Nenê surtiram efeito, permitindo ao Leixões ter uma melhor segunda parte.

O Leixões começou a dominar em termos de comportamentos, situações de bola, esteve muito melhor.

Logo aos 47 minutos Pedro Pinto com um cabeceamento fulminante levou Adriano a realizar uma grande defesa.

A pressão ofegante do Leixões no último terço era de tal forma evidente, que não foi surpresa quando a formação leixonense chegou ao golo do empate.

Edu Machado com um 'olho de falcão' consegue enganar a defesa do Cova, dando a bola ao franco-argelino Belkheir que só teve olhos para a baliza e finalizou com qualidade para empatar a partida aos 57 minutos. Primeiro golo na época.

O Cova da Piedade que esteve aguerrido na primeira parte, perdeu fulgor na segunda, enquanto o Leixões não estava a demonstrar em campo as qualidade que tem nos primeiros 45 minutos, nos segundos com melhores processos ofensivos, chegava com qualidade e muito perigo à baliza.

Vando Félix nunca mais vai-se esquecer desta tarde de sábado, pois pode contar a todos os amigos, família, que conseguiu realizar os primeiros minutos nos séniores do Leixões, depois de demonstrar a sua qualidade nos sub-23.

O avançado da Guiné Bissau é veloz e desequilibra muito bem pelos corredores laterais, faltando-lhe apenas o entrosamento com os seus colegas do plantel sénior para poder ser opção como Diogo Gomes, Rodrigo Ferreira, Rucker, Papalelé, entre outros.

Até final o Leixões perdeu o gás que teve nos primeiros 20 minutos da segunda parte e perdeu por Joca e Kiki oportunidades de ouro para sair com os três pontos. O Cova da Piedade baixou as linhas e agarrou-se ao ponto para conseguir ganhar mais vantagem sobre o Varzim e o FC Porto B na luta pela manutenção na II Liga.

O Leixões, 11.º classificado com 30 pontos vai no próximo domingo às 16:00 ao estádio do Benfica B. 

Estatísticas do Jogo: https://www.flashscore.pt/jogo/pl2UIVSG/#estatisticas-de-jogo;0


Fonte das Fotos: Duarte Rodrigues


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário