MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

EFICÁCIA DO MAFRA FEZ A DIFERENÇA

Estádio do Mar, em Matosinhos

3.ª Jornada da II Liga

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

Leixões - Mafra, 0-2


Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Okitokandjo (25), Fidelis Irhene (81)

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bruno (77)


Leixões: Vladimir Stojkovic, Edu Machado, Brendon Lucas, João Pedro, Tiago André (Furlan, 46), Bruno Monteiro, Jota Garcês, Lucas Lopes (Sapara, 46), Joca (Rui Pedro, 62), Jota Silva (Nenê, 46) e Harramiz (Yair Castro, 62)

Treinador: Tiago Fernandes


Mafra: Godinho, Campos, João Cunha, João Miguel, Gui Ferreira (Bruno, 46), Cuca, Camará, Carlos Daniel (Fidelis Ihrene, 76) Rodrigo Martins (Tomás Domingos, 65), Andrezinho (Wenderson, 59) e Okitokandjo (Gustavo Moura, 46)

Treinador: Filipe Cândido


O Leixões foi a equipa que mais posse de bola teve, que mais remates realizou, que mais perigo causou, mas a lei da eficácia fez a diferença colocando o Mafra isolado em primeiro lugar com nove pontos.

O Leixões pagou muito caro a falta de clarividência no ataque e tem a primeira derrota no campeonato, descendo três lugares na classificação.

Tiago Fernandes colocou em campo três novidades com a inclusão de Joca, Jota Silva e Harramiz, nos lugares de Paulo Machado, Sapara e Nenê e parecia que o Leixões ganhava o controlo da partida, sufocando a defesa do Mafra às cordas e constantemente a jogar sempre para o ataque.

A formação do Mar com um conjunto organizado pressionou muito bem as linhas defensivas do Mafra que só conseguia retirar a bola da linha defensiva com pontapés para a frente, sendo que nos primeiros 15 minutos da partida só dava Leixões.

Numa maresia de posse de bola para os homens aos comandos de Tiago Fernandes, as oportunidades iam surgindo com a mais perigosa a ocorrer aos 18 minutos quando Jota Silva esteve perto de apontar a mira da baliza, ao qual Godinho correspondeu com uma excelente defesa. O Mafra ia jogar na expetativa, à espera de um erro para conseguir o contra-ataque letal, trazendo a campo o 5x4x1 na linha defensiva e mudando para um 3x5x2 quando atacava.

Alheio ao facto de que até aos 25 minutos a formação dos 'bebés do mar' teve várias oportunidades para inaugurar o marcador, a formação de Filipe Cândido chegou ao golo por Okitokandjo na primeira vez que foi à baliza. 

Aos 25, Andrezinho recebe na direita aproveitando alguma permissividade do guarda-redes Stojkovic para dar ao avançado holandês que só teve de fazer o mais fácil, encostar para o fundo das redes e fazer o primeiro.

A partir daqui a formação do Mafra conseguiu assentar o seu jogo, jogando com bola a seu ritmo e a seu belo prazer, aproveitando a intranquilidade na formação leixonense depois de ter sofrido o golo contra a corrente do jogo.

Na segunda parte, o Mafra manteve as suas bases, enquanto a formação de Tiago Fernandes colocou toda a carne no assador para chegar ao golo com as entradas de Sapara e Nenê.

Sapara foi um jogador influente no xadrez leixonense que mexia sempre com a linha defensiva do Mafra, pois sempre que o avançado nigeriano ganhava espaço não perdia muito tempo para rematar à baliza.

Aos 54 minutos Sapara com um remate forte e cruzado fez Godinho aplicar-se a uma excelente defesa, ao qual Joca não conseguiu corresponder ao segundo poste na segunda bola.

A partir daqui o Leixões ia ter mais oportunidades desperdiçadas, aos 63 por Sapara e aos 67 por Nenê ao qual só faltava o último toque eficaz.

O Mafra aproveitava a falta de golos no lado leixonense, para de uma forma compacta e sólida conseguir chegar com perigo à baliza de Stojkovic, com Campos a ter duas chances perigosas.

A linha atacante do Leixões não conseguia imprimir em campo aquilo que pretendia, muito por culpa de um esteio no centro da defesa chamado João Miguel que com a sua determinação e luta em campo ganhava várias bolas aos avançados.

Aos 81 o Mafra ia dar o golpe final nas aspirações do Leixões conseguir pontos, quando numa jogada de insistência Fidelis recebeu uma sobra e bateu Stojkovic.

Até ao final, o Mafra agarrou com unhas e dentes o resultado e a formação leixonense estava destroçada em campo depois de sofrer o segundo tento.

O Leixões, 15.º classificado com dois pontos vai ao terreno do Estoril, segunda-feira às 19:45.


Fonte da Foto: Leixões SAD


Diogo Bernardino 

Sem comentários:

Enviar um comentário