MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

quinta-feira, 21 de maio de 2020

AF PORTO DIVULGA PLANEAMENTO COMPETITIVO PARA 2020-2021 NO FUTSAL

A AF Porto divulgou o novo planeamento competitivo para a época 2020/2021 no futsal, que consiste em que a Divisão de Elite e a de Honra sejam realizadas com 20 equipas de forma excecional, revelou a Associação em comunicado.

"A Direção da Associação de Futebol do Porto, reunida em reunião ordinária no dia 08.05.2020, deliberou, por unanimidade, estabilizar e classificar os Clubes para a época 2019/2020, por reconhecimento de mérito desportivo, com base nos resultados obtidos nas várias competições à data de 10.03.2020", revelou o comunicado.

A medida das divisões de elite e a da honra ser realizada com 20 clubes, é apenas aplicável para a temporada 2020/2021. A partir da temporada 2021/2022 volta a ser com 14 clubes estas divisões.

Em relação à divisão de elite ainda existe a dúvida se a Federação Portuguesa de Futebol sobe o campeão das associações distritais para a segunda divisão nacional de futsal. Caso a Federação Portuguesa de Futebol decida subir o Paços de Ferreira para a segunda divisão nacional de futsal o Leixões sobe à divisão de honra, a maior divisão dos distritais de futsal.

Na divisão de elite a competição passa a ser realizada com 20 clubes, com o Cohaemato a receber o Leça e o AA Leça que sobem da divisão de honra por indicação da AF Porto. 

Na divisão de elite estão neste momento: Leça, AA Leça, Cohaemato, Paços de Ferreira, CA Sangemil, CCD Ordem, JD Águas Santas, GDR Retorta, CR Bougado, Gondomar FC, AM Granja, GCR Vermoim, USC Paredes, Gramidense Infante, ND Bairro Bom Pastor, DO Fonte Moura, Maia Futsal, Vila Futsal, GD Cem Paus e ADCM Urb. Areias.

A primeira fase da prova vai ser dividida por duas séries de 10 equipas cada por sorteio a duas voltas (18 jornadas).

Para a segunda fase apuram-se os quarto primeiros classificados das duas séries (oito no total), sendo que vão depois ser divididos novamente em duas séries de quarto equipas cada por sorteio a duas voltas (seis jornadas). 

Passam para a segunda divisão nacional o primeiro classificado de cada série, sendo que depois entre estes vão disputar o título de campeão. 

Caso seja necessário repescar uma equipa para a segunda divisão devido a desistência por algum motivo, o terceiro classificado sobe para a segunda divisão. Esta decisão vai ser realizada nos encontros entre o terceiro e o quarto melhor das duas séries da segunda fase para a encontrar.

Em relação à manutenção/descida vão estar 12 clubes que não subiram à fase de apuramento de subida (quinto a 10.º classificado de cada série). Estes 12 clubes vão ser divididos em duas séries de seis equipas, a duas voltas. Descem à divisão de honra os terceiros piores classificados de cada série (seis no total).

Na divisão de honra sobem o São Sebastião, Junqueira e Matosinhos Futsal que se juntam ao Barranha e ao Leixões (caso o Paços de Ferreira suba à segunda divisão nacional; os 'bebés do mar' sobem à divisão de elite. Caso aconteça o Brás Oleiro ocupa o lugar do Leixões).

Na divisão de honra estão: Leixões, Barranha, São Sebastião, Juventude Matosinhos, Junqueira, Estrelas Susanenses, Jaca, Arcozelo, Balantuna, Santa Isabel, Aliviada, Miramar Império, Slotcar Trofa, Magrelos, Meinedo, Escolas Modelos, Escolas Arreigada, Covelas, Leais e Videirinhos, ARC Moinhos.

A primeira fase é idêntica à da divisão de elite, sendo que a diferença passa a ser que a segunda fase inicia com a subtração de 50% dos pontos conquistados.

O modelo competitivo para o apuramento de campeão e da manutenção/descida é o mesmo na divisão de elite.

O campeonato nacional da 1.ª Divisão vai ser realizado com as equipas que se inscreverem voluntariamente sendo que estão as matosinhenses: Cruzeiro Santana, Juventude Matosinhos, Santa Cruz e Alfa.

O mesmo documento apresenta as mudanças para as divisões dos juniores, juvenis e iniciados no futsal, sendo que cada campeonato vai ter 20 equipas e para a próxima temporada 12. https://www.afporto.pt/AFP/PDFS-2019-2020/Comunicado%20Oficial%20Presid%C3%AAncia%20n%C2%BA6.pdf


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário