1.ª Jornada da Série C do Campeonato de Portugal
Árbitro: António Moreira (AF Vila Real)
Leça 0-0 Trofense
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Sem marcadores
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Paulo (74), André Leão (87) e Vasco Coelho (90+3)
Leça: Cristiano, Joel Mateus, Daniel Materazzi, Vasco Coelho, João Pedro, Tiago Cavadas, Guilherme (Solomon, 62), Nelsinho, João Paulino (Marcos Junior, 78), João Paulo e Isaac Cissé.
Treinador: Domingos Barros
Trofense: Serginho, Edu, Mica, João Paulo, Simão Martins, André Leão, Vasco Rocha (Diogo Silva, 78), Yohan (Andrezo, 78), Bruno Almeida (Paulo Campos, 90+3), Daniel Liberal (Valter, 62) e Adilson
Treinador: António Barbosa
O Leça empatou num jogo renhido com o Trofense, sendo que ambas as equipas apresentaram excelentes argumentos para início de campeonato.
A formação de Domingos Barros entrou em campo com quatro reforços no onze inicial: Vasco Coelho, Guilherme, Materazzi e Cavadas.
Ambas as equipas entraram com um jogo assente no meio-campo, onde houve uma disputa acérrima pela posse de bola.A formação da Trofa apresentava a experiência como o seu ponto mais forte na linha defensiva e o mais jovem e irreverente na frente com Yohan e Bruno Almeida em destaque.
A equipa de António Barbosa entrou de forma competente e com qualidade, com variedade de movimentos com e sem bola em todo o terreno de jogo, com uma boa muralha defensiva, travando o ímpeto dos extremos no ataque leceiro.
A meio-campo Vasco Rocha mostrou os atributos que o fizeram uma das escolhas no Paços de Ferreira, pegando na bola e facilmente fugir da pressão e criar linhas de passe para desmarcação. No ataque Yohan e Bruno Almeida com a qualidade no drible e nas variações de velocidade foram uma dor de cabeça para os laterais leceiros.
Adilson foi uma peça no xadrez do Trofense que não conseguiu colocar em campo o que mostrou no Leça, perdendo a maioria dos lances com os centrais leceiros, como Materazzi e Vasco Coelho que com a sua experiência impuseram lucidez e sagacidade.
Na primeira parte o Leça teve algumas dificuldades em ter bola, recuando em demasia e não consiga impor o seu jogo. Mesmo assim foi a equipa que efetuou os lances de maior perigo.Aos 30 minutos João Paulino ganha no frente a frente com um defesa do Trofense e esteve a milímetros de inaugurar o marcado. A formação leceira começava a expor-se mais no jogo e a imprimir o seu caudal ofensivo.
O Leça teve mais duas oportunidades na primeira parte, mas havia falta de eficácia dos homens ao comando de Domingos Barros.
O jogo estava perfeito em termos táticos com as duas equipas a apresentarem bons níveis físicos para o primeiro jogo oficial da temporada, mas também no posicionamento correto de todos os elementos em campo.
Aos 40 Yohan teve o primeiro lance de perigo para o Trofense quando numa arrancada consegue fletir para dentro e coloca a prova a linha mais recuada dos leceiros.
Na segunda parte, ambas as equipas soltaram-se mais e a qualidade subiu em termos de nível técnico, com bons lances. Aos 46 João Paulino esteve perto de apontar a mira para o fundo das redes.
O Trofense respondia aos 54 por Yohan num remate/cruzamento que esteve perto de parar ao fundo da baliza e aos 57 por Bruno Almeida numa boa jogada individual.
A partida iria ser decidida nos detalhes, pois ao mais mínimo erro de um jogador, acontecia um lance de perigo como aos 63 minutos quando André Leão deu um 'presente' a Nelsinho que não conseguiu concretizar.Aos 69 Bruno Almeida com a melhor oportunidade dos forasteiros a por à prova Cristiano com uma defesa apertada.
Ambas as equipas aproveitavam em transições rápidas procurar o golo após alguns erros da linha mais defensiva, mas sem sucesso.
Um encontro rico em termos técnicos e táticos com duas equipas competentes que souberam anular os pontos fortes do seu adversário.
O Leça na próxima semana vai ao terreno do Câmara de Lobos, domingo às 15:00 para o jogo da primeira eliminatória da Taça de Portugal.
Fonte das Fotos: Leça FC
Diogo Bernardino